Otorrino Paulista

Otorrino: devo procurá-lo só se tiver problemas no nariz, ouvido ou garganta?

Um otorrinolaringologista tem outras funções além de cuidar do nariz, ouvidos e garganta, mas nem todo mundo sabe disso. Nesse post, você irá descobrir quais são elas. Confira!

O que faz um otorrinolaringologista?

Para muitas pessoas, o profissional trata apenas de problemas relacionados à garganta, ouvido e nariz. No entanto, a verdade é que um otorrino também trabalha com outros casos. Devido a sua formação em medicina e cirurgia, o otorrinolaringologista tem conhecimentos suficientes para fazer intervenções cirúrgicas na área do pescoço e rosto. Ficou surpreso com a informação? Então, continue lendo para saber os trabalhos menos conhecidos que um otorrino desempenha e, dessa forma, saber quando procurá-lo.

Popularmente, definimos um otorrinolaringologista como o profissional que cuida da garganta, ouvido e nariz, como o próprio nome sugere. A questão é que essa explanação das funções do otorrino deixa de fora os tratamentos na boca e as cirurgias realizadas pelo profissional. Isso faz com que as pessoas não saibam que podem recorrer a um otorrino em outros casos.

Cirurgias estéticas

Geralmente, recorremos a um cirurgião para a realização de intervenções com fins estéticos. No entanto, se o local a ser operado estiver localizado na face ou no pescoço, um otorrinolaringologista poderá realizar o procedimento. Claro que, para realizar a intervenção, o profissional precisa ter uma especialização em um tipo de cirurgia, assim como os profissionais da clínica Otorrino Paulista.

Depois de se certificar que o otorrinolaringologista está habilitado para fazer a intervenção cirúrgica, o paciente terá a praticidade de não passar por diferentes profissionais até a intervenção. Isso permite que ele tenha maior segurança, já que estará acostumado com o médico que o acompanhou desde o início.

Não há motivos para preocupações quanto a qualidade do procedimento, pois ele ficará tão bom quanto os que são feitos por cirurgiões plásticos. Afinal, quais são as cirurgias que o otorrino pode realizar? Explicaremos, a seguir:

1. Rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia famosa por conta das figuras públicas que já se submeteram ao procedimento, como diversos artistas nacionais e internacionais. Realizada no nariz, a cirurgia tem a intenção de remodelar o órgão e alterar o seu contorno. No geral, as pessoas procuram pela rinoplastia por motivações estéticas, quando estão insatisfeitas com o que veem no espelho. Contudo, a rinoplastia também pode ser realizada para corrigir deformações que atrapalhem a respiração.

2. Blefaroplastia

A blefaroplastia, por sua vez, é o procedimento indicado para aquelas pessoas que querem ficar com aparência mais jovem. Nessa cirurgia o otorrino irá remover as peles flácidas que ficam ao redor das pálpebras. Isso irá melhorar a visão do paciente e suavizar o contorno dos olhos.

3. Otoplastia

Essa cirurgia é feita na orelha para modificar o tamanho. Normalmente, quando as pessoas têm orelhas grandes, procuram um cirurgião para realizar esse procedimento, mas ele pode ser feito com o otorrino também. Para que isso aconteça, o paciente deve ter idade mínima de 6 anos.

Outras funções além das cirurgias

Se o nome da profissão já é grande, as atribuições de um otorrino são maiores ainda. Já é muito trabalho cuidar de ouvido, nariz, garganta e cirurgias, mas isso não impede que o profissional trate ainda de alguns problemas na boca. Entre eles estão:

1. Tratamento de mau hálito

A halitose ou mau hálito nem sempre é percebida por quem o tem. No entanto, é facilmente notada por aqueles que estão perto da pessoa. Felizmente, essa questão tem solução que pode ser encontrada na clínica Otorrino Paulista. Um otorrinolaringologista irá trabalhar na detecção dos sintomas e indicará o tratamento mais adequado para o problema. Prático, não é mesmo?

2. Tratamento de língua presa

Sim, o otorrino pode cuidar das crianças que têm língua presa e outros problemas de fala. No caso de dificuldades no desenvolvimento da fala, que deve começar com um ano, o otorrino pediatra poderá tratar o caso.

3. Tratamento de dificuldade de aprendizagem

Nesse caso, o atendimento é mais voltado para as crianças. Elas podem ter dificuldade para se concentrar e a causa disso pode ser problemas de audição. Por isso, o acompanhamento com um otorrino pode ajudar a detectar a causa do problema e, então, resolvê-lo.

Consulte um otorrino

É importante ressaltar a necessidade de consultar um otorrinolaringologista rotineiramente para prevenir, diagnosticar e tratar as doenças. Em casos de dores, a visita ao otorrino é urgente. Algumas pessoas, por exemplo, quando sentem dor de ouvido, tentam resolver com soluções caseiras, porém a dor pode ser indicativo de algo mais grave que só um profissional especializado poderá resolver. A atenção à saúde deve ser redobrada para adultos e crianças. Por isso, procure a clínica Otorrino Paulista e garanta um atendimento e tratamento de qualidade. Os profissionais da clínica estão preparados para oferecer o que há de melhor na medicina. Se você deseja fazer alguma modificação na face, como uma rinoplastia, agende uma consulta com um otorrinolaringologista para avaliar a possibilidade de uma intervenção cirúrgica. Consulte mais informações no site ou entre em contato pelo whatsapp (11) 99142-2342!

Compartilhe !

Agendar consulta
1
Agendar consulta
Olá! Quer ter mais informações para agendar sua consulta?