Ouvido entupido? Veja o que fazer para desentupir

Ficar com o ouvido entupido é muito incômodo e pode ter diversas causas. Algumas delas são acúmulo de água ou cera, labirintite ou algum tipo de infecção. Normalmente, o indivíduo também sente dor de cabeça, coceira ou tontura. Se você sofre com o problema ou já sofreu, saiba como desentupir ouvido e outras curiosidades acerca do tema!

Ouvido entupido: quais são as causas?

Leia mais sobre as causas do ouvido entupido a seguir!

Cera acumulada

O cerume serve como proteção contra micro-organismos e poluição. Se você limpar a cera de forma excessiva, o resultado pode ser o contrário do esperado: o organismo passa a produzir mais cera. É recomendado limpar somente a parte externa do ouvido (pavilhão auditivo) com uma toalha ou com o dedo.

As hastes flexíveis, se colocadas em uma área mais profunda, podem empurrar a cera, o que não é positivo. Isso faz com que o canal que leva os sons até o tímpano seja obstruído, prejudicando a audição. Quando isso ocorre, é preciso ir até um médico especializado para que seja feita a limpeza otológica de forma adequada. Clique aqui para saber mais sobre o procedimento!

Objetos no tímpano

Quando uma haste flexível é inserida em uma área mais profunda e um pouco do algodão se desprende do objeto, ela pode permanecer dentro do canal auditivo. Crianças também podem colocar objetos no ouvido, o que pode ocasionar ferimentos e entupimento.

Em qualquer uma dessas situações, é essencial marcar uma consulta com um médico especializado para fazer a remoção da forma adequada: é muito perigoso realizar esse tipo de procedimento sozinho, já que pode resultar em algum machucado que prejudique a audição.

Labirintite

O labirinto é uma região do ouvido responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo. A  labirintite afeta essa área e faz com que o sujeito sinta tontura, um certo zumbido no ouvido e, em alguns casos, ouvido tampado. Ainda não existe uma cura para a enfermidade. Em contrapartida, existem remédios que ajudam a controlar o problema para que a pessoa possa levar uma vida normal. Consulte sempre um médico para saber qual o tratamento ideal para você!

Bruxismo

Devido ao ranger dos dentes e também ao movimento incorreto da mandíbula, ocasionados pelo bruxismo, o aparelho auditivo pode ser afetado, o que causa a sensação de ouvido entupido. Nessa situação, é importante buscar a orientação de um otorrino, além de fazer um acompanhamento com um dentista. Além de tratar os sintomas, também é necessário corrigir a causa do problema com o tratamento odontológico especializado.

Otite

A infecção de ouvido, otite, causa a sensação de entupimento, devido ao inchaço no canal auditivo, e impede que os sons cheguem até a parte interna. Alguns sintomas podem ser: coceira, febre baixa e vermelhidão na orelha. É importante conversar com um otorrino para melhor diagnóstico e tratamento. Possivelmente, ele indicará algum medicamento para aliviar a inflamação e diminuir a dor e o inchaço.

Como desentupir o ouvido de água?

Quando entrar água no seu ouvido, depois de tomar banho ou nadar, por exemplo, deite-se com a orelha voltada para baixo e aguarde até que ela saia. Se, depois de dois dias, o problema não sumir, procure ajuda médica em uma clínica especializada ou hospital. Não demore, pois outras complicações podem aparecer!

Otorrino Paulista

Entre as principais causas de ouvido entupido, retirar o acúmulo de água é uma das que você conseguirá resolver sozinho de uma maneira bem simples. Entretanto, se o entupimento persistir ou tiver outra origem, procure a Otorrino Paulista, clínica que preza por um atendimento humanizado e oferece uma série de otorrinolaringologistas para te atender: você terá acesso a profissionais preparados para tratar suas dores e diagnosticar o seu problema. Agende pelo número de Whatsapp (11) 99142 – 2342, de segunda à sexta-feira, das 08h às 19h.