Sangramento nasal: como se cuidar durante o verão

São muitas as coisas boas que vêm com o verão. Para muitos, o calor é agradável e faz com que tudo fique perfeito, ou quase. Quem sofre com sangramentos nasais deve se preocupar ainda mais durante essa época, já que as mudanças de tempo são uma das origens do sangramento nasal. Se você é uma dessas pessoas e quer conselhos para não ter mais que se preocupar com isso nesse verão, continue a leitura e preste atenção nas dicas!

O que é sangramento nasal?

Também conhecido como epistaxe, o sangramento nasal ocorre quando existe uma dilatação dos vasos sanguíneos que circulam pela região do nariz. Essa dilatação excessiva dos vasos pode se dar por diferentes motivos, e causa uma expansão em todo o tecido nasal.

Esse aumento no volume do tecido que permeia a parte interna do nariz traz sensibilidade à região, mesmo por meio de pequenas ações como espirros ou toques para coçar ou retirar alguma crosta da cavidade nasal. Quando isso ocorre, vem a epistaxe, ou o sangramento nasal, que é quando o sangue escorre da parte interna de seu nariz, geralmente devido ao rompimento de algum vaso.

Agora, se você chegou até aqui pesquisando por: “sangramento nasal causas” e quer ir direto ao assunto, mantenha a calma, porque logo encontrará o que está procurando. No entanto, antes disso, é necessário compartilhar alguns métodos para que você possa se cuidar neste verão e não ter que se preocupar ou se abster de qualquer coisa devido a um possível sangramento nasal.

Às vezes, o sangramento nasal é realmente inevitável, já que está atrelado a condições fora de controle. Contudo, existem algumas medidas que podem ser tomadas para tentar preveni-lo, ou melhorar sua saúde nasal no geral.

Quando o problema é o tempo seco, a prática de lavagens nasais, por exemplo, mantém a umidade dentro da cavidade nasal e é a higienização ideal para essa região, prevenindo também outros tipos de problemas que podem decorrer da má higienização da parte otorrinolaringológica.

Quais são as causas do sangramento nasal?

Chegamos à pergunta que não quer calar: o que causa sangramento nasal? As causas do sangramento nasal podem variar, já que são muitos os fatores que podem causar a dilatação dos vasos sanguíneos dessa área tão sensível. O sangramento em si pode ocorrer espontaneamente devido a mudanças de tempo, sem que haja qualquer tipo de impacto ou contato com a região nasal.

Outras causas podem ir desde impactos na região do rosto até corpos estranhos dentro da cavidade nasal – sim, isso inclui dedos descuidados. Rinite, sinusite ou mudanças súbitas de temperatura também estão entre os principais motivos para hemorragias nasais.

Quanto ao sangramento nasal infantil, ele pode ocorrer com mais frequência e parecer mais assustador para os pais e as próprias crianças, mas os motivos para isso não passam da maior sensibilidade que os corpos de crianças têm no geral.

Se você observar que os sangramentos da criança ocorrem durante mudanças bruscas de tempo ou períodos de tempo seco, não há com o que se preocupar. Mas, se a frequência dos sangramentos parecer alarmante ou vier acompanhada de outros sintomas, é recomendável procurar um médico especialista na área.

O que fazer em caso de sangramento nasal?

Em caso de sangramento nasal, a primeira recomendação é não entrar em pânico. Apesar do medo que o sangue pode causar, o sangramento nasal não costuma ser sinal de grandes problemas, e grandes movimentações não costumam ajudar.

Diferentemente do que se imagina, o recomendado para quando seu nariz sangra não é inclinar a cabeça para trás, mirando o olhar no teto, mas sim abaixar a cabeça, ou então o sangue pode correr por dentro do nariz, o que não ajudará sua situação. Assim, o próximo passo é tentar estancar o sangue, o que pode ser feito com uma simples pressão dos dedos na narina afetada.

Se você sentir que essas medidas não estão funcionando, ou quiser acelerar o processo, compressas geladas também são recomendadas, já que diminuem a dilatação dos vasos.

Cuidados pós-sangramento

Agora que você sabe como parar sangramento nasal, quando você perceber que ele já parou, o próximo passo é evitar que isso volte a acontecer. Para isso, é recomendado evitar atividades que exijam muito esforço por alguns dias, além de evitar o sol e o calor, se possível. Comidas, bebidas e banhos quentes também devem ser evitados por alguns dias.

Tempo seco, calor e sangramento nasal

Muitos ficam confusos sobre o sangramento nasal, já que ele muitas vezes aparece atrelado a condições climáticas, mas pode ocorrer tanto no frio quanto no calor. Isso porque os motivos para a hemorragia nasal são diferentes dependendo da época do ano, da temperatura e da umidade do ar.

Sabendo que o sangramento nasal vem quando os vasos sanguíneos da região nasal estão dilatados, deve-se compreender que essa dilatação pode se dar por vários motivos em diferentes épocas do ano.

Simples variações extremas já são suficientes para afetar seu nariz, mas é necessário ressaltar que o tempo seco do inverno é o que traz os problemas nessa época do ano, enquanto no verão o próprio calor é o responsável. Por isso, fique atento às variações extremas e saiba que nessas épocas do ano é possível passar por sangramentos nasais.

Como evitar o sangramento nasal

Para evitar que ocorra o sangramento nasal, existem algumas coisas simples que se pode fazer. A primeira é evitar grandes impactos com a região nasal, além de evitar “cutucar” as cavidades nasais.

Além disso, sendo o tempo seco um dos principais culpados pelas hemorragias nasais, manter umidificadores no quarto durante o sono também ajuda a preveni-las, assim como a prática das lavagens nasais, que mantém a hidratação e a higiene da região.

Não se esqueça de que se seus sangramentos forem muito frequentes ou vierem acompanhados de outros sintomas, o mais recomendado é procurar um médico especialista.

Gostou de aprender sobre sangramento nasal e quer saber mais sobre cuidados com o nariz, ouvido e garganta? A Otorrino Paulista está pronta para te ajudar com o que você precisar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp