Cor do catarro: saiba o que cada uma pode indicar

Além da cor do catarro, é necessário estar atento também à sua consistência. Assim, é mais fácil identificar a gravidade do problema e entender o que o seu organismo está querendo te dizer para, então, procurar um médico especializado. Pensando nisso, traremos dicas e lhes explicaremos o que cada cor e cada consistência de catarro pode indicar.

Catarro verde ou amarelo

O catarro sai verde ou amarelo geralmente como defesa do organismo a doenças como gripe, sinusite, resfriado. Essa cor do catarro é devido aos neutrófilos, células de defesa do nosso organismo. Essas células produzem, em muita ou pouca quantidade, proteínas de tons esverdeados, são elas que vão trazer essa cor ao catarro.

Catarro com sangue ou vermelho

A presença de sangue no catarro pode vir por causas mais ou menos graves. Se, por exemplo, você tiver tendo uma crise sinusite ou bronquite mais forte, a secreção nasal intensa pode acabar machucando as vias aéreas e, consequentemente, sair um pouquinho de sangue.

Mas é importante estar atento: muito sangue e em uma frequência maior pode indicar problemas mais graves como tuberculose, pneumonia ou câncer. Dessa maneira, a visita ao médico não pode ser deixada de lado de forma alguma.

Catarro branco ou cinza

Esse é o mais comum e o menos preocupante. Acontece quando tem uma inflamação nas vias respiratórias superiores do organismo e os seios nasais (espacinhos no nosso rosto que, quando temos uma crise de sinusite, uma gripe ou um resfriado, se enchem de catarro) ficam tão cheios que acabam jogando para a garganta e voltam pelo nariz. Dependendo da intensidade da crise, mais catarro pode vir.

Catarro marrom ou preto

Se o seu catarro está vindo marrom ou preto é hora de rever os seus hábitos e os lugares que você frequenta. O catarro marrom ou preto geralmente vem em pessoas fumantes ou que ficam, com frequência, em lugares de muita poluição. As partículas de sujeira no ar desses ambientes muito poluídos ou com fragmentos de materiais como pedaços de pedra, terra ou resina acabam se grudando nas vias respiratórias, e nosso organismo, com o intuito de limpar essas vias, produzem catarro.

Catarro rosa

O catarro rosa está intrinsecamente ligado ao coração. Ele pode indicar a presença de líquido no pulmão. Geralmente, esse líquido é sangue e se tem sangue preso no pulmão, é sinal de que o coração não está funcionando totalmente como deveria e pode indicar um caso de insuficiência cardíaca.

Sendo assim, o ideal é se consultar tanto com um cardiologista quanto com um pneumologista para que os problemas sejam alinhados, melhor tratados e, consequentemente, resolvidos mais rápido e com mais êxito.

A consistência do catarro

A consistência do catarro pode variar entre o mais líquido até o mais espesso. O ideal é que ele seja mais líquido, assim, não prejudicará a fluidez do organismo e poderá ser absorvido por ele com maior facilidade.

Quem está com o catarro em estado normal, provavelmente não estará com o incômodo do nariz entupido. Um catarro mais espesso é sinal de falta de água no organismo. Em tempos e lugares mais secos, o ideal é usar um umidificador de ar, é importante também a ingestão de bastante água, 2 litros ou mais e um soro fisiológico também ajudará na umidificação de seu catarro.

O catarro é algo comum e normal no nosso organismo. Ele é uma espécie de limpeza para tudo que fica em nossas vias respiratórias. Assim, o tratar e lidar com ele não é tão complicado, na maioria das vezes, ele passa muito rápido e se resolve sozinho.

Mas, ainda assim, é necessário estar atento à sua cor e consistência, uma vez que, diferente do usual, pode ser um sinal de alguma doença mais grave. Por isso, é preciso consultar um médico pneumologista ou otorrinolaringologista que vai te diagnosticar e passar o melhor tratamento.

Além disso, é importante ter sempre em mente que nosso organismo funciona à base de água. Portanto, é necessário ingerir bastante água e manter suas vias respiratórias hidratadas para, assim, prevenir problemas respiratórios futuros. Isso se torna ainda mais necessário caso você tome algum medicamento que tenha como reação a desidratação, neste caso, a importância de beber água e a quantidade dela triplicam.

A clínica médica Otorrino Paulista, localizada na Avenida Paulista, conta com o melhor time de profissionais. Lá, você encontrará médicos especializados em otorrinolaringologia prontos para te ajudar em qualquer problema que envolva nariz, seios da face, garganta e ouvidos. Não deixe nunca de procurar um médico. Só um profissional vai te indicar seu problema com certeza, avaliar com destreza a cor do catarro e te conduzir à melhor solução.

É necessário estar sempre atento à cor do catarro, ela vai indicar o que organismo está passando e te direcionar ao médico especializado para te ajudar – como a Otorrino Paulista, que tem vários profissionais da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Send via WhatsApp