Otorrino Paulista

Estou com o nariz entupido, e agora? Saiba o que fazer!

Ficar com nariz entupido é uma sensação que todos nós já sentimos em algum momento da vida, não é verdade? Apesar do desconforto característico — que pode variar de acordo com intensidade —, normalmente a congestão nasal não é séria. Ela é comumente associada a reações alérgicas, rinite, gripe e outras inflamações das vias aéreas superiores. Normalmente, o nariz desentope sozinho e não há necessidade de nenhuma intervenção médica mais invasiva.

Entretanto, quanto o desconforto é grande, existem algumas alternativas que podemos fazer para aliviar os sintomas da congestão nasal, que atrapalha a respiração, fala e até mesmo o olfato. Abaixo, falaremos mais sobre essas medidas.

Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o fim!

Use umidificador no ambiente

Grande parte do desconforto que sentimos com o nariz entupido não corresponde somente ao acúmulo excessivo de muco nas vias aéreas superiores. Na realidade, os maiores sintomas ocorrem pela inflamação dos tecidos nasais, que impedem a passagem de ar necessária para uma boa respiração.

Os sintomas tendem a piorar especialmente em ambientes mais secos, que é justamente quando as vias respiratórias superiores não conseguem drenar o muco e funcionar da forma adequada. Um umidificador resolve esse problema, aumentando a umidade do ambiente e auxiliando o sistema respiratório a trabalhar de maneira apropriada para combater a congestão e os desconfortos do quadro inflamatório.

Ingira mais líquidos

Se você já foi ao médico por conta de um quadro grave de gripe ou de alguma alergia respiratória, certamente já deve ter escutado a tradicional indicação para ingerir mais líquidos, não é verdade? Essa orientação existe por vários motivos, um deles é porque um corpo devidamente hidratado consegue fazer todas suas funções fisiológicas com mais facilidade e eficácia. Outro motivo ainda mais importante é que a alta ingestão de água auxilia na diminuição da consistência do muco nasal.

Isso faz com que seja mais fácil expelir o catarro ao assoar o nariz, o que ajuda a aliviar os sintomas da congestão e a garantir mais facilidade para respirar. Vale ressaltar que o consumo de chás descongestionantes e sucos ricos em vitamina C devem ser encorajados para acelerar ainda mais a sua recuperação.

Faça uma lavagem nasal

A lavagem nasal é uma das maneiras mais antigas de fazer a remoção do muco congestionado. Normalmente, ela é feita com uma solução de soro fisiológico caseiro e com um bule ou equipamento apropriado. A receita é simples: basta adicionar uma sopa de café rasa de sal em 200ml de água, que deve estar em temperatura ambiente. Faça a dissolução e, em seguida, com o bule, introduza a solução na narina entupida com a cabeça levemente inclinada para o lado do equipamento.

A água deve entrar por uma narina e sair por outra. No caso de dúvidas, procure por aparelhos apropriados que ajudem a facilitar a lavagem. Lembrando de que a água deve escorrer entre as narinas por conta própria, somente com a força da gravidade. Normalmente, após a primeira lavagem é possível sentir uma enorme melhora, que pode perdurar por algumas horas. Em alguns casos, pode ser necessário repetir o procedimento.

Todas essas dicas podem ser feitas em casa. Elas apresentam baixíssimo risco e quase sempre são eficazes para solucionar a congestão nasal. Entretanto, no caso da persistência dos sintomas ou ao notar secreção amarelada (ou com vestígios de sangue), é recomendada a consulta médica para diagnóstico e tratamento do problema.

Gostou deste post? Marque uma consulta com nossa equipe — a Otorrino Paulista pode ajudar você a ter sua saúde de volta!

Compartilhe !

Agendar consulta
1
Agendar consulta
Olá! Quer ter mais informações para agendar sua consulta?