Otologia

Confira o que é surdez súbita, principais causas e como tratar

A surdez súbita é algo realmente desesperador, uma vez que ela corresponde à perda total ou parcial da capacidade auditiva sem um aviso prévio. 

Conhecer as suas causas e as formas de tratamento é uma forma de amenizar o desespero perante seu acontecimento, mas, de toda forma, é indispensável fazer uma visita a um médico otorrino. 

O Que é Surdez Súbita?

Entender o que é surdez súbita é algo bem simples: a surdez súbita é uma condição em que ocorre a perda total ou parcial da audição em um ou nos dois ouvidos. Se a pessoa acometida já tiver alguma condição auditiva preexistente, a surdez súbita também pode corresponder a uma piora abrupta desta alteração. 

O surdez súbita estresse costuma ocorrer justamente por essa ser uma condição que aparece sem aviso prévio e que, muitas vezes, está acompanhada de tontura ou de vertigem. Mesmo sendo desesperador, na maioria dos casos, essa surdez desaparece em 15 dias, havendo ainda maiores chances de melhora se o paciente for mais jovem e não tiver apresentado vertigens. 

Causas da Surdez Súbita

São muitas as causas que podem desencadear em surdez súbita. Mas, mesmo com a diversidade, a maioria dessas causas não são tão perigosas e a única grande complicação que elas geram é mesmo a surdez. Ainda assim, é preciso visitar o médico otorrino para que ele indique o melhor tratamento. 

Entre as causas mais comuns para a surdez súbita estão: 

  • Neuroma do nervo acústico;
  • Idade (geralmente a partir dos 40 anos);
  • Exposição frequente a ruídos altos;
  • Infecções;
  • Inflamações;
  • Uso de certos medicamentos;
  • Prática de atividades físicas intensas;
  • Mudança de pressão;
  • Algumas doenças.

As doenças que mais causam surdez súbita podem ter origens virais, autoimunes, infecciosas, e outras. Entre as de origem viral estão: caxumba, gripe, sarampo, parotidite, mononucleose, catapora, encefalite por herpes simples, HIV e outras. 

As doenças autoimunes ou de origem bacteriana que podem causar surdez súbita são: doença de Lyme, sífilis, lúpus e outras. No mais, outras doenças como esclerose múltipla e a doença de Ménière, tumores benignos e um pequeno derrame no cerebelo também podem ser as causas de uma surdez súbita. 

Além das doenças, alguns medicamentos também podem causar surdez súbita graças às lesões causadas por eles no interior dos ouvidos (principalmente se a dosagem for alta). Entre a lista desses medicamentos estão alguns antibióticos, anti-inflamatórios, quimioterápicos, diuréticos e remédios para dor e febre. 

Já no caso da surdez súbita causada pela prática intensa de exercícios físicos, as atividades que geralmente são as responsáveis são levantamento de peso e mergulho. Isto ocorre porque esses exercícios (se feitos de forma intensa) podem causar uma fístula (buraco) entre o ouvido médio e o interno. 

É importante mencionar que esta fístula também pode ter uma origem anatômica congênita, ou seja, que está no indivíduo desde o nascimento. Essas pessoas costumam estar mais propensas a uma surdez súbita em caso de mudanças de pressão ou lesões na cabeça.

Sintomas da Surdez Súbita

O principal sintoma da surdez súbita é a percepção da redução da capacidade auditiva, que pode ocorrer de forma parcial ou integral, em um ou dois ouvidos. 

Além disso, o acometido também pode apresentar tontura ou vertigem, que é quando o corpo parece estar se movimentando mesmo parado e estar ouvindo um zumbido constante. 

Diagnóstico da Surdez Súbita

O diagnóstico da surdez súbita é obtido após o médico constatar a perda 30 ou mais decibéis de escuta. Para isso, ele testou 3 ou mais frequências em um dos ouvidos. Caso o paciente se queixe de outros sintomas que não a surdez, o profissional irá pedir por exames mais específicos. 

As causas quase nunca são identificadas. É preciso que o acometido procure o médico em, no máximo, 48 horas depois de perceber a surdez. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficiente o tratamento. Além disso, o otorrino sempre passará uma ressonância magnética para verificar possíveis lesões no nervo auditivo ou no sistema nervoso central. 

Tratamento da Surdez Súbita

Como na maioria das vezes as causas da surdez súbita não são descobertas ainda no momento do diagnóstico, os médicos otorrinos precisam tratar a surdez em si. Para isso usam corticosteróides orais ou em ou fazem aplicações intra-timpânicas.

As aplicações intra-timpânicas costumam ser o caminho mais escolhido devido à eficiência dos métodos de endoscopia e microscopia, que tornam esse tratamento muito mais viável. Além disso, corticosteroides orais costumam gerar riscos ao corpo se usados em doses altas e por muito tempo. 

Se a surdez súbita ainda persistir, um outro tratamento de surdez súbita pode ser o implante coclear, que irá auxiliar e reabilitar o processo de escuta do paciente. Se este não for o caso, alguns pacientes escolhem usar aparelhos auditivos individuais mesmo. 

É importante mencionar que mesmo que nem sempre as causas consigam ser diagnosticadas, é bom tentar identificá-las por meio de exames clínicos e de audiometria para que o tratamento seja o mais eficiente possível. Além disso, vale lembrar que a recuperação da surdez súbita é uma luta contra o tempo, assim, o tratamento deve começar em no máximo 48 anos após o acontecimento. 

Prevenção da Surdez Súbita

É muito difícil falar de prevenção para a surdez súbita, uma vez que quase não há maneiras de controlar o seu aparecimento. No caso das doenças, por exemplo, a prevenção para surdez súbita seria mesmo tratá-las. 

Assim, algumas formas de prevenção deste tipo de surdez que é possível de colocar em prática são: evitar a realização de exercícios de alta intensidade por muito tempo, evitar exposição frequente a ruídos muito altos e controlar a dosagem de medicamentos quando eles tiverem efeitos colaterais que afetam o ouvido. 

Posto isso, a melhor forma de prevenir o acontecimento da surdez súbita é fazendo um acompanhamento periódico com um médico otorrinolaringologista. Este profissional irá conseguir analisar os riscos e a propensão ao acontecimento desta condição e, a partir daí, analisar as melhores formas de prevenção. O lugar ideal para fazer este acompanhamento, não só a fim de prevenir a surdez súbita, mas também garantir a saúde de todo o ouvido, nariz e garganta, é na Otorrino Paulista. Conheça a equipe e agende uma consulta!

Eduardo Quitério

Recent Posts

Faringite: Tipos, Sintomas e Estratégias de Tratamento

Seja na estação fria do inverno ou nos dias quentes do verão, a faringite é…

4 semanas ago

Máscara Cirúrgica: Uso Correto e Eficácia na Proteção Respiratória

A utilização adequada da máscara cirúrgica desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de…

4 semanas ago

Nariz Ardendo: Possíveis Causas e Tratamentos Adequados

O nariz ardendo é um incômodo que muitos de nós já experimentamos em algum momento…

1 mês ago

Otoplastia: Conhecendo a Cirurgia de Orelhas

Explorando a arte da cirurgia plástica, a otoplastia emerge como uma intervenção especializada destinada a…

1 mês ago

Faringite Estreptocócica: O que é, Sintomas e Tratamentos Específicos

A faringite estreptocócica é uma condição que frequentemente se esconde por trás dos incômodos sintomas…

1 mês ago

Cirurgia de amígdalas: Entenda quanto custa esse procedimento

Você está considerando uma cirurgia de amígdalas para aliviar problemas recorrentes de garganta? Saber mais…

1 mês ago