Otorrino Paulista

Como é feita a cirurgia de correção da columela nasal?

A relação entre estética facial e autoestima é conhecida pela grande maioria das pessoas. Ainda que cada indivíduo seja único e conte com traços específicos, alguns obstáculos são capazes de impedir a percepção de sua beleza natural. Um deles é a projeção ou retração da chamada columela nasal.

Você sabe do que se trata essa pequena parte do rosto? Entre as fossas nasais, ou narinas, existe um tecido que as separa. Ele é formado por cartilagem e pele. Em determinados casos, essa região apresenta desvios que incomodam algumas pessoas, mas que contam com tratamentos simples e eficientes.

Se você deseja saber mais sobre o tema, não deixe de continuar a ler este artigo!

O que é columela nasal?

O nariz é composto por diversas estruturas. Uma delas, que pode apresentar deformidades em diferentes graus, é a columela. Mesmo que o nome não pareça tão comum aos ouvidos, são frequentes as reclamações sobre desvios e desarmonias causados por ela. Existem dois principais tipos e eles serão descritos a seguir.

Oculta

A columela nasal desse tipo é aquela que está retraída em relação à simetria da face. Ela tende a ser encontrada em pessoas de todas as idades, mas é mais comum em pacientes idosos. Afinal, com o tempo, os tecidos do corpo atrofiam e perdem sustentação — e isso não é diferente com o nariz. Mesmo que não seja uma regra, é uma queixa comum entre esses indivíduos.

Pendente

Enquanto a oculta fica “encurtada” em relação ao nariz, essa se mostra acentuada. Dessa forma, é projetada e aparece facilmente, em vez de acompanhar a linha da fossa nasal. Pode acontecer com pacientes de todas as idades e, em geral, tende a afetar a autoestima. Ambos os casos tendem a ser corrigidos por meio da rinoplastia. É interessante saber mais sobre as opções disponíveis e em quais situações elas são indicadas.

Quando a cirurgia de correção é necessária?

Uma vez que a columela nasal disforme não costuma afetar, diretamente, a qualidade da respiração, ela é mais indicada por motivos estéticos. Contudo, uma cirurgia bem-feita é capaz de, em união à correção, abordar outros pontos nasais problemáticos. Alguns exemplos incluem desvios de septo e adenoides. Caso recomendado, as cirurgias serão realizadas simultaneamente.

É importante reforçar a importância do papel da estética para alguns. Ela afeta desde a autoimagem até o psicológico, por isso, não deve ser minimizada. Se o problema atinge negativamente seu cotidiano, não hesite em buscar por um especialista no assunto.

Como é feita a correção da columela nasal e quem é o profissional responsável?

Após compreender o que é e quais os tipos de columela existentes, é hora de conhecer a cirurgia em si e conferir as opções que existem dentro de seu espectro. Essas informações são capazes de nortear as expectativas do paciente e ajudá-lo a buscar pela consulta com o médico. O responsável por realizar a correção da columela nasal é o otorrinolaringologista. Entretanto, o cirurgião plástico pode entrar em cena também.

Eles farão diversas análises antes do procedimento. Em um cenário ideal, o especialista em questão conversará com você, compreenderá suas necessidades específicas e tirará toda e qualquer dúvida que você possa vir a ter. Sabendo disso, aposte sempre em médicos que ofereçam um atendimento humanizado.

Rinoplastia

De forma geral, essa cirurgia visa alterar as funções nasais, mas também impacta a estética. Para realizá-la da forma correta, é importante que o médico analise toda a simetria do rosto do paciente, conferindo quais pontos devem ser adequados. Dessa forma, a harmonia mais adequada é atingida.

Esse procedimento é o que soluciona problemas da columela nasal. Contudo, nesse caso, ele é dividido em dois tipos. Conhecê-los auxilia na solução de alguns questionamentos sobre o procedimento. Confira.

Endorrinoplastia

É comum que determinados procedimentos deixem cicatrizes na região — mesmo que sutis. Contudo, por meio dessa técnica, isso não acontece. Afinal, o método realiza cortes apenas na região interior do nariz do paciente. Ainda que as cicatrizes continuem a existir, elas se localizarão apenas na parte de dentro da região e não serão visíveis.

Exorrinoplastia

Ao contrário da endorrinoplastia, essa alternativa é realizada no exterior do nariz. Ela é uma cirurgia aberta e tanto a base quanto o interior são impactados. Contudo, na parte aparente, bons profissionais trabalham a fim de que o mínimo possível de cicatrizes sejam percebidas.

A função desse tipo de procedimento, em geral, é o enxerto de cartilagem e o ressecamento dos excedentes. Dessa forma, um melhor resultado estético será obtido. Conforme dito, é possível combinar outras cirurgias às citadas a fim de garantir total satisfação por parte do paciente — incluindo a saúde respiratória.

Como escolher um bom profissional?

É imprescindível que todas as informações citadas cheguem até você de forma a contemplar sua situação em específico. Afinal, cada pessoa tem uma necessidade e nenhum caso é idêntico a outro. O único capaz de analisar adequadamente o posicionamento e as condições de sua columela nasal é o especialista — e é por esse motivo que se torna fundamental escolher o melhor.

Além de competente na área de otorrinolaringologia ou cirurgia plástica, os médicos devem contar com algumas características que passem segurança e conforto ao paciente. Elas incluem:

  • atendimento clínico de qualidade;
  • cuidado com foco em humanismo;
  • clareza;
  • uso de técnicas atuais e modernas;
  • acesso a profissionais de alto gabarito etc.

No sentido de conquistar esses diferenciais, é importante buscar pelo consultório certo. A Otorrino Paulista conta com todos esses benefícios. Ao unir uma equipe capacitada e pronta para tirar suas dúvidas, com médicos especializados, você garante que os melhores métodos sejam usados, sempre respeitando as particularidades do seu caso e promovendo resultados extremamente satisfatórios.

Ao buscar pela correção da columela nasal, é imperativo encontrar profissionais qualificados na realização do procedimento. Ele é simples e eficaz, mas será funcional apenas se conduzido pelos melhores da área. Assim, sua autoestima ganhará um novo sentido e será renovada.

Se você tem interesse em encontrar o melhor consultório para solucionar quaisquer problemas relacionados ao assunto, não deixe de conhecer a Otorrino Paulista!

Compartilhe !

Agendar consulta
1
Agendar consulta
Olá! Quer ter mais informações para agendar sua consulta?