Otorrino Paulista

5 cuidados com a audição que você precisa ter em grandes eventos

Festa e som alto é uma dupla praticamente inseparável. Embora a combinação seja responsável por garantir algumas horas de lazer e diversão, alguns cuidados com a audição são importantes para que o momento pós-evento não se transforme em uma dor de cabeça.

Quer saber quais são esses cuidados? Então, continue a leitura e confira algumas dicas para que você saiba cuidar da sua saúde auditiva sem deixar de aproveitar grandes eventos como o tão esperado carnaval.

1. Mantenha-se afastado das caixas de som

A exposição direta às caixas de som pode gerar um trauma auditivo, pois, o barulho pode ultrapassar os 120 decibel — para você ter uma ideia, o valor considerado seguro é de 85 dB. Sendo assim, tente manter uma distância do equipamento, cerca de 20 metros é considerado o ideal.

Quando esse limite é ultrapassado o risco de perda auditiva é maior, podendo se tornar irreversível. Entre os principais sintomas temos: zumbido, sensação de pressão e estalos no ouvido, tontura e irritabilidade. 

2. Utilize protetores auriculares

A maioria dos profissionais que trabalham em ambientes com som no volume alto, como músicos e equipe de apoio, utilizam protetores auditivos. Sendo assim, por que não desfrutar dos benefícios desse dispositivo também? 

Basicamente, o protetor auricular reduz o impacto do som no ouvido. Apesar disso, a audição é precisa e não há comprometimento no entendimento da música ou da fala. 

3. Evite exposições acima de 90 decibel

O nosso ouvido é capaz de suportar até 85 decibéis em um período de 8 horas. Em eventos como o carnaval é comum que as medições cheguem a 120 dB. Dessa forma, a exposição a esses sons muito intensos pode causar vertigem, desequilíbrio ou ainda doenças crônicas, como a perda auditiva neurossensorial e zumbido.

4. Faça intervalos

Muitos dos problemas auditivos são decorrentes da intensa exposição ao som alto. Ou seja, há uma forte relação entre o tempo de exposição, intensidade do som e os danos à audição. Por isso, proporcionar um descanso ao ouvido é uma importante forma de cuidado. Tente, a cada hora de música alta, ficar cerca de 20 minutos em um local mais tranquilo. 

5. Deixe o ouvido descansar

O evento acaba e pode até parecer que os cuidados também sigam pelo mesmo caminho. Porém, mesmo depois de chegar em casa é preciso colocar em prática algumas dicas que contribuem para proteger a saúde auditiva.

A principal é respeitar o tempo do próprio corpo, afinal, o nosso sistema auditivo precisa, em média, de 14 horas de repouso após exposições a ruídos muito altos. Sendo assim, evite muitos estímulos auditivos nesse período e também nas horas que antecedem o evento — ou seja, deixe o fone de ouvido ou a televisão de lado por algumas horas são boas estratégias. 

Como vimos, os cuidados com a audição não estão concentrados apenas no momento em que o evento está acontecendo. O nosso sistema auditivo está recebendo estímulos o tempo todo, e por isso, é importante conhecer e colocar em prática estratégias que colaboram para que a nossa capacidade de escutar não seja prejudicada.

Aproveitando o assunto, que tal saber mais sobre hipersensibilidade auditiva? Você conhece os principais sintomas?

Compartilhe !

WhatsApp Agendar consulta