9 causas da dificuldade de respirar pelo nariz

Você já sentiu dificuldade de respirar pelo nariz? Normalmente isso pode acontecer quando estamos gripados ou mesmo com sintomas de sinusite ou rinite. Mas também pode vir a acontecer por conta de diversos outros motivos, que podem ser graves ou não. Porém, independente da causa, sentir dificuldade para respirar pelo nariz é um sintoma muito ruim e incômodo.

Além disso, pode ser um aviso de outros problemas maiores, por isso, a Otorrino Paulista vai explicar quais são algumas causas quando temos dificuldade para respirar pelo nariz, por que isso é um problema e como tratá-lo devidamente.

Por que não consigo respirar corretamente?

Não é difícil saber que não estamos respirando adequadamente. Afinal, sentir o nariz “entupido” ou conseguir apenas respirar pela boca é algo fácil de notar. A dificuldade para respirar pelo nariz pode levar à falta de ar, a problemas mais graves e preocupantes a longo prazo e até mesmo a sintomas  como o desmaio.

Isso acontece porque a respiração é essencial para o nosso corpo funcionar de forma saudável. Longos tempos sem ar nos pulmões pode facilmente levar uma pessoa à morte. Porém, diversas podem ser as causas da dificuldade de respirar pelo nariz e vamos falar especificamente de algumas delas.

Processos inflamatórios

As inflamações são as causas mais comuns de causa de congestão nasal e, consequentemente, dificuldade de respirar pelo nariz. Essa inflamação vem justamente da necessidade de reação que nosso nariz tem de responder a algum estímulo externo, neste caso, os causadores das inflamações, como vírus, bactérias, produtos químicos muito fortes ou até mesmo gatilhos de alergias, como no caso da rinite.

Nesses casos, a obstrução nasal é temporária, mas se acontecer frequentemente, procure a ajuda de um médico especialista. Uma dica prática para desentupir o nariz é fazer lavagens nasais com soro fisiológico com a ajuda de de uma seringa sem agulha, de forma que o soro entre por uma narina e saia pela outra, desobstruindo toda a passagem de ar.

Má formação

Você já ouviu falar de má formação das estruturas respiratórias? Essa causa de dificuldade para respirar pelo nariz é menos comum em comparação aos processos inflamatórios, mas também pode levar você a não conseguir respirar pelo nariz e de forma adequada. Esse problema pode ser congênito, ou seja, acompanhar você desde o seu nascimento ou ser resultado de algum acidente na região do nariz.

Desvio de septo

O desvio de septo entra na problemática da malformação nasal. Estima-se que cerca de 30% dos brasileiros são afetados por esse problema. O desvio de septo caracteriza-se quando o septo não se encontra centralizado no nariz, sendo um motivo de obstrução nasal de uma das narinas, e consequentemente causando dificuldade para respirar pelo nariz.

Nestes casos, o desvio de septo pode ser corrigido com intervenção cirúrgica, chamada septoplastia. No entanto, ela não é indicada para todos os pacientes com desvio de septo. Recomendamos que você verifique seu caso com um otorrinolaringologista, caso contrário, tratamentos com medicamentos e remédios podem ser benéficos.

Tumores

A presença de tumores pode ser a causa mais grave da dificuldade para respirar pelo nariz. Sendo benignos ou malignos, eles vão causar dificuldade de respirar de forma correta porque, ao crescerem, podem obstruir as narinas.

Tumores nasais, ou que afetam diretamente a respiração, são mais comuns em pessoas que por muito tempo fumaram cigarros ou substâncias similares. Nestes casos, com certeza, o primeiro passo que você deve dar é ir ao médico para ter seu diagnóstico. As cirurgias para retirar os tumores benignos são comuns. No caso dos tumores malignos, o acompanhamento médico é essencial para estudar o tratamento mais adequado ao paciente.

Estresse

O estresse é muito prejudicial em nossas vidas em muitas áreas, mas também quando falamos da saúde de nosso sistema respiratório. Sabemos que é normal sentirmos falta de ar ao respirar pelo nariz justamente quando fazemos atividades que exigem muito esforço, como atividades físicas e esportes.

Quando falamos sobre estresse, estamos falando justamente sobre um acúmulo de tarefas e atividades, o que pode afetar nossa respiração. Neste caso, fique atento com outros sintomas e com a forma que você tem exigido do seu corpo! Em casos mais intensos, o estresse pode levar pessoas pré-dispostas a terem crises de asma.

Uso de descongestionante

Apesar dos descongestionantes serem fontes de grande alívio em momentos de dificuldade para respirar pelo nariz. Não podemos esquecer que como qualquer outro remédio, os descongestionantes usados em excesso podem causar intoxicação. Em questões de respiração, esse uso excessivo pode irritar a mucosa do nariz e levar à dificuldade de inalar o ar corretamente.

Alergia alimentar

Entre muitos outros sintomas que a alergia alimentar pode causar, a dificuldade de respiração é uma das mais perigosas. Em casos menos graves, após algumas horas de ingestão do alimento do qual o paciente tem alergia, um dos sintomas pode ser a coriza no nariz.

Se você já conhece alguns alimentos que podem provocar reações alérgicas em você, evite-os. No entanto, se ainda não sabe o que tem lhe causado tais sintomas, deve ir ao médico para fazer um teste de alergia.

Odores fortes

Você conhece ou é uma daquelas pessoas que têm reações de muitos espirros sempre que entrar em contato com um produto de limpeza com cheiro forte ou perfumes muito doces, por exemplo?

Normalmente isso acontece com pessoas que têm crises de rinite. Seus organismos fazem isso como uma ação de proteção aos agentes infecciosos e causadores de alergia que podem atingir as vias respiratórias.

Tempo seco

Estamos passando pelo período do inverno, e essa época é justamente característica de um tempo muito seco, o que é extremamente prejudicial para o nariz. Provocando o ressecamento das vias de respiração do nosso corpo, a dificuldade para respirar pelo nariz fica cada vez maior.

Umidificar o ambiente, hidratar a pele e as próprias vias nasais são ótimas formas de combater o prejuízo que o tempo seco causa em nossos narizes e, consequentemente, em nossa respiração.

Por que a dificuldade para respirar pelo nariz é um problema?

Sabemos que ter dificuldade para respirar pelo nariz é um problema só pelo incômodo que causa, mas não é apenas por isso. Nosso nariz é estruturado com filtros em que, quando o ar entra, é umidificado, aquecido e filtrado antes de chegar aos nossos pulmões, passando pela nossa traqueia. Entretanto, quando respiramos pela boca, o ar vai diretamente para os pulmões sem nenhum filtro, o que facilita muitos processos inflamatórios de dificuldade para respirar.

Como tratar?

Ao longo do texto, a Otorrino Paulista deu várias dicas de tratamento para as diversas causas de dificuldade de respirar pelo nariz, mas o que mais indicamos é que se você está sentindo sintomas similares e está desconfiado do que está lhe causando esses incômodos, procure um especialista. O time da Otorrino Paulista, está totalmente preparado para receber você e ajudar da melhor forma a sua saúde e melhorar a sua dificuldade para respirar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Send via WhatsApp