Dor de ouvido: aprenda identificar o seu problema

Se alguma vez na vida você já sentiu incômodo ou dor no ouvido, sabe o quanto uma pequena inflamação na área pode doer. Parecendo uma dor aguda e profunda, a dor de ouvido causa um incômodo muito grande, que nem sempre sabemos o motivo ou mesmo a melhor forma de tratar. Por isso, a Otorrino Paulista vai falar exatamente sobre isso!

Normalmente associamos a dor de ouvido à água que entrou quando estávamos na piscina, praia, ou banho, até mesmo se machucamos utilizando as hastes de algodão em excesso, mas sabia que a inflamação e a dor de ouvido nem sempre são apenas isso? Veja dicas da Otorrino Paulista para saber qual remédio ouvido inflamado e o que é bom para dor de ouvido.

O que é a inflamação no ouvido?

A dor e o incômodo no ouvido podem ser caracterizados como resultado de uma inflamação na parte interior de nossa orelha, que conhecemos como ouvido.

De forma geral, toda inflamação no ouvido é chamada de “otite”, seja em qualquer região do ouvido, externa, média e interna. De acordo com a região afetada, a inflamação e consequentemente a dor podem ser maiores e de mais difícil intervenção e tratamento.

A causa mais comum do que conhecemos por inflamação no ouvido é a região da “otite externa”, quando a pele do canal auditivo fica inflamada pela presença de bactérias que se proliferam na região por excesso de calor e umidade. Por isso é muito comum que essa dor de ouvido mais “básica” e conhecida seja muito presente em bebês e crianças quando ficam muito expostos à água da praia ou piscina, por exemplo.

Já a otite média acontece na região média do ouvido e é normalmente causada por outras questões de saúde, como sinusite e resfriados. Neste caso é um pouco mais grave e deve ser consultada por um médico otorrino.

Principais sintomas de inflamação no ouvido

Mas quais são os principais sintomas no ouvido inflamado? Além da dor bastante profunda, a inflamação dá outros sinais? A resposta é sim, veja só!

Dependendo da região da inflamação, os sintomas serão diferentes. Na otite externa, é possível observar dor, coceira e a presença de alguma secreção, amarela ou branca.

Já na otite média a secreção no ouvido é presente, acompanhada de diminuição da audição, vermelhidão no local e febre, porque nosso corpo está reagindo àquela infecção.

Como identificar a inflamação do ouvido?

Além desses principais sintomas da inflamação como dor, vermelhidão, incômodo, febre e até mesmo secreção e perda da audição, prestar atenção na frequência de todos esses sintomas é muito importante.

Se você está sentindo uma ou mais dessas manifestações de inflamação no ouvido há mais de dois dias, a Otorrino Paulista recomenda que um médico seja procurado para que a infecção e dor sejam tratadas.

Além disso, estar atento à gravidade desses sintomas é essencial. Por exemplo, não deveríamos ter secreção em nossos ouvidos ou mesmo perder a audição por causa de alguma dor ou incômodo, por isso, procurar um otorrino se faz essencial nesses casos!

O profissional poderá examinar a região com cuidado, passar um remédio que não ajudará apenas no alívio da dor de ouvido, mas na verdadeira solução da inflamação.

Quais as causas da dor de ouvido?

Já mencionamos algumas causas de inflamação no ouvido, nos casos de otite externa e média, mas e quando não estamos necessariamente em um processo de inflamação? É possível experienciar incômodo e dor de ouvido ao entrar em túneis ou descer as serras ao viajarmos, por exemplo. Esses sintomas são comuns, mas não devem acontecer de forma extrema e incessante.

Quando passamos muito tempo debaixo d’água ou expomos nosso ouvido na água do banho, é possível que gotas entrem ali e causem grande incômodo, dor e a sensação de “ouvidos tapados”. Nestes casos, é importante tentar retirar essa água inclinando a cabeça, utilizando a ajuda de uma toalha ou secador de cabelo e até mesmo dando aqueles “pulinhos”, se necessário. Lembre-se que de forma alguma essa água deve ficar no ouvido!

Quais os tratamentos para dor de ouvido?

Se você quer saber como aliviar dor de ouvido, saiba que ela em si pode ser tratada com remédios e comprimidos analgésicos que ingerimos quando temos dores em geral, como dipirona, paracetamol ou ibuprofeno. Esses são bons remédios para ouvido inflamado.

Mas vale lembrar que esses medicamentos vão apenas amenizar a dor na região, e não resolver a verdadeira raiz do problema. Por isso é essencial que um médico otorrino seja consultado, a fim de examinar a inflamação e prescrever um medicamento adequado para a sua inflamação e dor de ouvido.

Outras dicas sobre o que é bom para dor de ouvido e para amenizar a dor é utilizar compressas frias ou quentes apoiadas na orelha e alongamentos no pescoço.

Mas para evitar a dor e inflamação no ouvido, a Otorrino Paulista recomenda que, sempre que possível, evitar o contato do ouvido com líquidos, uso excessivo de hastes de algodão e alta exposição a cigarro. Todas essas condições aumentam muito a probabilidade de alguma inflamação ou dor de ouvido.

Se a Otorrino Paulista te ajudou a identificar sua inflamação e dor de ouvido, além de ensinar a prevenir novas situações como essa, continue acompanhando nossos conteúdos! Lembre-se de sempre consultar um médico que possa te ajudar a se recuperar não apenas da dor, mas também da raiz do problema, neste caso, da inflamação e infecção! A Otorrino Paulista é uma clínica médica, especializada em Otorrinolaringologia que preza pela saúde e bem-estar de nossos pacientes, conte conosco!