Dormir à tarde, pode? O ato de dormir é um dos nossos maiores e mais importantes mecanismos de descanso, mas, será que isso se estende para aquele cochilo após o almoço? Apesar da sonequinha ser boa e trazer uma sensação de alívio, pode causar doenças como Alzheimer e apneia do sono. Vamos te explicar tudo, a seguir!
Dormir à tarde, pode?
Ao longo dos dias, é importante avaliarmos até quando dormir à tarde e, principalmente, roncar pode ser um problema. Em casos recorrentes, o bom é buscar um otorrinolaringologista para obter um diagnóstico preciso e correto.
A soneca da tarde pode ser benéfica para muitas pessoas, principalmente idosos. No entanto, não é melhor não exagerar. Normalmente, 30 minutos são suficientes para descansar e garantir a saúde.
Dormir por muitas horas causa doenças?
Muito sono pode indicar doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade e diabetes relacionadas ao estilo de vida das pessoas. Geralmente, o resultado de um estilo de vida sedentário e dieta pobre, além de sono prolongado – e menos sono – ressalta distúrbios exacerbados.
O sono excessivo também pode indicar que a pessoa tem apneia do sono, anemia e outras doenças. Você deve ficar atento aos sinais que indicam a necessidade de sono excessivo e consultar um médico para tratar ou prevenir a doença.
O que é apneia do sono?
A apneia do sono pode ser um grave distúrbio no qual a respiração pausa e se repete várias vezes. Os fatores de risco são idade e obesidade, sendo mais comum em homens. Os sintomas incluem ronco e sensação de cansaço, mesmo após uma noite inteira de sono. Para saber mais, clique aqui e leia nosso artigo sobre o assunto!
Tratamento
Os familiares e amigos desempenham um papel importante no diagnóstico e tratamento da apneia, porque muitas pessoas não têm consciência da gravidade da doença. Normalmente, o tratamento requer mudança de hábitos, o que não é fácil.
Qual a relação entre o ronco e a apneia do sono?
O ronco é a vibração dos tecidos das vias aéreas (ou mais especificamente do palato mole) diante da passagem do ar. Quanto maior o esforço respiratório e a flacidez desses tecidos, mais alto é o som.
A obstrução pode causar apneia completa ou apenas parcial, chamada de hipopnéia. Portanto, o ronco pode ser um sinal da síndrome da apneia obstrutiva do sono, mas nem sempre está relacionada a ela. Então, nem todo mundo que ronca tem apneia.
O importante é manter o equilíbrio!
O tratamento para sono intenso, assim como apneia do sono e ronco, costuma incluir mudanças no estilo de vida, como perda de peso e o uso de um dispositivo de assistência respiratória durante a noite, como um aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP).
A Otorrino Paulista, clínica especializada, listou algumas dicas para a higiene do sono, como a prática de atividade física, alimentação saudável e o hábito de tomar banho de sol. Confira mais, abaixo:
- Ir dormir até 22h
- Fazer a última refeição até 19h ou 20h
- Comer alimentos leves e de fácil digestão após às 18h
- Tentar dormir no mesmo horário todos os dias
- Evitar atividade física duas horas antes de dormir
- Evitar luz branca e telas de aparelhos eletrônicos – computador, televisão e celular – até uma hora e meia antes de dormir
- Evitar fazer atividades que exijam muita atenção antes de dormir
- Praticar cinco minutos de meditação antes de dormir e depois de acordar
- Tomar de 20 a 30 minutos de sol durante o dia
- Praticar atividade física durante o dia
- Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro
- Preferir alimentos naturais que não inflamam o organismo. Opte sempre por verduras, legumes, frutas e grãos
- Diminuir o consumo de alimentos industrializados.
Quando toda a família e amigos estão envolvidos, fazer dieta e exercícios se torna sempre mais fácil. O tratamento também pode envolver procedimentos de rotina que precisam ser ajustados, principalmente no início, sendo mais fácil com apoio de pessoas próximas.
Agende sua consulta na Otorrino Paulista
E aí, que tal trocar o sono da tarde por uma rotina mais saudável e equilibrada, a fim de evitar apneia do sono, ronco e outros problemas? Em casos de dúvidas ou sintomas de cansaço extremo, agende uma consulta na Otorrino Paulista e tenha acesso aos melhores especialistas. Entre em contato pelo site ou envie uma mensagem para o número de Whatsapp (11) 99142-2342 e agende sua consulta com um médico otorrino!