Otorrino Paulista

Sempre tenho sono à tarde: isso é normal?

Dormir à tarde, pode? O ato de dormir é um dos nossos maiores e mais importantes mecanismos de descanso, mas, será que isso se estende para aquele cochilo após o almoço? Apesar da sonequinha ser boa e trazer uma sensação de alívio, pode causar doenças como Alzheimer e apneia do sono. Vamos te explicar tudo, a seguir!

Dormir à tarde, pode?

Ao longo dos dias, é importante avaliarmos até quando dormir à tarde e, principalmente, roncar pode ser um problema. Em casos recorrentes, o bom é buscar um otorrinolaringologista para obter um diagnóstico preciso e correto.

A soneca da tarde pode ser benéfica para muitas pessoas, principalmente idosos. No entanto, não é melhor não exagerar. Normalmente, 30 minutos são suficientes para descansar e garantir a saúde.

Dormir por muitas horas causa doenças?

Muito sono pode indicar doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade e diabetes relacionadas ao estilo de vida das pessoas. Geralmente, o resultado de um estilo de vida sedentário e dieta pobre, além de sono prolongado – e menos sono – ressalta distúrbios exacerbados.

O sono excessivo também pode indicar que a pessoa tem apneia do sono, anemia e outras doenças. Você deve ficar atento aos sinais que indicam a necessidade de sono excessivo e consultar um médico para tratar ou prevenir a doença.

O que é apneia do sono?

A apneia do sono pode ser um grave distúrbio no qual a respiração pausa e se repete várias vezes. Os fatores de risco são idade e obesidade, sendo mais comum em homens. Os sintomas incluem ronco e sensação de cansaço, mesmo após uma noite inteira de sono. Para saber mais, clique aqui e leia nosso artigo sobre o assunto!

Tratamento

Os familiares e amigos desempenham um papel importante no diagnóstico e tratamento da apneia, porque muitas pessoas não têm consciência da gravidade da doença. Normalmente, o tratamento requer mudança de hábitos, o que não é fácil.

Qual a relação entre o ronco e a apneia do sono?

O ronco é a vibração dos tecidos das vias aéreas (ou mais especificamente do palato mole) diante da passagem do ar. Quanto maior o esforço respiratório e a flacidez desses tecidos, mais alto é o som.

A obstrução pode causar apneia completa ou apenas parcial, chamada de hipopnéia. Portanto, o ronco pode ser um sinal da síndrome da apneia obstrutiva do sono, mas nem sempre está relacionada a ela. Então, nem todo mundo que ronca tem apneia.

O importante é manter o equilíbrio!

O tratamento para sono intenso, assim como apneia do sono e ronco, costuma incluir mudanças no estilo de vida, como perda de peso e o uso de um dispositivo de assistência respiratória durante a noite, como um aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP).

A Otorrino Paulista, clínica especializada, listou algumas dicas para a higiene do sono, como a prática de atividade física, alimentação saudável e o hábito de tomar banho de sol. Confira mais, abaixo:

  • Ir dormir até 22h
  • Fazer a última refeição até 19h ou 20h
  • Comer alimentos leves e de fácil digestão após às 18h
  • Tentar dormir no mesmo horário todos os dias
  • Evitar atividade física duas horas antes de dormir
  • Evitar luz branca e telas de aparelhos eletrônicos – computador, televisão e celular – até uma hora e meia antes de dormir
  • Evitar fazer atividades que exijam muita atenção antes de dormir
  • Praticar cinco minutos de meditação antes de dormir e depois de acordar
  • Tomar de 20 a 30 minutos de sol durante o dia
  • Praticar atividade física durante o dia
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro
  • Preferir alimentos naturais que não inflamam o organismo. Opte sempre por verduras, legumes, frutas e grãos
  • Diminuir o consumo de alimentos industrializados.

Quando toda a família e amigos estão envolvidos, fazer dieta e exercícios se torna sempre mais fácil. O tratamento também pode envolver procedimentos de rotina que precisam ser ajustados, principalmente no início, sendo mais fácil com apoio de pessoas próximas.

Agende sua consulta na Otorrino Paulista

E aí, que tal trocar o sono da tarde por uma rotina mais saudável e equilibrada, a fim de evitar apneia do sono, ronco e outros problemas?  Em casos de dúvidas ou sintomas de cansaço extremo, agende uma consulta na Otorrino Paulista e tenha acesso aos melhores especialistas. Entre em contato pelo site ou envie uma mensagem para o número de Whatsapp (11) 99142-2342 e agende sua consulta com um médico otorrino!

Compartilhe !

Agendar consulta
1
Agendar consulta
Olá! Quer ter mais informações para agendar sua consulta?