Otorrino Paulista

É possível tratar a perda auditiva?

É possível tratar a perda auditiva?

Dificuldade para escutar o som ambiente ou compreender o que o outro fala são sinais de que há algo errado com o ouvido. Nessa situação, é fundamental procurar ajuda médica imediata para realizar o diagnóstico correto e prevenir sérios danos, relacionados à perda auditiva.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 360 milhões de pessoas em todo o mundo tenham algum problema de audição decorrente de causas diversas. Isso nos leva ao seguinte questionamento: é possível tratar os danos provocados no ouvido?

Neste post, vamos responder a essa dúvida e explicar quais são os tipos de perda auditiva, bem como suas principais causas. Continue a leitura para conferir!

Quais são os tipos de perda auditiva?

Você sabia que a perda auditiva é classificada pelos médicos conforme a região do ouvido atingida? Descubra, agora, quais são os problemas que podem afetar o aparelho da audição!

  • Neurossensorial: é um problema no nervo auditivo ou nas células ciliadas, localizadas no ouvido interno, os quais (em uma situação normal) comunicam-se entre si;
  • Condutiva: ocorre quando os sons não podem ser conduzidos do ouvido médio ao interno para serem transmitidos ao sistema nervoso;
  • Mista: trata-se da perda neurossensorial e condutiva ao mesmo tempo. Nesse caso, tanto o ouvido interno como o externo são afetados;
  • Súbita: é caracterizada pela redução repentina na capacidade de ouvir.

Quais as principais causas dos danos no ouvido?

São diversas as causas da perda auditiva. O problema, por exemplo, pode ser congênito — ou seja, afetar os bebês desde o nascimento. Por sua vez, os idosos precisam ter um cuidado maior, uma vez que as células do ouvido ficam mais vulneráveis com o envelhecimento.

É importante ressaltar que os fatores externos também podem provocar danos à audição. Especialmente nas grandes cidades, é necessário encontrar meios de evitar a poluição sonora contínua.

Até mesmo a toxicidade dos remédios estão entre as principais razões para o surgimento de problemas no ouvido. Portanto, a procura imediata por um otorrinolaringologista é recomendada ao primeiro sinal de que o aparelho auditivo não está funcionando perfeitamente.

Afinal, é possível tratar a perda da audição?

Agora que você já sabe quais são os tipos de perda auditiva e suas principais causas, temos uma ótima notícia: sim, existe tratamento para curar ou amenizar os danos provocados no ouvido. Confira o que é indicado para cada caso!

Neurossensorial

A perda neurossensorial pode ser leve, moderada ou severa. Independentemente do grau, os danos no nervo auditivo ou nas células ciliadas não podem ser convertidos. No entanto, é possível lançar mãos de dispositivos que ajudam a amenizá-los.

Trata-se dos aparelhos auditivos, que amplificam o som de um ambiente. Pacientes que não têm boa resposta a essa alternativa podem recorrer a outras tecnologias, como o implante de ouvido médio ou o implante coclear, de acordo com prescrição médica.

Condutiva

Em geral, a perda condutiva varia do grau leve a moderado. Se o dano for temporário, o tratamento vai combatê-lo integralmente. Para isso, o especialista vai realizar procedimentos conforme a causa do problema. No caso de infecções, antibióticos são receitados ao paciente.

Mista

A depender de fatores como o grau do problema e a anatomia do ouvido, o profissional vai recomendar o método mais adequado, que pode ser combinado a outros. As medidas podem envolver o uso de medicamentos, de aparelhos auditivos e implantes no ouvido médio ou até mesmo a cirurgia.

Súbita

A perda de audição súbita também é tratada de acordo com os motivos que levaram ao dano. Podem ser usados aparelhos auditivos ou implante coclear, a depender da decisão do otorrinolaringologista.

Por fim, é importante ressaltar que a perda auditiva pode levar a implicações sérias, tanto de ordem física como emocional e social. Portanto, recomendamos a busca por médicos de alto gabarito na hora de cuidar da saúde da sua audição.

Gostou do post? Está precisando verificar a quantas andam os seus ouvidos? Entre em contato com o consultório Otorrino Paulista para conhecer em detalhes os serviços que oferecemos!

Powered by Rock Convert

Compartilhe !

Agendar consulta
1
Agendar consulta
Olá! Quer ter mais informações para agendar sua consulta?