Otorrino Paulista

Entenda o que é reabilitação auditiva e como ela é feita

A função dos ouvidos é captar os sons que chegam rapidamente ao cérebro e são decodificados. Porém, a perda da audição prejudica a nossa capacidade de ouvir. Um dos recursos utilizados pelos especialistas a fim de auxiliar o paciente que se encontra nessa situação é a reabilitação auditiva.

Para proporcionar resultados eficientes, o trabalho de reabilitação deve ser feito sob orientação médica. Além disso, é importante ressaltar que a dedicação do paciente e o apoio da família são fundamentais durante o processo que culmina na compreensão dos estímulos sonoros.

Neste post, você vai descobrir o que é reabilitação auditiva e quais etapas precisam ser percorridas para o sucesso desse tipo de tratamento. Confira!

O que é reabilitação auditiva?

A reabilitação auditiva é um processo por meio do qual uma pessoa tem condições de desenvolver suas habilidades de audição, tanto as não adquiridas como as adquiridas, que foram perdidas devido a problemas no aparelho auditivo.

O trabalho de reabilitação envolve o treino de detecção e a discriminação, bem como o reconhecimento e a compreensão dos estímulos sonoros. Ele só é possível graças ao emprego de dispositivos específicos, cuja finalidade é amplificar o som.

Quais as etapas da reabilitação da audição?

Entenda, a seguir, o passo a passo de um processo de reabilitação auditiva:

Diagnóstico da perda auditiva

O primeiro passo de um processo de reabilitação é o diagnóstico da perda, que só pode ser feito por um otorrinolaringologista altamente capacitado. Esse profissional deve ser procurado regularmente ou a qualquer sinal de que há algo de errado com os seus ouvidos ou audição.

O especialista é quem vai solicitar os exames necessários para identificar qual é o motivo da dificuldade para ouvir os sons. Caso haja perda de audição, ele recomendará o uso de um dispositivo que vai auxiliar o trabalho de reabilitação auditiva.

Consulta com o fonoaudiólogo

A consulta com um fonoaudiólogo de confiança é necessária porque apenas esse profissional poderá fazer a adaptação do dispositivo recomendado pelo otorrino para cada paciente. Além disso, o especialista em voz fará a análise da perda auditiva para indicar o aparelho amplificador mais adequado.

Escolha do aparelho

O paciente que precisa passar pela reabilitação auditiva pode utilizar um aparelho acoplado ao ouvido ou optar pelo implante coclear. Neste último caso, é preciso de um procedimento cirúrgico para a inserção do dispositivo no lugar da cóclea a fim de estimular o nervo da audição para que se possa ouvir os sons.

Para o sucesso do trabalho, é fundamental implantar os recursos assim que a perda auditiva é identificada. Contudo, as tecnologias amplificadoras do som precisam ser adequadas ao paciente, que deverá fazer o uso delas conforme recomendação médica.

Adaptação aos aparelhos auditivos

Na fase de adaptação aos aparelhos auditivos, o especialista leva em consideração uma série de fatores. É natural que o olhar técnico venha em primeiro lugar, sendo a perda de audição o critério a ser avaliado antes de tudo.

Porém, é preciso observar também como o paciente reage à situação e de que forma o dispositivo escolhido vai interferir em sua rotina e sua autoimagem. Nesse sentido, há quem prefira aparelhos mais discretos, mas nem todos se sentem confortáveis com essas opções.

Uma recomendação importante é realizar testes para descobrir qual o modelo mais eficaz. Em muitas situações, é indicado ainda o uso gradual do dispositivo até que a pessoa se acostume com ele e passe a reagir naturalmente aos estímulos sonoros.

Agora você sabe o que é reabilitação auditiva e quais são as etapas para desenvolver as habilidades de audição perdidas. Por fim, lembre-se de que o sucesso do tratamento só é possível com o auxílio de profissionais especializados. Portanto, procure uma clínica de confiança para cuidar dos seus ouvidos, combinado?

E então, o que achou do post? As informações foram úteis para você? Para receber novos conteúdos sobre saúde em primeira mão, assine agora a nossa newsletter!

Compartilhe !

WhatsApp Agendar consulta