Otorrino Paulista

Qual a importância de realizar teste auditivo?

Tanto adultos quanto crianças devem realizar teste auditivo anualmente. Mas por quê? Você entende a importância disso? Sabia que perdas auditivas podem ocorrer de maneira gradual, sem nos darmos conta?

A audiometria é um exame simples que deve ser realizado anualmente para evitar que problemas sérios se intensifiquem e causem a perda da audição — ele avalia a acuidade auditiva e acusa se há alguma anormalidade.

Afinal, você realmente entende a importância de realizar um teste auditivo? Continue lendo este artigo e se aprofunde no assunto!

Preservação da audição, um sentido muito importante

A audição é fundamental para o bebê estimular funções cerebrais e desenvolver a linguagem, as emoções e outras habilidades cognitivas. O primeiro ano de vida, inclusive, é um período crítico em relação à aquisição da fala e da linguagem.

Um tempo após o nascimento, a criança precisa passar pela Triagem Auditiva Neonatal (TAN), conhecida popularmente como o “teste da orelhinha”. Essa triagem é rápida, não dói e possibilita saber se o recém-nascido tem algum comprometimento auditivo.

Quando adultos, o trabalho de nossos ouvidos não para, nem mesmo quando estamos dormindo. Fazer o exame de audiometria (teste auditivo realizado pelo fonoaudiólogo e, geralmente, indicado pelo otorrinolaringologista) uma vez por ano já é o suficiente para diagnosticar e evitar possíveis perdas auditivas.

Diminuição de riscos para a saúde auditiva relacionados às mudanças no estilo de vida

Mudanças no estilo de vida colocam a saúde auditiva em risco: quem trabalha com shows de música, em casas noturnas, em obras ou com voos em helicópteros ou aviões, por exemplo, está exposto a altos ruídos e deve utilizar um protetor auricular ou um Equipamento de Proteção Individual (EPI). 

Além disso, seja em casa ou no transporte público, frequentemente utilizamos fones de ouvido para escutar músicas com o volume alto. Na rua, ficamos expostos a níveis sonoros intensos, o que pode ser muito prejudicial à nossa saúde auditiva. 

Em suma, quando não fazemos nenhum teste auditivo, distúrbios ocasionados pelas situações acima podem passar despercebidos. Daí a importância de realizar exames periódicos: diminuir os riscos relacionados à nossa saúde auditiva.

Detecção precoce de doenças

Para evitar possíveis complicações na vida da criança, do adolescente ou do adulto, o teste auditivo torna possível a detecção precoce de doenças e o posterior tratamento. Dependendo do problema, a falta de diagnóstico pode acarretar a necessidade de usarmos aparelho auditivo ou fazermos terapia com fonoaudióloga. 

O exame deve ser realizado anualmente, mas há alguns sintomas que indicam a urgência na realização do teste:

Após a realização do exame, o especialista utiliza o seguinte parâmetro para fazer o diagnóstico:

  • ouvir sons com 25 decibéis ou menos: audição normal;
  • escutar apenas a partir de 50 decibéis: perda auditiva leve;
  • escutar apenas entre 55 e 70 decibéis: perda moderada;
  • escutar apenas entre 75 e 90 decibéis: perda severa;
  • escutar apenas sons acima de 90 decibéis: perda profunda.

Redução de prejuízos e danos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 900 milhões de pessoas no mundo poderão ser afetadas pela surdez até 2050. Preocupante, não é mesmo?

Problemas auditivos podem ser um grande empecilho e dificultar o processo de aprendizagem em salas de aula, seja na pré-escola, no ensino fundamental ou no ensino médio. Em razão disso, tanto a Triagem Auditiva Neonatal quanto a audiometria são fundamentais quando se trata de minimizar prejuízos.

Independentemente da idade do paciente, o teste auditivo deverá ser realizado a fim de que, havendo qualquer problema, um tratamento adequado possa ser iniciado. Dessa forma, há a redução de prejuízos ao longo da vida do indivíduo.

Enfim, como você pôde perceber, realizar teste auditivo é muito importante em razão de diversos fatores, como para a detecção precoce de doenças e para o rápido tratamento. Mas lembre-se: para consultas ou exames, é sempre recomendável buscar a ajuda de um profissional especializado.

E então, reconheceu a importância do teste auditivo? O que acha de se aprofundar um pouco mais em assuntos relacionados à audição? Saiba se é possível tratar a perda auditiva!

Powered by Rock Convert

Compartilhe !

Agendar consulta
1
Agendar consulta
Olá! Quer ter mais informações para agendar sua consulta?