Qual a importância de realizar teste auditivo?

Muitas pessoas acham que os cuidados com a audição não são necessários e acabam negligenciando nesse ponto. Ter uma boa audição é essencial para termos uma boa qualidade de vida. A perda de audição na maioria das vezes acontece gradualmente e as pessoas não percebem ou só percebem quando o problema já está em um estágio mais avançado. Para evitar isso, o ideal é realizar o teste auditivo periodicamente.

É importante cuidar de nosso sistema auditivo e procurar um médico regularmente para sabermos se tudo está funcionando como deveria. Uma simples consulta e alguns exames simples são suficientes para saber se existe alguma deficiência auditiva, qual seu tipo e o grau da perda auditiva.

Neste artigo, vamos apresentar tudo sobre o exame auditivo, porque fazê-lo, a importância de cuidar do sistema auditivo e até como é feito o teste de audição. Acompanhe a seguir:

Por que fazer teste auditivo?

O exame de audiometria tem a finalidade de avaliar de forma geral a audição do paciente e analisar a capacidade de ouvir e responder aos estímulos sonoros ao seu redor. A audiometria é indicada para pacientes que já tenham um diagnóstico ou que estejam com alguma suspeita de perda auditiva, pessoas que têm algum trauma como rompimento no tímpano, infecção de ouvido ou exposição a sons muito altos em excesso. O exame também é indicado para quem tem um histórico familiar de perda auditiva.

Fazer um teste de perda auditiva é de extrema importância para identificar se o paciente tem perda auditiva e qual é o grau e tipo de perda auditiva do paciente. Assim, o paciente consegue ter o quadro de sua perda auditiva e pensar em intervenções e tratamentos possíveis. Um exame ouvido também pode ser importante para levantar um prognóstico de perda auditiva. Com isso o paciente pode ser orientado a tomar medidas preventivas contra sua perda auditiva.

Como funciona o teste auditivo?

O exame de audiometria é bastante simples para o paciente, ele apenas irá entrar em uma cabine acústica totalmente isolada dos sons externos, com paredes de vidro para que o fonoaudiólogo possa observá-lo. O paciente irá colocar um fone de ouvido e o fonoaudiólogo irá emitir os sons em diferentes frequências para traçar o limiar auditivo. O exame permite identificar a partir de qual frequência o paciente consegue identificar os sons e assim ter um panorama de seu quadro de perda auditiva.

Após a realização do exame, o médico irá fazer um relatório completo do problema auditivo do paciente. Nesse laudo o médico irá detalhar o funcionamento e deficiência de cada um dos ouvidos e recomendar os tratamentos e medidas cabíveis ao paciente.

A importância do teste auditivo (H2)

A audiometria é um exame simples que deve ser realizado anualmente para evitar que problemas sérios se intensifiquem e causem a perda da audição. Ele avalia a acuidade auditiva e acusa se há alguma anormalidade. É importante realizar o teste de surdez por diversos motivos. Por exemplo:

1- Preservação da audição, um sentido muito importante

A audição é fundamental para o bebê estimular funções cerebrais e desenvolver a linguagem, as emoções e outras habilidades cognitivas. O primeiro ano de vida, inclusive, é um período crítico em relação à aquisição da fala e da linguagem.

Um tempo após o nascimento, a criança precisa passar pela Triagem Auditiva Neonatal (TAN), conhecida popularmente como o “teste da orelhinha”. Essa triagem é rápida, não dói e possibilita saber se o recém-nascido tem algum comprometimento auditivo.

Quando adultos, o trabalho de nossos ouvidos não para, nem mesmo quando estamos dormindo. Fazer o exame de audiometria (teste auditivo realizado pelo fonoaudiólogo e, geralmente, indicado pelo otorrinolaringologista) uma vez por ano já é o suficiente para diagnosticar e evitar possíveis perdas auditivas.

2- Diminuição de riscos para a saúde auditiva relacionados às mudanças no estilo de vida

Mudanças no estilo de vida colocam a saúde auditiva em risco: quem trabalha com shows de música, em casas noturnas, em obras ou com voos em helicópteros ou aviões, por exemplo, está exposto a altos ruídos e deve utilizar um protetor auricular ou um Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Além disso, seja em casa ou no transporte público, frequentemente utilizamos fones de ouvido para escutar músicas com o volume alto. Na rua, ficamos expostos a níveis sonoros intensos, o que pode ser muito prejudicial à nossa saúde auditiva.

Em suma, quando não fazemos nenhum teste auditivo, distúrbios ocasionados pelas situações acima podem passar despercebidos. Daí a importância de realizar exames periódicos: diminuir os riscos relacionados à nossa saúde auditiva.

3- Detecção precoce de doenças

Para evitar possíveis complicações na vida da criança, do adolescente ou do adulto, o teste auditivo torna possível a detecção precoce de doenças e o posterior tratamento. Dependendo do problema, a falta de diagnóstico pode acarretar a necessidade de usarmos aparelho auditivo ou fazermos terapia com fonoaudióloga.

O exame deve ser realizado anualmente, mas há alguns sintomas que indicam a urgência na realização do teste:

  • diminuição perceptível da audição;
  • zumbido;
  • sensação de tontura.

Após a realização do exame, o especialista utiliza o seguinte parâmetro para fazer o diagnóstico:

  • ouvir sons com 25 decibéis ou menos: audição normal;
  • escutar apenas a partir de 50 decibéis: perda auditiva leve;
  • escutar apenas entre 55 e 70 decibéis: perda moderada;
  • escutar apenas entre 75 e 90 decibéis: perda severa;
  • escutar apenas sons acima de 90 decibéis: perda profunda.

4- Redução de prejuízos e danos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 900 milhões de pessoas no mundo poderão ser afetadas pela surdez até 2050. Preocupante, não é mesmo?

Problemas auditivos podem ser um grande empecilho e dificultar o processo de aprendizagem em salas de aula, seja na pré-escola, no ensino fundamental ou no ensino médio. Em razão disso, tanto a Triagem Auditiva Neonatal quanto a Audiometria são fundamentais quando se trata de minimizar prejuízos.

Como saber se tenho uma boa audição?

Existem alguns indícios que podem indicar uma perda de audição. Se você tem dificuldades para identificar sons ambientes, ou durante as conversas não consegue compreender de forma clara o que os outros dizem, esses são sintomas de uma possível perda de audição. Se você sofre com zunidos ou sensação de ouvido tampado constantemente, esses também são alguns dos possíveis sintomas.

Na presença de algum desses sintomas, ou qualquer outro que possa te gerar uma desconfiança de perda de audição e até mesmo pessoas com um histórico familiar de perda de audição devem procurar um médico especialista para checar se há algum tipo ou grau de perda de audição.

Com uma consulta médica e os exames necessários é possível ter um diagnóstico completo de seu quadro de perda de audição, o tipo e grau que atinge o paciente. Procure um médico especialista, cuide de sua saúde.

Enfim, como você pôde perceber, realizar teste auditivo é muito importante em razão de diversos fatores, como para a detecção precoce de doenças e para o rápido tratamento. Mas lembre-se: para consultas ou exames, é sempre recomendável buscar a ajuda de um profissional especializado.

E então, reconheceu a importância do teste auditivo? O que acha de se aprofundar um pouco mais em assuntos relacionados à audição? Saiba se é possível tratar a perda auditiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp