Obstrução nasal

obstrução_nasal

O que fazer com esse incômodo

A obstrução nasal, apesar de ser incômoda e desconfortável, é algo que costuma ser bem comum. Isso porque, a respiração é uma atividade fisiológica essencial, que nesse caso acaba sendo comprometida. 

Ela deve ser investigada por profissionais. Nesse caso um otorrinolaringologista. Ele irá diagnosticar, descobrir as causas e realizar o melhor tratamento, levando em conta a sua investigação

A obstrução nasal pode acontecer por inúmeras razões. Por isso, confira, abaixo, o que causa a obstrução nasal e de que forma prevenir a ocorrência desse problema tão frequente de desconfortável!

O que é obstrução nasal?

Mas afinal o que é obstrução nasal? Provavelmente, você já se viu nessa condição. A obstrução nasal consiste na dificuldade que o ar tem de passar pelas narinas. Esse pode ser um problema crônico, intermitente ou contínuo. 

Um tratamento errado, mas que acaba sendo bem comum, é o abuso de descongestionantes. Por ser bem desconfortável, muitas pessoas com obstrução nasal acabam recorrendo a esse caminho. No entanto, isso pode gerar dependência dos medicamentos e ainda levar a danos ao organismo. Como a obstrução nasal é um problema comum, aparentemente banal, nem todos levam essa situação a sério.

Quais as causas da obstrução nasal?

1.Desvio do septo nasal

A função do spa nasal é dividir as narinas no meio. Porém essa exatidão não é uma realidade para a maioria das pessoas, que sofrem com um desvio. Nesse caso, é comum haver obstrução nasal, principalmente quando o desvio nasal é grande.

2. Presença de tumores

A obstrução nasal pode ser resultado de tumores na região que acabam impedindo a passagem do ar.

3. Pólipos nasais

Os pólipos nasais são tecidos doentes que crescem dentro do nariz causando obstrução nasal. 

4.Alergias

Vários tipos de alergia podem acabar irritando a região e, consequentemente, originando a obstrução nasal. Por exemplo, pelos de animais de estimação, pó, poeira e ácaros, giz, pólen, terra, entre outros.

5. Gripes e resfriados

Essas são as causas número um de obstrução nasal. É comum durante gripes e resfriados as pessoas terem um congestionamento nasal e sentirem dificuldade na passagem de ar.

6. Alteração climática

Até mesmo a alteração climática pode causar uma obstrução nasal. Isso porque, as reações a essas mudanças funcionam como uma forma de alergia. 

7. Aumento de adenóides

As adenóides são como uma carne esponjosa localizada no final da nariz. Elas servem para defender o organismo de doenças respiratórias. Mas quando aumentam acabam causando a obstrução nasal.

8. Rinite

A rinite consiste em uma irritação ou inchaço da mucosa do nariz, e um dos seus sintomas é, justamente, a obstrução nasal, principalmente, na rinite alérgica.

9. Sinusite

A obstrução nasal também é um dos sintomas da sinusite, que por sua vez é a inflamação dos seios da face. 

Como tratar e prevenir?

O tratamento da obstrução nasal irá considerar a sua causa e gravidade. Por isso, a investigação junto a um otorrinolaringologista é tão importante. Mas os tratamento possíveis são:

Tratamento

Bom lembrar que você deve, sempre, procurar um especialista antes de fazer uso de medicamentos.

1. Sprays nasais

Esse tipo de tratamento é recomendado quando o que causa obstrução nasal é a rinite. Mas a sua resposta é temporária, tornando a prevenção nesse caso bem importante.

2. Cirurgia

Uma intervenção cirúrgica é necessária quando a obstrução nasal é resultado de uma deformação anatômica, por exemplo, o desvio de septo.

3. Descongestionantes nasais

Os descongestionantes nasais contraem os vasos sanguíneos que irrigam o nariz. Consequentemente, a inflação diminui. Mas é outro tratamento momentâneo e o seu indiscriminado pode gerar dependência. 

4. Anti-histamínicos e antibióticos

Em alguns casos específicos,  antibióticos e anti-históricos podem ser usados também no tratamento de obstrução nasal. 

Prevenção

Já  quanto a prevenção da obstrução nasal há algumas ações que podem ajudar na prevenção: 

1.Assoar o nariz

Ao assoar o nariz, o catarro, que está restringindo a passagem do ar pela narina, é expulso junto com a inflação. 

2. Usar travesseiros altos

Colocar travesseiros para dormir com a cabeça mais na posição vertical ajuda na respiração, aliviando, assim, a sua obstrução nasal

3. Lavar o nariz com solução fisiológica

A lavagem com soro fisiológico ajuda a hidratar as vias áreas que podem ficar secas, principalmente, durante períodos do ano em que a umidade do ar é mais baixa.

4. Use umidificadores de ambiente

Os umidificadores acabam com a sensação de ar seco, o que ajuda muito quem tem obstrução nasal

5. Evitar odores fortes e desencadear alergias

Exatamente porque os odores fortes, as alergias e as rinites alérgicas podem causar obstrução nasal, é recomendado que os pacientes evitem ter contato com coisas que podem acabar desencadeando essa reação. 

6. Realize compressas quentes no rosto

Fazer compressas quentes de 10 minutos a 20 minutos no rosto também é outra forma de aliviar e prevenir a obstrução nasal. Isso porque, as compressas funcionam da mesma forma que o vapor dos umidificadores. Basta colocar um pano quente na região e respirar normalmente até esfriar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Send via WhatsApp