Otorrinolaringologista: quais são as especialidades?

Você alguma vez já deve ter ido a uma consulta com o otorrinolaringologista, mas não deve ter noção de quais especialidades ele pratica diariamente. Mas de antemão, ele é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas ao ouvido, nariz e garganta, bem como às estruturas da cabeça e do pescoço. 

Esse nome vem do grego, onde OT significa ouvido, RHINO nariz e LARYNGO significa garganta. Por isso, iremos apresentar a você algumas especialidades Otorrinolaringologista, para que você possa conhecer mais sobre essa especialidade.

Otorrino especialidades

Antes de mais nada, vamos falar o que é o otorrinolaringologista. É um médico especialista em diagnosticar e tratar doenças do ouvido, nariz e garganta. As principais especialidades dentro da otorrinolaringologia incluem:

  • Otologia/neurotologia: focada em doenças do ouvido interno, como perda auditiva, zumbido e distúrbios do equilíbrio;
  • Rinologia: focada em doenças do nariz e seios paranasais, como rinite alérgica, sinusite e desvio de septo nasal;
  • Laringologia: focada em doenças da laringe, como rouquidão, nódulos nas cordas vocais e câncer de laringe;
  • Cirurgia de cabeça e pescoço: focada em doenças da glândula tireóide, glândulas salivares, boca e faringe, além de tumores da cabeça e do pescoço;
  • Pediátrica: focada em doenças do ouvido, nariz e garganta em crianças, como infecções de ouvido, amigdalite e apneia do sono.

Ouvido


Órgão sensorial responsável pela nossa audição e pelo equilíbrio. É composto por três partes principais: ouvido externo, médio e interno. 

  • O ouvido externo consiste em algumas partes: o pavilhão auricular e o canal auditivo, que direciona o som para dentro do nosso ouvido. 
  • O ouvido médio contém uma membrana timpânica e três ossículos, sendo eles o martelo, a bigorna e o estribo, que transmitem as vibrações sonoras para o ouvido interno.
  • O ouvido interno é construído pela cóclea e pelo sistema vestibular, que são responsáveis pelo processamento das informações sonoras e pelo equilíbrio.

O otorrino fica responsável por realizar exames físicos, avaliações audiométricas e outros testes para diagnosticar qualquer tipo de problema no ouvido e determinar o melhor tratamento para cada caso. Eles podem também prescrever medicamentos, realizar procedimentos cirúrgicos e encaminhar de pacientes para terapia auditiva ou reabilitação vestibular, caso seja necessário.

Se você estiver com algum problema no ouvido, é fundamental agendar uma consulta com o otorrinolaringologista para que ele possa diagnosticar e prescrever um tratamento adequado.

Nariz

É o órgão do sistema respiratório que está localizado na face, ele fica responsável por filtrar, umidificar e aquecer o ar que entra no nosso corpo, além de participar do sentido do olfato.

O nariz é composto por uma estrutura óssea e cartilaginosa, coberta por pele e revestida internamente por uma membrana mucosa úmida. 

O interior do nariz é dividido em duas passagens nasais, que se encontram na parte de trás do nariz, formando as coanas. As paredes das passagens nasais são cobertas por pequenos pelos e glândulas que produzem o muco.

O ar que entra pelo nariz é filtrado, onde os pelos ajudam a reter partículas estranhas, como poeira e bactérias. Onde em seguida, o ar passa pelas passagens nasais, onde é umidificado pela mucosa antes de chegar aos pulmões.

Como na parte do ouvido, o nariz também é acompanhado por um otorrino, onde ele é responsável por diagnosticar e tratar uma variedade de condições relacionadas ao nariz, incluindo problemas respiratórios, como sinusite, desvios de septos, pólipos nasais, rinite alérgica, etc.

Caso você esteja procurando um otorrino especializado em nariz, pode ser útil buscar profissionais com experiência específica em rinologia ou cirurgia nasal. 

Garganta

É uma parte importante do sistema respiratório e digestivo humano. Ela é uma estrutura muscular que se estende da base do crânio até a parte superior do tórax. A garganta é dividida em três partes principais: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.

O otorrino é um médico especializado em tratar problemas relacionados à garganta, bem como outras partes do sistema respiratório e digestivo. Eles podem diagnosticar e tratar uma ampla variedade de condições da garganta, incluindo infecções, inflamações, tumores, distúrbios de deglutição e de fala. 

Também podem realizar procedimentos cirúrgicos para tratar condições como amigdalite crônica, apnéia do sono, refluxo gastroesofágico e câncer de garganta.

Quais exames o otorrino pode pedir?

O otorrino solicita diversos tipos de exames para o diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao ouvido, nariz e garganta. 

Alguns dos exames mais comuns solicitados por um otorrino incluem:

  1. Audiometria;
  2. Timpanometria;
  3. Teste de emissões otoacústicas;
  4. Videonasofibroscopia;
  5. Laringoscopia;
  6. Rinoscopia;
  7. Tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
  8. Testes alérgicos;
  9. Endoscopia nasal.

Além disso, o otorrino pode solicitar outros exames de acordo com o caso específico do paciente, através disso, ele poderá começar a passar o tratamento específico.

Quando devo procurar um Otorrino?

O otorrinolaringologista é solicitado em casos da presença de sintomas ou problemas relacionados ao ouvido, nariz e garganta. 

Alguns sinais de que você pode precisar de uma consulta com esse especialista incluem:

  • Dor de ouvido, zumbido ou perda de audição;
  • Dor ou pressão no seio da face, nariz entupido ou corrimento nasal frequente;
  • Dor de garganta, rouquidão ou dificuldade para engolir;
  • Ronco ou apnéia do sono;
  • Infecções frequentes do ouvido, nariz ou garganta.

Além disso, se você tiver histórico familiar de problemas de audição ou outros problemas relacionados a esses três órgãos, é recomendável fazer uma consulta com um otorrino regularmente para monitorar sua saúde e assim prevenir problemas futuros. Por isso, é importante estar periodicamente monitorando sua saúde, para que se houver algum tipo de problema, ser corrigido o mais rápido possível com tratamentos específicos.


Otorrino: valor médio da consulta

O valor médio da consulta com um otorrino pode variar dependendo de cada região e do profissional em questão. O valor médio da consulta com esse especialista é de cerca de R$212,00 no Brasil.

É importante lembrar que esse valor pode variar de acordo com a complexidade do caso e os procedimentos realizados durante a consulta.

Nesse texto, mostramos a você tudo sobre o otorrinolaringologista e quais especialidades ele fica responsável e quais exames ele solicita.

A clínica Otorrino Paulista trabalha com profissionais qualificados e cuida dos seus pacientes da melhor maneira possível, utilizando o melhor que a medicina tem a oferecer. Portanto, se as pontadas nos ouvidos persistirem e/ou virem acompanhadas de sintomas secundários, não hesite em buscar um profissional. 
Nós, da Otorrino Paulista, estamos sempre aqui para te ajudar. Consulte mais informações no site ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 99142-2342 para marcar uma consulta com Otorrinolaringologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp