Otorrino Paulista

O que é ruído branco? Saiba como ele é positivo para o cérebro!

Música alta, conversas e latidos são alguns dos barulhos que podem dificultar o sono e a concentração de algumas pessoas. Você é uma delas? Caso seja, sabia que existe um som que tem a capacidade de diminuir o barulho externo, facilitar o foco e descomplicar o adormecimento? Descubra agora mesmo o que é ruído branco e como ele pode ajudar nesses casos!

Ficou curioso? Então, este post foi feito para você. Entenda tudo o que você precisa saber sobre esse som: como ele atua no cérebro, quais são os outros tipos de ruídos existentes, de que maneira ele pode ajudar e onde é possível encontrá-lo.

Se você tem dificuldades para dormir devido aos barulhos ao redor ou não consegue se concentrar para ler e estudar, essa pode ser uma alternativa valiosa que vai melhorar a sua qualidade de vida. Leia o post e entenda!

O que é ruído branco?

Hoje em dia, esse termo é utilizado para se referir a qualquer som constante com a capacidade de esconder barulhos externos. Em termos técnicos, trata-se de um sinal sonoro com todas as frequências na mesma potência, ou seja, nenhuma delas se sobressai. Por esse motivo, só pode ser gerado eletronicamente, como uma barreira de ondas sonoras.

Agora que você já descobriu o que é ruído branco, deve saber que ele, em si, não é muito agradável de ouvir, já que é carregado de alta frequência de sons. Contudo, seu uso tem se tornado cada vez mais popular devido aos efeitos positivos.

Existem outros tipos de ruídos?

Sim, há outros tipos, como rosa e marrom, que são diferenciados pela densidade específica e aplicação diferenciada em acústica, física ou engenharia. O primeiro, exemplificado pela chuva, é uma combinação de frequências altas e baixas. Já o segundo seria representado por uma cachoeira ao longe.

Eles soam mais naturais, pois são encontrados no mundo onde vivemos e são os sons normais que percebemos. Contudo, por essa razão, não conseguem bloquear os barulhos externos. O ruído branco, por outro lado, é bem mais forte e amplo, sendo ideal para abafar outros sons.

Ele tem sido encontrado em salas de espera de psicólogos e dentistas com a finalidade de acalmar os pacientes, já que supostamente tem efeito relaxante. O mesmo tem sido feito com bebês recém-nascidos.

Como o ruído branco afeta o cérebro?

Ainda são necessárias mais pesquisas científicas para comprovar a eficácia desse som em humanos. Teoricamente, o ruído branco faz com que o nível máximo da audição seja atingido, o que significa que outros estímulos, mesmo que intensos, não teriam a capacidade de ativar o córtex cerebral.

O único sentido ainda ativo durante o adormecimento é a audição. Por isso, esse tipo de barulho poderia estimular o repouso durante a noite toda, já que anularia tudo que acontece ao redor. Lembre-se de que a tática não funciona para casos em que a pessoa para de respirar por pequenos períodos, também chamados de apneia do sono, por exemplo.

O ruído também pode ser utilizado para recém-nascidos. Ele faz a criança se sentir segura e protegida, já que o chiado é muito parecido com os sons que escutava ainda no ventre. Quando o neném acorda no silêncio, isso o assusta: ele se encontra em um local estranho e não sabe onde está a sua mãe.

Existe uma relação entre ruído branco e o sono?

Como percebemos acima, sim. O ruído branco tem a capacidade de acalmar o cérebro, além de neutralizar e mascarar sons que prejudicam o sono, como cachorros latindo, alarme tocando, trânsito ou mesmo o ronco de alguém que está dormindo perto. Dessa forma, funciona especialmente para aquelas pessoas que acordam facilmente no meio da noite com esses barulhos.

O adormecer é consequência de um estado de relaxamento em que o corpo se encontra e os ruídos brancos auxiliam justamente nisso. Aliás, é por isso que muitas pessoas dormem rapidamente enquanto estão assistindo televisão. Esse som, assim como o das ondas do mar e da chuva, pode ser considerado um ruído desse tipo. Afinal, o termo também é utilizado para se referir a qualquer som que ajude alguém a se distrair de barulhos incômodos.

A explicação para a relação entre o sono e o ruído é simples. Nosso cérebro continua processando os sons mesmo durante o sono, sendo a audição o único sentido ativo enquanto dormimos. O ruído branco, portanto, é um tipo de som que diminui a capacidade de estímulos auditivos intensos ativarem o córtex e interromperem o descanso. Funciona como uma barreira protetora para outros sons, contribuindo para uma noite de sono mais saudável e de qualidade, pois causa um efeito tranquilizante.

Como utilizar o ruído branco para melhorar a insônia?

A insônia é uma condição caracterizada pela dificuldade tanto de adormecer quanto de se manter adormecido ao longo da noite. Quem sofre com o problema geralmente apresenta falta de energia e sonolência ao londo do dia seguinte. Felizmente, o ruído branco vem sendo utilizado nesses casos e apresentando efeitos positivos, já que impede que o córtex seja ativado ao longo da noite por barulhos externos.

Por esse motivo, e todos os demais mencionados, pode ser utilizado como um importante aliado para combater a insônia. Entretanto, é importante estar atento a outros detalhes também, como manter o quarto silencioso, controlar o volume do ruído branco e ter uma iluminação adequada. Em muitos casos, o ruído branco é tão eficaz para induzir ao estado de sonolência que dispensa tratamentos medicamentosos.

É importante esclarecer que esse tipo de som não dispensa o acompanhamento médico, especialmente quando há o diagnóstico de algum tipo de distúrbio. Já que nesses casos é importante a realização de testes, além de tratamentos específicos. O ruído branco ajuda a relaxar, a induzir o sono, especialmente naqueles dias estressantes em que a mente não desliga quando deitamos na cama. Nos demais casos ele deve ser utilizado como uma estratégia complementar de tratamento.

Para aproveitar os benefícios basta saber reconhecer esse tipo de som e observar como o seu corpo reage a ele. Felizmente, existem muitas formas de entrar em contato com ele. É só escolher a melhor para o seu caso!

Como entro em contato com o ruído branco?

Como já foi dito, o ruído branco só pode ser gerado eletronicamente. Contudo, alguns sons, como os de ruído rosa, também podem produzir a sensação de relaxamento e facilitar o sono e a concentração.

Cascatas de água, ventilador e ar-condicionado são alguns dos barulhos que podem ser produzidos em casa. Além desses, a tecnologia desenvolveu aplicativos de celular e sites que nos proporcionam os sons mencionados à distância de um toque. Veja seis opções a seguir.

YouTube

Sim! Além de vídeos engraçados, entrevistas, documentários, filmes e músicas, o Youtube tem um vasto arsenal de vídeos com ruídos brancos prontos para você escutar. Você também pode procurar por sons de chuva, cachoeiras, entre muitos outros tipos de sons para relaxar ou manter o foco. Com o tempo você vai descobrir qual tem um efeito melhor para o seu objetivo e definir alguns favoritos.

Archive.org

É outro site de busca com imagens, textos e áudios. A pesquisa precisa ser feita em inglês para que se encontre uma resposta condizente. Todavia, há uma biblioteca com 7.500 resultados para a busca por “white noise”.

SimplyNoise

Dessa vez, trouxemos um aplicativo. Basta ir à Apple Store ou à Google Play Store e procurar por SimplyNoise. Esse app oferece opções de ruído branco, rosa e marrom, além de um modo de oscilação e um timer para desligar sozinho.

White Noise Generator

Esse aplicativo se diferencia por permitir criar combinações de sons diferentes. São gravações em alta definição que podem ser combinadas sem limites! É possível escolher o volume de cada um dos ruídos e ainda salvar as suas criações personalizadas.

Chroma Doze

Chroma Doze se destaca entre os aplicativos de ruído branco por permitir escolher e regular o próprio espectro auditivo. Isso significa que existe a liberdade de modificar diretamente o som até chegar ao mais agradável. E o melhor: ele é totalmente gratuito.

Relax Melodies: Sleep and Yoga

Esse aplicativo é muito parecido com o White Noise Generator, mas os sons são mais naturais e podem ser mesclados e adaptados. São trovões, pássaros, águas e até instrumentos como piano e violão que podem ser associados em volumes diferentes e com temporizadores individuais.

Além dessas opções existem muitas outras, tanto em sites como nas lojas de aplicativos para smartphones. Separamos essas seis, mas com uma breve pesquisa você consegue encontrar aquela que mais se adapta às suas necessidades.

Cada um de nós se sente confortável em um espectro auditivo, e essa faixa pode se modificar caso você queira relaxar ou manter o foco, por isso, é essencial experimentar até encontrar o melhor som para você. Afinal, enquanto alguns podem ajudar o cérebro a focar no que realmente é importante, outros podem ajudar a se desligar e relaxar, o que é ideal para uma boa noite de sono.

Você conseguiu entender o que é ruído branco e como ele pode ajudar a ter uma bela noite de sono? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades e futuras atualizações! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram.

Powered by Rock Convert

Compartilhe !

Agendar consulta
1
Agendar consulta
Olá! Quer ter mais informações para agendar sua consulta?