Endocrinologista para emagrecer: será essa a solução?

O endocrinologista pode sim ser consultado quando o objetivo é emagrecimento. Em contrapartida, ele não trabalha sozinho para que os resultados do paciente sejam atingidos. Nesse caso, uma equipe multidisciplinar de médico, nutricionista e educador físico seria a solução. O profissional também atua em outras áreas relacionadas à liberação de hormônios. Neste artigo, você saberá se a busca por um endocrinologista para emagrecer é a melhor solução no seu caso, o que endocrinologista trata e outras curiosidades sobre a profissão.

Como já foi exemplificado, a especialidade médica que cuida do bom funcionamento das glândulas é a endocrinologia. Elas são órgãos do corpo humano que liberam os hormônios na corrente sanguínea. Já os hormônios são substâncias que regulam o funcionamento de diversas funções do nosso organismo e, por isso, muito importantes. Quando uma glândula não funciona da maneira em que deveria ou quando outras doenças relacionadas ao metabolismo afetam o paciente, o endocrinologista deverá ser consultado.

Alguns problemas hormonais como obesidade, diabetes, osteoporose, dificuldades para engravidar, Síndrome do Ovário Policístico, amenorreia (falta de menstruação), hirsutismo (crescimento de pelos em mulheres em áreas onde comumente apenas os homens apresentam), tireoide, andropausa e alterações nos níveis de colesterol e triglicérides podem ser tratados. Por isso, muitas vezes é dito que o endocrinologista ajuda a emagrecer.

Endocrinologista para emagrecer: qual a função do profissional?

Ele irá diagnosticar o paciente e dizer o que pode estar impedindo-o de emagrecer ou de ganhar massa muscular, caso as situações sejam ocasionadas por distúrbios nas glândulas. Normalmente, os problemas acontecem pela falta de uma dieta saudável e individualizada e pelo sedentarismo. Mas é sempre bom ter um diagnóstico feito por especialistas. Além disso, é importante que, além do tratamento, também seja feita uma prevenção: com as instruções corretas, é possível regular os níveis de triglicérides e colesterol, e ainda prevenir o surgimento de diabetes.

Indivíduos que desejam emagrecer podem sim buscar o apoio de um endocrinologista. O médico irá solicitar exames clínicos e laboratoriais para verificar se todas as glândulas estão funcionando de maneira saudável e se o sobrepeso existe por alguma alteração hormonal. Ou seja, neste caso ele será responsável principalmente pelo metabolismo do paciente.

Metabolismo

Metabolismo é o conjunto de transformações das substâncias químicas no interior dos organismos vivos. A expressão “metabolismo celular” é usada para designar o conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células, como síntese (anabolismo) e desassimilação (catabolismo): ambas liberam energia.

Se quer saber mais, pesquise “endocrinologia qual a função” | Foto: Element5 Digital

O nutricionista é importante no tratamento pois irá elaborar uma dieta de acordo com os objetivos estéticos e de saúde do paciente, respeitando as suas características. O endocrinologista complementa o tratamento pois pode prescrever, se necessário, medicamentos ao paciente para que tenha um metabolismo equilibrado. Qualquer tipo de alteração hormonal pode causar mudanças significativas no bem-estar e na qualidade de vida de uma pessoa.

E, pensando em qualidade de vida, nada melhor do que o acompanhamento de um profissional da Educação Física. Exercícios físicos são importantes para a regulação do sono, para controle de estresse e ansiedade e, claro, para gastar mais calorias, o que contribui com o processo de emagrecimento. Se forem realizados ao ar livre, melhor ainda: isso pode regular os seus níveis de vitamina D.

Indicação de endocrinologista

A Otorrino Paulista é uma clínica que preza por um atendimento humanizado. Você terá acesso a profissionais preparados para tratar suas queixas e diagnosticar o seu problema. Agende a sua consulta com o Dr. Adriano Radin, especialista em endocrinologia e metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia pelo número de Whatsapp (11) 99142 – 2342, de segunda à sexta-feira, das 08h às 19h. Tem mais alguma dúvida se a endocrinologia para emagrecer funciona? Não deixe de clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Send via WhatsApp