Qual a diferença entre inalador e nebulizador? Saiba para que servem e em quais casos utilizar cada um deles

Diante das diversas mudanças climáticas que ocorrem por todo mundo, em consequência do aquecimento global, diversas situações relacionadas a poluição do ar, umidade, e temperatura, acabam fazendo com que as pessoas fiquem com o seu sistema respiratório, mas também o imunológico, muito vulneráveis. Desse modo, tem sido cada vez mais comum a utilização de equipamentos que consigam realizar a lubrificação correta do sistema respiratório, o que diminui a vulnerabilidade nesses casos. É nesse contexto que se dá a importância do inalador e nebulizador, por isso confira um pouco mais sobre eles. 

Apesar das mudanças climáticas serem um fator fundamental para a piora na saúde respiratória das pessoas, há também um movimento muito antigo que vem ganhando força entre os jovens novamente, que é o tabagismo e o uso de cigarros eletrônicos, e vapes. Fato é que, mesmo sendo alertado e proibido pela Anvisa, é um hábito terrível e que vem se popularizando. 

Sendo assim, é possível notar uma piora considerável na saúde respiratória das pessoas, de um modo geral. Por isso, cada vez mais o número de inaladores e nebulizadores vem sendo comprados, para tentar ao menos reduzir os estragos que essas práticas e a influência climática têm na saúde respiratória.

Os nebulizadores são aparelhos bem antigos, e que já são de comum uso de todos os brasileiros, uma vez que eles podem ser utilizados para melhor absorção de medicamentos, além de poder auxiliar contra tosse, coriza e diversos outros problemas no trato nasal. Fato é que, durante muito tempo é recomendado a nebulização de bebês e crianças em casos recorrentes de tosse, e por isso é muito comum que se tenha esse aparelho em casa. 

Ao longo do texto, falaremos qual a diferença entre inalador e nebulizador. 

Afinal, existe diferença entre inaladores e nebulizadores?

A real diferença entre inalador e nebulizador é somente a nomenclatura. Isso acaba sendo um fator primordial para que você consiga encontrar em farmácias e lojas online, já que o nome pode acabar variando de acordo com a região onde você se encontra.

Essa diversidade de nomenclaturas faz com que o aparelho seja difundido e que cada vez mais pessoas conheçam a funcionalidade dele. Caso você pergunte a alguém se ela sabe o que é nebulização é possível que ela não consiga entender ou associar logo de primeira, mas quando se fala em inalar, é um vocabulário mais próximo e direta que explica exatamente o objetivo e a funcionalidade do aparelho. 

Utilizado por muitos locutores, jornalistas e profissionais que trabalham com a voz, a nebulização é uma ótima aliada na lubrificação das cordas vocais, permitindo a maior nitidez na fala e menor desgaste nas cordas. 

Você deve se perguntar, mas se o objetivo é lubrificar as cordas e o trato respiratório, porque não é mais fácil realizar a hidratação de modo tradicional, bebendo água. Essa questão faz bastante sentido quando falamos do trato digestivo e das cordas vocais, mas quando as vias aéreas e o trato respiratório entram no debate, não faz mais tanto sentido. 

Apesar disso, a função de um inalador e nebulizador é justamente aumentar a superfície de contato que as gotículas de soro terão com o seu organismo promovendo uma hidratação mais rápida e abrangente. 

Além disso, você já deve ter se perguntado sobre o porque existem remédios em comprimidos, cápsulas, efervescentes, líquidos e em gotas. Fato é que o formato em que o remédio chega ao paciente diz muito sobre a velocidade de reação do remédio no organismo e quanto tempo vai demorar para fazer efeito.

Os comprimidos são os piores aliados quando o assunto é velocidade de reação, são muito pequenos e por isso tem pouca superfície de contato diminuindo a velocidade de reação. Os líquidos são ótimos aliados já que a sua superfície de contato é bem maior o que gera uma absorção mais rápida. Apesar disso, os remédios efervescentes, ou qualquer outro que seja ofertado em formato de gases ou gotículas possuem a melhor absorção, já que a superfície de contato é maior. Por isso, que é muito comum a nebulização medicamentosa, ou até mesmo a nebulização anestésica, é um processo muito mais simples, prático e bem mais rápido. 

Conheça os diferentes tipos de inaladores e nebulizadores

Existem no mercado dois tipos principais de inalador e nebulizador, que são os compressores e os ultrassônicos. Essa nomenclatura diz respeito a forma na qual o equipamento vai funcionar e como vai ser realizada a distribuição medicamentosa. 

Inalador e Nebulizador Compressor

Esse primeiro tipo de inalador e nebulizador, como o próprio nome já diz, atua através da compressão de ar. Ou seja, ele possui na sua estrutura uma câmara que realiza a compressão do ar e desse modo, é possível transformar os fluidos alí presentes em vapor, sem a necessidade de um aumento considerável de temperatura. Com isso, através de um kit de nebulização que fica acoplado a esse equipamento, é possível controlar a quantidade de ar expelido, garantindo também que o medicamento seja convertido em vapor.

Inalador e Nebulizador Ultrassônico

Esse equipamento, até mesmo pelo nome é possível imaginar, traz uma pegada mais tecnológica e otimizada para essa prática. Isso se deve ao fato de que esse equipamento funciona através da emissão de vibrações em alta frequência que vão atuar diretamente na transformação dos medicamentos em aerossol. Apesar disso, ele tem uma tendência de superaquecimento maior que o outro equipamento, por isso ele precisa de água para controlar esse aumento de temperatura. 

Uma das vantagens é que ele consegue entregar com eficiência e pouquíssimo ruído, o que é uma deficiência do modelo compressor já que ele é conhecido por ser extremamente barulhento. 
Agora você já sabe quais as principais causas de uma piora considerável na saúde respiratória dos jovens e adultos. Desse modo, é cada vez mais importante possuir equipamentos que consigam preservar o trato respiratório a ao menos, amenizar danos. Agora que você já sabe qual a diferença entre inalador e nebulizador, não haverá mais dúvidas. A Otorrino Paulista é uma clínica médica voltada para o atendimento de pacientes com questões relacionadas à otorrinolaringologia. Saiba mais sobre os tratamentos e serviços oferecidos em nosso site.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp