Garganta inflamada: o que é bom e o que é preciso evitar

Garganta inflamada pode atingir qualquer pessoa e causa uma irritação que incomoda bastante. Qualquer um pode sofrer com esse problema e isso ocorre por diversos motivos no nosso dia a dia, como uma alimentação errada, mas não é um problema para se desesperar, pois com alguns cuidados simples, a sua garganta pode ficar boa novamente.

A garganta inflamada acontece por muitos motivos e, por isso, devemos nos atentar com o que pode ser bom para a saúde da nossa garganta e o que deve ser evitado para não ter problemas com a garganta.

No texto, a seguir, vamos mostrar o que é garganta inflamada, seus sintomas, tratamentos e mais dicas para evitar esse problema nada agradável.

O que é garganta inflamada?

A garganta inflamada é um problema inflamatório que causa irritação ou dor ao engolir alimentos ou não, esse problema pode ser seguido de uma forte gripe ou um pequeno resfriado.

A garganta inflamada pode ser fácil de tratar, mas, caso ocorra uma piora e a garganta inflamada tenha pus, é inevitável buscar uma ajuda médica, para que ele possa passar os melhores remédios e tratar desse problema.

Principais causas da garganta inflamada

Problemas na amigdalite, faringe e laringe podem causar inflamação na garganta e o organismo não consegue suportar essa irritação. Portanto, devemos nos atentar nas causa que pode ocasionar esses problemas:

  • Gripes e resfriados: Essas duas infecções virais podem resultar na garganta inflamada.
  • Falar muito: Quem vive falando muito pode ter problema com a garganta inflamada, pois ao falar muito sua garganta acaba ficando muito seca e isso acaba irritando essa parte do corpo.
  • Alergias: Algumas alergias podem trazer algum problema para a garganta.
  • Refluxo: Os ácidos que saem por conta do problema estomacal são danosos a sua garganta.
  • Infecções bacterianas: O mal cuidado com a garganta pode gerar uma inflamação na garganta.

Sintomas da garganta inflamada

A grande maioria dos sintomas da garganta inflamada é muito simples de ser notada pela pessoa e, dependendo dos sintomas, dá para saber qual a gravidade desse problema, mas para ajudar, vamos mostrar citar os principais sintomas que você deve se atentar:

  • Dor de garganta: Se sentir dor de garganta com frequência, pode ser um sintoma forte de garganta inflamada.
  • Dor ao engolir ou falar: Caso sinta dor ao falar ou engolir alimentos, é para tomar cuidado.
  • Tosse seca: Tossir constantemente é um grande indício de garganta inflamada.
  • Bebidas alcoólicas: Se uma quantidade de bebida alcoólica for ingerida, a garganta pode sofrer as consequências.
  • Febre: Febre alta ou baixa, é um dos sintomas de garganta inflamada. Então, fique atento a este sintoma.

Tratamento para garganta inflamada

Buscar um tratamento adequado é essencial para sua saúde e para evitar que uma garganta inflamada seja uma experiência pior do que o normal.

Portanto, buscar um otorrino é de extrema necessidade para tratar sua garganta inflamada, pois ele vai te atender e buscar o melhor tratamento para que você não sofra mais com esse problema. É importante ressaltar, que nunca é indicado comprar remédios sem a prescrição de um médico especializado. Porém, alguns tratamentos naturais são recomendados para diminuir esse problema da garganta inflamada, veja as 3 melhores opções naturais:

1. Chá de limão com mel e gengibre

Esse chá é simples de fazer e é muito eficaz, pois na sua composição existem muitos antibacterianos e anti-inflamatórios, além de ser uma ótima fonte de vitamina C, que é essencial para evitar resfriados e gripes.

  • Ingredientes: 1 xícara de chá de água fervente, 1 limão fatiado e um pedacinho de gengibre e mel.
  • Modo de preparo: Misture esses alimentos em um copo e deixe lá por 15 minutos, após esse tempo, coe o chá. Para melhor resultado, tome 2 vezes ao dia.

2. Chá de sálvia

Esse outro chá é ótimo para melhorar a garganta inflamada, pois nele existem antiinflamatórios e lubrificantes naturais, que vão deixar sua garganta ótima.

  • Ingredientes: Uma colher de sopa de sálvia e uma xícara de água fervente.
  • Modo de preparo: Misture a erva na água fervente e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, coe e tome o chá.

3. Vitamina de morango com mel

O morango é uma ótima fonte de vitamina C e o mel é um ótimo lubrificante para a garganta.

  • Ingredientes: 6 morangos, um copo de leite e mel
  • Modo de preparo: Essa vitamina é uma receita bem simples, pois basta misturar todos os ingredientes no liquidificador e bater até ter uma consistência de vitamina.

Alimentos bons para garganta inflamada

O que é bom para garganta inflamada? Alguns alimentos são grandes aliados para ter uma garganta saudável e evitar problemas maiores.

Para garganta inflamada é importante se atentar para consumir alimentos líquidos ou pastosos, pois isso evita a dor ao engolir a comida e a irritação na região. Veja alguns alimentos bons para garganta inflamada:

●     Vitaminas;

●     Ovos mexidos;

●     Sopas de legumes;

●     Mingaus;

●     Gelatina;

●     Iogurte;

●     Gelatina;

●     Purês de frutas ou de legumes;

●     Sucos de frutas não ácidas.

Alimentos para evitar com garganta inflamada

Os alimentos que mais devem ser evitados, quando você estiver com garganta inflamada são os mais consistentes, ou seja, alimentos difíceis de mastigar ou que sejam duros. Quando se ingere comida destes tipos, a garganta vai ficar mais dolorida, podendo causar problemas mais graves a você. Veja, agora, alguns alimentados para se evitar, quando estiver com a garganta inflamada:

●     Torradas;

●     Cereais;

●     Grãos (Amendoim, sementes de abóbora etc.);

●     Sorvete;

●     Suco ácidos (Abacaxi, laranja e limão);

●     Pão.

Essas foram algumas dicas para tratar a garganta inflamada, mas lembre-se que essas são algumas dicas. Portanto, não deixe de ir ao médico para que ele avalie o seu caso e saiba qual o melhor tratamento.

Para mais dicas de como cuidar e tratar da sua garganta inflamada sem dificuldades, acesse o site da Otorrino Paulista e veja o que pode ser feito de melhor para a saúde da sua garganta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp