Otorrino Paulista

4 mitos sobre como aliviar a dor de garganta que você deve fugir

A procura por informações sobre como aliviar a dor de garganta é muito comum, e isso acontece em todas as épocas do ano. Afinal, esse problema — que pode afetar pessoas de qualquer idade — está relacionado às mais diferentes causas.

Mas é preciso ter cuidado com as receitas e recomendações que encontramos, porque nem todas elas são eficazes. Além disso, justamente porque a dor é causada por vários fatores, dependendo da medida adotada, existe a possibilidade de o quadro se agravar.

Preparamos este artigo para apresentar as principais causas da dor de garganta, bem como os mitos sobre como aliviá-la a que você precisa estar atento para não cair numa fria. Continue lendo para aprender, também, o jeito certo de combater esse incômodo.

Causas da dor de garganta

Não importa se está fazendo frio ou calor, a dor de garganta sempre pode acontecer. Ela também não escolhe idade, afetando desde os bebês até pessoas idosas, e isso acontece porque está relacionada a causas muito distintas.

Elas podem ser divididas em três grandes grupos, sendo as infecções virais, as infecções bacterianas e as irritações ou lesões. Algumas condições que causam esse incômodo são:

  • resfriados;

  • gripes;

  • faringite;

  • amigdalite;

  • laringite;

  • faringoamigdalite;

  • epiglotite;

  • uvulite;

  • ressecamento da mucosa;

  • esforço excessivo da voz;

  • poluição do ar;

  • refluxo gastroesofágico;

  • tabagismo.

Assim, a dor de garganta pode ser causada por agentes patogênicos, estar relacionada a fatores externos ou associada a hábitos nocivos. Existem, também, fatores de risco que aumentam as chances de esse incômodo acontecer, como:

  • respirar pela boca;

  • não beber água;

  • ambientes com ar-condicionado;

  • choques térmicos;

  • aspirar partículas secas, como poeira.

Mas, independentemente da causa, é preciso ter cuidado com as informações que encontramos sobre como aliviar a dor de garganta. Afinal, existem muitos mitos que podem colocar a sua saúde em risco. Veja alguns deles a seguir.

Mitos sobre como aliviar dor de garganta

1. Tomar sorvete melhora a dor

As temperaturas baixas, de fato, têm propriedades anestésicas, no entanto, o alívio que promovem para a dor é momentâneo. Dependendo da causa desse problema, o frio agrava a condição, como quando é de origem infecciosa.

2. Pastilhas são suficientes

Algumas pastilhas são compostas por analgésicos e anti-inflamatórios, mas isso não significa que elas sejam um tratamento eficaz para qualquer dor de garganta. Se o problema for viral ou bacteriano, para que o problema cesse, será necessário um medicamento que combata o micro-organismo.

3. É preciso tomar antibiótico

Antibióticos são indicados apenas quando o organismo foi atacado por alguma bactéria. Sendo assim, se a dor de garganta tiver sua origem em fatores externos, gripe ou resfriado, não será necessária a administração desse medicamento.

4. Gargarejo com água, sal e vinagre soluciona o problema

Os gargarejos ajudam a limpar a garganta e podem melhorar a ardência, no entanto, devem ser feitos apenas com água morna. Isso, porque o vinagre é muito ácido e altera o pH da mucosa. Sendo assim, a tendência é de que ele agrave a irritação e aumente a dor.

Como aliviar a dor de garganta do jeito certo

Para saber como aliviar a dor de garganta do jeito certo, o ideal é identificar aquilo que a causou. Somente dessa forma é possível definir o tratamento; por isso, o melhor é procurar por ajuda médica para ter um diagnóstico preciso.

É verdade que há casos em que estamos resfriados e sentimos a garganta arder. Essa é uma condição passageira cujo incômodo pode ser minimizado com pastilhas. Porém, quando não se sabe o que está causando o incômodo, é muito importante evitar a automedicação e receitas caseiras.

O tratamento errado fere ainda mais a região, e, se ali estiver instalada uma bactéria, ela pode criar resistência e será mais difícil combatê-la. Portanto, sempre prefira ter a ajuda de um profissional.

Tenha cuidado quando você sentir esse incômodo. Somente o especialista pode afirmar com certeza como aliviar a dor de garganta sem prejuízos para a sua saúde. Lembre-se de que esse problema exige atenção, porque também pode causar complicações no ouvido e na região nasal, aumentando o desconforto.

Sabia que problemas nas cordas vocais também causam dor de garganta? Veja 6 sintomas que indicam essa condição para ficar atento à sua saúde.

 

Compartilhe !

WhatsApp Agendar consulta