Confira os principais problemas no nariz, cuidados e prevenção

Devido às diversas mudanças climáticas, tem se tornado cada vez mais comum a aparição de problemas respiratórios nas pessoas, principalmente problemas nasais, e cada vez mais cedo. Fato é que alguns desses problemas tem influência direta das questões ambientais, poluição e de práticas prejudiciais à saúde, mas também existem diversas questões que podem sim ser genéticas, não tendo nenhuma influência do meio externo.

É muito comum que durante a nossa vida, a gente acabe apresentando alguns problemas no nariz e que estão relacionados à nossa respiração. Fato é que isso tem se tornado cada vez mais precoce e com um número elevado de casos.

Por isso, é muito importante entender quais podem ser as causas desses problemas respiratórios e também como você pode se prevenir, caso possível, ou cuidar para que esse problema deixe de gerar um incômodo tão grande. Desse modo, confira alguns dos principais problemas nasais que acometem a população, de modo geral.

Conheça os 5 principais problemas nasais

Dentre os 5 principais causadores de problemas nasais e que influenciam diretamente na respiração, estão:

Rinossinusite

A Rinossinusite nada mais é do que uma inflamação na mucosa rinossinusal. O seu início é de maneira repentina, e ela pode ser classificada como sendo aguda ou crônica, a depender da duração. Normalmente esse problemas vem alinhado com diversos sintomas como a secreção nasal, presença de pus, dores intensas na região e febre.

Diversos fatores podem atuar como a causa do problema, dentre eles estão as alergias, questões relacionadas a estresse e ansiedade, a depressão, ao tabagismo e até mesmo referente a questões anatômicas.

Desvio de septo

O septo é uma estrutura nasal que é composta por osso e cartilagens que vão atuar diretamente na separação do nariz, dividindo-o em duas narinas. Quando existe o desalinhamento dessa estrutura, ou o desvio dela, ocorre um bloqueio na entrada do ar. Por isso, esse problema acaba gerando dificuldades para a pessoa respirar, além de ser um grande incômodo com sangramentos frequentes, ronco e apneia do sono.

Obstrução nasal

A obstrução nasal é algo bastante geral, e que por isso é bastante frequente, consiste em algo que bloqueie a passagem de ar. Desse modo, estão entre os principais causadores, gripes, resfriados e doenças respiratórias de modo geral, que acabam produzindo grande quantidade de muco, que fica depositado nas narinas, bloqueando a passagem de ar de maneira ideal. Apesar disso, dentre os problemas citados, é o que possui a resolução mais simples, a partir do momento em que se realiza o diagnóstico.

Se a ocorrência for devido ao excesso de muco, é algo que com medicamento e um pouco de tempo e paciência vai aliviar e curar, mas pode ser que seja um pouco mais complexo que isso. 

Rinite

A rinite é tranquilamente um dos problemas nasais mais comuns visto que quase 40% das pessoas no mundo todo sofrem ou já sofreram com rinite em algum momento da vida. Também conhecida como rinite alérgica, esse é um dos problemas nasais mais irritantes, já que parece ser algo muito simples e passageiro, mas comum ser algo crônico e muito complexo.

Além disso, a causa pode ser variada, mas consiste em uma hipersensibilidade ao contato do muco nasal com determinadas substâncias, que podem ser pólen, poeira e diversas outras. Desse modo, em alguns dos casos o tratamento do problema nasal é justamente manter o ambiente limpo e arejado.

Adenóide

Esse problema nasal é referente ao crescimento desordenado de uma carne esponjosa no final do nariz e que pode acabar crescendo desenfreadamente a ponto de causar uma obstrução respiratória, dificultando a passagem de ar. Essa estrutura tem como função realizar a proteção do organismo contra doenças respiratórias, mas pode ser também a causadora de um dos diversos problemas nasais.

Saiba como tratar esses problemas

O cuidado para grande parte dos problemas é realizado com acompanhamento médico, já que todos os problemas nasais citados possuem tratamento. Uns podem ser um pouco mais demorados que os outros, mas são tratamentos eficazes e que conseguem melhorar diretamente a sua respiração e a qualidade de vida de um modo geral. Por isso, não se acostume a respirar mal, a dormir mal e a ter que lidar com esses problemas, eles podem sim ser resolvidos com o acompanhamento de um otorrinolaringologista.

Conheça os cuidados e precauções necessários para lidar com esses problemas

Os principais cuidados e precauções para lidar com esses problemas estão associados a manutenção de ambientes arejados, uma alimentação saudável para garantir maior eficiência do sistema imunológico, e obviamente o acompanhamento de profissionais capacitados na área. É muito importante compreender que muito daquilo presente no ambiente onde você passa grande parte do seu tempo, acaba influenciando diretamente na sua saúde, o que faz com que seja fator determinante nas suas noites de sono, nas atividades físicas e principalmente no seu fôlego durante o dia a dia.

Com isso, realize consultas periódicas a um otorrino e mantenha sempre limpo os ambientes em que você passa mais tempo, evitando o acúmulo de pó e sujeira de um modo geral. É muito comum que haja a banalização desses problemas nasais graças a realização da automedicação, que é uma prática extremamente danosa a sua saúde e pode até mesmo servir como um agravador dos seus problemas, tendo em vista os diversos efeitos colaterais de remédios que acabam causando um alívio imediato que posteriormente acaba agravando ainda mais o entupimento nasal e a respiração de modo geral.

Agora que você já conhece alguns dos principais problemas nasais que afetam a população brasileira, e como você pode proceder para evitar o agravamento desses problemas e também como você pode evitá-los de modo geral, ficou muito mais fácil ter boas noites de sono. A Otorrino Paulista é uma clínica médica voltada para o atendimento de pacientes com questões relacionadas à otorrinolaringologia. Para saber mais a respeito de cuidados com a saúde, e também sobre os serviços ofertados, acesse o nosso site.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp