Otorrino Paulista

Dor de ouvido no avião: quais os motivos e como evitar?

Ao voar, você ouve zumbidos ou tem a sensação de surdez parcial e momentânea? É isso o que acontece com muita gente quando a aeronave decola e aterrissa. De fato, a queixa de dor de ouvido no avião é bastante comum e pode atingir qualquer pessoa, independentemente da idade.

O desconforto pode ser ainda maior para quem usa aparelho auditivo, que não deve ser dispensado durante o voo. A pergunta que muitos fazem é sobre qual medida tomar para amenizar ou evitar o problema.

Neste post, entenda qual é a causa da dor de ouvido durante o voo e confira dicas simples para se livrar desse tipo de desconforto!

Qual a causa da dor de ouvido no avião?

Em geral, a dor de ouvido no avião ocorre durante a decolagem ou o pouso, momentos em que há uma rápida alteração na pressão do ar. Ainda que as crianças sintam mais os efeitos dessa mudança, os adultos também podem ser afetados com o problema.

O funcionamento inadequado da tuba auditiva — canal que liga a parte posterior do nariz à orelha média — gera desequilíbrio entre a pressão dentro e fora do aparelho auditivo. No momento da decolagem, pode haver excesso de ar na região, ao passo que, na hora  da aterrissagem, o volume de ar tende a diminuir.

Pessoas que sofrem de doenças como resfriado, gripe, rinite e sinusite são propensas a ter dor de ouvido ao voar. Apesar de as cabines serem pressurizadas, quando as vias estão congestionadas a troca do ar no ouvido pelo da aeronave é impossibilitada.

Como evitar o problema?

A dor de ouvido no avião pode ser evitada com algumas medidas simples. Confira!

Mastigue algo

A movimentação dos músculos do rosto durante a mastigação auxilia no equilíbrio da pressão no ouvido no momento em que há alteração de altitude. Uma dica é mascar chicletes ou mesmo levar algum alimento na bagagem de mão para comer, de acordo com as regras da companhia aérea.

Boceje

O bocejo, ainda que forçado, provoca o movimento dos músculos do rosto e oferece alívio quando acontece a mudança na pressão do ar, seja na decolagem, seja no pouso.

Tampe o nariz

Quando não se tem nada em mãos para comer ou mascar, o jeito é recorrer a algum macete para se livrar da dor de ouvido no avião. Nesse caso, você pode tampar o nariz e tomar sucessivos goles de água. Outra dica é engolir a própria saliva, em vez de ingerir o líquido.

Faça compressa quente

Há quem peça aos comissários água quente e lenços. A compressa, feita por cerca de dez minutos, pode ajudar a amenizar a dor.

Use spray nasal

O spray nasal atua na passagem do ar entre a região do nariz e ouvido, o que vai facilitar o equilíbrio da pressão interna com a da aeronave.

Evite dormir

O sono durante a decolagem ou o pouso pode aumentar a dor de ouvido. Isso acontece porque o corpo leva mais tempo para responder às mudanças quando dormimos. A orientação é evitar o repouso ao menos meia hora antes de o avião levantar voo ou aterrissar.

Não deixe as crianças deitadas

Bebês e crianças não devem ficar deitados quando a aeronave muda de altitude. Tal postura pode propiciar a obstrução do ouvido, o que vai gerar mais dor. Além disso, eles correm o risco de engasgar, se ficarem nessa posição.

Procure o especialista

Se nenhum dos métodos acima auxiliar na redução ou no alívio da dor de ouvido, indicamos uma consulta com o otorrinolaringologista. O profissional poderá recomendar o uso de algum medicamento para combater o problema, se julgar necessário.

Agora, sim, você sabe o que causa a dor de ouvido no avião e o que pode ser feito para evitá-la. Ao seguir as nossas dicas, as suas viagens certamente serão mais tranquilas e confortáveis, concorda?

E então, o que achou deste post? Já toma alguma medida para evitar o desconforto durante o voo? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que os seus amigos também saibam o que fazer para se livrar da dor de ouvido ao voar!

Powered by Rock Convert

Compartilhe !

Agendar consulta
1
Agendar consulta
Olá! Quer ter mais informações para agendar sua consulta?