Coriza é sintoma de Covid? Coriza X Covid: entenda os sintomas

Depois de mais de um ano de pandemia, algumas pessoas ainda ficam confusas quanto a quais são os sintomas da Covid-19.

E é claro que isso é algo normal, já que o novo coronavírus possui uma diversidade de sintomas, que podem se agravar com o tempo ou não. Além do fato de alguns destes sintomas serem básicos de uma gripe comum.

Diariamente, os jornais divulgam os sintomas mais comuns e medidas de proteção contra esse vírus tão contagioso. Contudo, para ter acesso a lista completa, e entender mais sobre eles, é preciso fazer uma busca na internet.

Para relembrar, os sintomas mais comuns da Covid-19 são:

  • Tosse seca;
  • Febre;
  • Cansaço.

Já os de uma gripe envolvem:

  • Febre;
  • Dores musculares;
  • Tosse;
  • Coriza.

O coronavírus costuma se manifestar de maneiras diferentes de acordo com o organismo da pessoa infectada. Por isso, é essencial saber como diferenciar ele de uma gripe comum, de uma sinusite e de uma rinite.

O que é coriza?

A coriza é formada em dois locais: nos seios da face e nas cavidades nasais por glândulas que fazem parte do tecido interno do nariz. As principais causas da coriza são: vírus e reações alérgicas que acabam irritando a mucosa.

Essas reações alérgicas, geralmente, são causadas após a pessoa entrar em contato com poeira, passar por alterações climáticas etc.

Os sintomas de coriza são secreções transparentes, amareladas ou misturadas com sangue, bem como obstrução do nariz e espirros.

Coriza é sintoma de Covid?

Por ser algo que acontece muito frequentemente, a coriza acaba sendo uma grande dúvida das pessoas, e a pergunta que fica é: Covid tem coriza?

A coriza e a congestão nasal não são comuns em uma pessoa que esteja com a Covid-19. O paciente que esteja infectado com o vírus, geralmente, apresenta tosse seca, cansaço e, até mesmo, perda de olfato de forma súbita.

A Covid dá coriza, sim. Porém, não é um sintoma tão frequente. A coriza, na maior parte das vezes, serve para diferenciar um quadro de coronavírus para um de gripe, rinite ou sinusite.

Rinite

A rinite é uma inflamação que ocorre na mucosa do nariz, então naturalmente ele fica congestionado, apresentando coceira, espirros e coriza.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação na mucosa dos seios da face, que gera uma congestão e coriza, além de outros sintomas. A gripe tem vários sintomas, entre eles a congestão nasal e a coriza.

É importante reconhecer os sintomas de cada quadro para que o paciente saiba quando é necessário procurar um médico para realizar o teste de Covid-19, ou, então, notar que é uma simples coriza, sem mais sintomas.

Sintomas: covid coriza

A coriza Covid, apesar de não ser tão comum, se relacionada a mais sintomas do vírus, merece atenção. 

A variante indiana Delta do novo coronavírus é mais transmissível e traz com elas outros sintomas que antes não eram tão recorrentes nos pacientes.

Os sintomas associados à variante Delta são: dor de cabeça, dor de garganta e coriza.

Segundo o professor de epidemiologia genética Tim Spector, da King ‘s College no Reino Unido, essa variante pode acabar parecendo muito mais como um resfriado forte para as pessoas mais jovens.

Então agora os sintomas do novo coronavírus deixaram de ser aqueles com os quais as pessoas já estavam acostumadas e passaram a ser mais parecidos com um resfriado, o que causa confusão nas pessoas.

Relembre os sintomas da Covid-19

Apesar de a coriza não ser o sintoma mais comum da Covid-19, ela ainda está presente. Após ter contato com o vírus, a pessoa pode tanto apresentar sintomas quanto ficar assintomática.

Os primeiros sintomas, geralmente, aparecem de 2 a 14 dias após a exposição ao coronavírus. Esses sintomas podem ser:

– Tosse seca e persistente;

– Febre alta;

– Cansaço demasiado;

– Dor muscular;

– Dor de cabeça;

– Dor de garganta;

– Congestão nasal e/ou coriza;

– Diarreia;

– Perda de paladar e/ou olfato, entre outros.

Entre os sintomas mais graves estão: falta de ar ou dificuldade de respirar, pressão ou dor no peito e perda de fala ou movimento.

Cuidados

Como os sintomas mais leves se parecem muito com o de uma gripe, o paciente pode acabar se confundindo. Por isso, é fundamental procurar ajuda médica quando apresentar algum dos sinais.

A gripe pode ser evitada tomando a vacina, já eliminando uma dúvida ao ter algum sintoma listado.

Caso tenha alguma suspeita de que está infectado, utilize máscara descartável, cubra bem o nariz e a boca na hora de espirrar ou tossir e evite o contato direto com outras pessoas.

Mesmo dentro do hospital, mantenha a distância social mínima de 1,5 metros de outras pessoas, evitando que o vírus seja transmitido.

Ao ser diagnosticado com a Covid-19, é fundamental ficar em casa, mantendo o isolamento social durante o período de recuperação, respeitando todas as medidas de segurança para que outras pessoas não sejam infectadas.

Sintomas pós Covid-19

O vírus tem lutado contra formas de proteção e intervenção que cientistas do mundo inteiro vem criando.

A Covid-19 não só apresenta os sintomas, mas também deixa sequelas em alguns pacientes. Uma das principais é a perda da capacidade olfativa que precisa ser tratada com bastante urgência através da terapia de cheiros.

Recuperar o olfato é essencial porque é ele que nos permite sentir cheiros de bebidas e alimentos, além de atuar junto ao paladar.

Outras complicações que ficam após as pessoas saírem da Covid-19 são: fadiga, falta de ar, dor de cabeça, trombose, tontura, queda de cabelo, dor muscular, palpitações, entre outros.

Em alguns casos, a síndrome pode ser duradoura, em outros pode ser breve. Alguns até podem ser tratados, como a perda do olfato.

Coriza é sintoma de Covid

O ideal é reparar se você está apresentando mais de um sintoma. Se sim, então procure por um hospital e faça o teste.

Coriza é sintoma de Covid, mas como você conseguiu observar, vai depender muito do caso. Nem sempre a sua coriza é sinal de que você foi infectado pelo novo coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Send via WhatsApp