Asma e bronquite: entenda a diferença

Algumas pessoas não sabem como interpretar os sinais que o nosso corpo apresenta, e quando estamos falando sobre a diferença entre asma e bronquite é o que mais as pessoas ficam confusas, sem saber se são parecidas e se podem ocasionar alguns riscos à nossa saúde. Principalmente para buscar um tratamento específico e adequado.

Para que a gente possa entender o que o nosso corpo está tentando nos comunicar, o primeiro passo é conhecer cada uma dessas doenças. Por isso, é muito importante você saber sobre asma e bronquite para que possa saber diferenciar no momento de uma crise.

Fique atento ao texto que iremos apresentar a você tudo sobre essas duas doenças.

O que é a Asma?

A asma é uma forma crônica que pode atingir os pulmões, chegando até a traqueia e brônquios em forma de inflamação. Muitas vezes acometida por reações alérgicas, ocasionados por algum contato direto com a poeira, mofo, fumaça, etc.

Muitos não sabem, mas a asma atinge muito mais as crianças, as crises podem ir diminuindo com o passar do tempo, até mesmo desaparecer do paciente, porém se ela estiver ativa, ou seja, quando a pessoa estiver em crise, muitas vezes ela precisa utilizar a famosa bombinha, por conta disso, as pessoas que possuem esse tipo de doença precisam estar sendo acompanhadas por um médico responsável.

O estreitamento dos bronquíolos provoca contrações ou broncoespasmos (‘’quadro caracterizado pelo fechamento e pela presença de inchaço nas vias aéreas com obstrução ao fluxo aéreo’’), assim comprometendo a respiração.

Os sintomas são:

• Falta de ar;
  • Tosse seca e frequente;
  • Chiado;
  • Aperto no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Respiração ofegante.

O que é bronquite?

Como a asma, a bronquite também é uma causa inflamatória dos brônquios, porém diferente da asma, a causa mais comum não é por questões de agentes alérgicos, como a poeira, por exemplo.

Essa doença, se manifesta como aguda e crônica. A bronquite aguda, é a que nós mais conhecemos, causada por vírus ou bactéria, que os sintomas muitas vezes vêm apresentado de tosse com catarro. A bronquite crônica é a forma mais grave da doença, podendo levar a pessoa a ter um quadro de falta de ar e muito cansaço. O paciente muitas vezes vem acompanhado de uma produção de catarro onde no começo apresenta uma coloração clara, passando para amarelada e espessa, conforme vai evoluindo a doença.

Os sintomas comuns são:

• Tosse com presença de muco;
  • Ronco ou chiado no peito;
  • Fadiga;
  • Dificuldade para respirar
  • Falta de ar;
  • Febre e calafrios;
  • Desconforto no peito.

Mesmo com toda a explicação para que possamos diferenciar, na prática continua sendo difícil diferenciar as duas doenças, para que possamos buscar o tratamento adequado, dessa forma, é muito importante que você procure por orientação médica, através do médico que você saberá que tipo de tratamento será para cada uma dessas duas doenças.

Por isso, é importante conhecer quais são as principais diferenças entre asma e bronquite.

Quais são as principais diferenças entre asma e bronquite?

A principal diferença entre a Asma e a Bronquite é que a primeira acontece sempre por questões alérgicas, porém é uma doença que não tem cura, apenas controle. Já a bronquite é causada por vírus ou bactéria, diferente da asma, ela pode surgir e desaparecer, porém quando é uma bronquite crônica, a tosse persiste.

Porém, podem ser diferenciadas pelo momento que se manifesta na sua vida, a bronquite é mais frequente em adultos de meia idade, entre 45 a 59 anos e os idosos. Enquanto a asma atinge a fase infantil, porém não tem idade específica.

O fator climático também pode ser responsável pelo aumento de casos de bronquite, principalmente em tempos frios, no caso da asma não varia de acordo com a estação do ano.

Quais são os sintomas comuns entre asma e bronquite? (H2)

Como falamos no começo do texto, os sintomas são bem parecidos, assim são fáceis de serem confundidos. São eles:

• Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • Respiração ofegante;
  • Aperto no peito;
  • Chiado no peito ao respirar;
  • Tosse.

Quais são os tratamentos para asma e bronquite?

Os tratamentos para asma e bronquite existem algumas diferenças, sabendo disso, o tratamento da bronquite crônica é para que o paciente tenha uma qualidade de vida e assim não deixar com que a doença se agrave, medicamentos anti-inflamatórios possuem um efeito momentâneo, fazendo com que o paciente dê continuidade ao tratamento.

Mas caso seja uma bronquite aguda, que é um tipo mais brando, que é fácil de ser tratado, porque ela tem a cura natural, mas nem por isso ela deve ser deixada de lado, ela precisa ser tratada, principalmente se for preciso de antibióticos.

É muito importante que você procure um médico assim que aparecer os primeiros sintomas, para que ele possa diferenciar os tipos e saber como fazer o melhor tratamento.

O que é mais grave: asma ou bronquite?

Tanto a asma quanto a bronquite são problemas respiratórios graves, que precisam ser tratados de uma maneira adequada, para que o paciente tenha uma qualidade de vida.

A asma apesar de não ter cura, ela é a maneira menos agressiva, por ocorrer devido a questões alérgicas, em relação a bronquite, principalmente quando falamos em relação a crônica, ela é uma doença que pode haver progressão se não for tratado da forma correta, fazendo com que a pessoa chegue em situações mais graves, deixando assim a pessoa com dificuldade de respirar permanentemente.

Quem tem asma, tem bronquite?

Nem sempre uma pessoa que é diagnosticada com asma, vai ter bronquite ou vice-versa. Embora as duas doenças tenham sintomas muito parecidos, elas têm causadores diferentes, mas afetam partes diferentes do sistema respiratório. Por exemplo, a bronquite pode ser desenvolvida por conta de a pessoa ser fumante.

A asma é através de questões alérgicas, como poeira, fumaça, poluição etc.

Mas uma pessoa pode ter complicações da asma e acabar se transformando em uma bronquite, principalmente se ela não fizer o tratamento adequadamente, por mais que a bronquite não se transforme em uma asma.

Essa junção da associação da asma com a bronquite, também conhecida como DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica), pode levar o paciente a sofrer perda de função pulmonar e maior chance de mortalidade.

Ainda que a gente tenha acesso às informações a qualquer instante e agora as diferenças entre asma e bronquite estejam mais claras, mesmo com tudo isso não é difícil bater aquela insegurança no momento que estiver com os sintomas para saber qual tipo você está, e o mais indicado é que você procure ajuda médica.

Por isso, é sempre importante estarmos em contato com profissionais da área que estejam aptos a desvendar tudo o que é ilegível fisicamente aos olhos leigos quando em contato com as diferenças entre asma e bronquite, como tem feito a Otorrino Paulista com todos os seus pacientes desde 2017, garantindo que saiam de suas consultas com um diagnóstico claro e funcional, prontos para terem sua saúde e bem-estar restabelecidos.
Para mais informações sobre a diferença entre asma e bronquite, acesse o site.