Saiba o que é a Síndrome de Ménière, quais são seus sintomas, suas causas e como é o tratamento dessa doença que afeta pessoas de todas as idades.
Agora, pode ser que você ainda esteja se perguntando o que é Ménière. A síndrome de Ménière é uma doença rara que prejudica o ouvido interno, marcada por ocorrências regulares de vertigens, perda de audição e zumbido, que pode acontecer em virtude do acúmulo excessivo de líquido dentro dos canais do ouvido.
Na grande maioria dos casos, a Síndrome de Ménière afeta somente um dos ouvidos, em contrapartida pode afetar ambos, e pode desenvolver-se em pessoas de todas as idades, apesar de ser mais frequente entre os 20 e 50 anos.
Embora a doença não tenha cura, há tratamentos para esta síndrome, prescritos pelo otorrinolaringologista, que podem ajudar a controlar a doença, como o uso de diuréticos, dieta com pouco sódio e realização de fisioterapia, por exemplo.
Registrada pela primeira vez no ano de 1961, pelo médico Prosper Ménière, a Síndrome Ménière é consequência de uma distensão do compartimento da endolinfa, que é um líquido que fica no interior do labirinto, cuja produção e absorção ocorrem de maneira contínua.
Toda vez que nos mexemos, a endolinfa também se mexe e é essa agitação que faz com que sinais elétricos sejam mandados ao cérebro com a finalidade de que aconteça a tradução para que nossa posição seja determinada.
Em pessoas diagnosticadas com a Síndrome de Ménière há uma alteração tanto na pressão quanto no volume da endolinfa, o que gera uma ruptura da membrana do labirinto, assim como lesões nas células da cóclea. Todas essas modificações causam uma mudança no funcionamento do órgão, o que leva ao aparecimento de crises de vertigem e outros sintomas auditivos, tais como o zumbido.
Síndrome de Ménière, o que é: Bom, em suma, pessoas com a síndrome recebem sinais elétricos imprecisos em virtude da pressão existente no ouvido, o que gera a manifestação dos primeiros sintomas.
Doença de Ménière sintomas: os sintomas da síndrome de Ménière podem aparecer de forma repentina e podem durar entre minutos ou horas e a intensidade das crises e frequência podem acabar variando de um paciente para outro. Os sintomas mais comuns da síndrome de Ménière são:
É importante que o médico otorrinolaringologista seja procurado assim que aparecerem os sintomas característicos da síndrome, pois assim é possível começar o tratamento para amenizar os sintomas e prevenir novas crises.
O diagnóstico da Síndrome de Ménière geralmente é realizado pelo médico otorrinolaringologista por meio da análise dos sintomas e do histórico clínico. Algumas das condições para chegar no diagnóstico incluem ter 2 episódios de vertigem que durem ao menos 20 minutos, ter redução da audição atestada justamente com um teste de audição e ter a sensação frequente de zumbido no ouvido.
Antes do diagnóstico final, o médico pode realizar diversos exames aos ouvidos, para assegurar que não existe outra razão que possa estar causando o mesmo tipo de sintomas, como uma infecção no ouvido ou um tímpano perfurado, por exemplo.
A causa específica da síndrome de Ménière ainda não é muito bem definida, porém acredita-se que ocorre em virtude do acúmulo em excesso de líquido dentro dos canais do ouvido.
Esse acúmulo de líquidos pode ser consequência de inúmeros fatores, como modificações anatômicas do ouvido, alergias, infecções por vírus, pancadas na cabeça, enxaqueca constante e uma resposta mais acentuada do sistema imunológico.
Síndrome de Ménière tratamento: apesar de não existir cura para a síndrome de Ménière, é possível fazer o uso de vários tipos de tratamento para diminuir, principalmente, a sensação de vertigem, sendo necessário seguir religiosamente as orientações do médico otorrinolaringologista.
Os remédios mais utilizados para tratar a síndrome de Ménière devem ser prescritos pelo médico, e são:
Além disso, também podem ser prescritos outras categorias de medicamentos, como vasodilatadores, para melhorar a circulação local, assim como corticoides e imunossupressores, como maneira de corrigir a atividade imune na área do ouvido.
A fisioterapia é indispensável para quem sofre desta doença, e é conhecida popularmente como terapia de reabilitação vestibular. Neste tratamento, o fisioterapeuta pode indicar ao paciente exercícios que podem ajudar a reduzir a sensação de tontura e desequilíbrio, o que pode acabar melhorando a sensibilidade ao movimento, assim como fazer indicações de segurança para a pessoa usar caso ocorra alguma crise.
O uso de medicamentos no ouvido é recomendado quando as outras formas de tratamento não foram eficientes. Assim, alguns medicamentos podem ser ministrados de forma direta na membrana timpânica para diminuir os sintomas de vertigem, sendo os principais:
Este tipo de tratamento só pode ser realizado no consultório de um otorrino que é especializado no tratamento de problemas como a síndrome de Ménière.
A cirurgia também só é recomendada em casos onde as outras formas de tratamento não tiveram o efeito necessário para reduzir a frequência ou intensidade das crises. Algumas opções são:
O melhor método varia para cada caso, por isso, é importante sempre consultar um otorrinolaringologista, é ele que irá te indicar o melhor tratamento para a Síndrome de Ménière, conforme os principais sintomas apresentados por cada pessoa, como perda da audição ou tontura.
Seja na estação fria do inverno ou nos dias quentes do verão, a faringite é…
A utilização adequada da máscara cirúrgica desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de…
O nariz ardendo é um incômodo que muitos de nós já experimentamos em algum momento…
Explorando a arte da cirurgia plástica, a otoplastia emerge como uma intervenção especializada destinada a…
A faringite estreptocócica é uma condição que frequentemente se esconde por trás dos incômodos sintomas…
Você está considerando uma cirurgia de amígdalas para aliviar problemas recorrentes de garganta? Saber mais…