Endocrinologista para emagrecer: veja como esse profissional pode te ajudar!

Qual médico pode ajudar alguém a emagrecer? Comumente as pessoas procuram por um nutricionista quando desejam perder os quilos extra, porém poucas sabem que um endocrinologista também pode colaborar nessa tarefa. Ficou surpreso? Então, continue lendo para saber como endocrinologista ajuda a emagrecer!

O que faz um endocrinologista

Não é muito comum ouvirmos as pessoas falando sobre endocrinologia, então, é perfeitamente normal que haja dúvidas sobre essa área da medicina. Para que você possa esclarecê-las da melhor forma possível, a Otorrino Paulista te explica o que faz um endocrinologista.

Endocrinologista é o médico que cuida do sistema endócrino, aquele composto por um sistema relacionado à produção de glândulas que produzem hormônios e que, junto com o sistema nervoso, ajudam a controlar o corpo.Por isso, doenças que podem ser causadas por alterações hormonais são áreas de estudo deste médico.

Alguns exemplos são: problemas na tireoide, diabetes, hipertensão e obesidade. No entanto, essas não são as únicas funções do profissional. Vamos te explicar mais, a seguir!

Problemas na tireoide

Tireoide é a glândula responsável por regular o metabolismo, essa que é uma das relações entre endocrinologia e obesidade. Localizada no pescoço, a tireoide pode ter seu funcionamento alterado por:

  • hipertireoidismo: quando há produção de hormônios em excesso
  • hipotireoidismo: quando não há produção suficiente de hormônios
  • bócio: aumento de tamanho da glândula.

Em casos de alterações na tireoide, o endocrinologista irá analisar a região por meio de toques e exames para diagnosticar o problema. Após a causa ser identificada, o tratamento poderá ocorrer com remédios ou com a retirada da glândula.

Hipertensão

Hipertensão é a famosa pressão alta que corresponde ao aumento da pressão sanguínea nas artérias. Ela pode atingir níveis preocupantes, colocando em risco a saúde do paciente.

Comumente a pressão alta é herdada dos pais, porém também há outros fatores que podem influenciar na doença, como alterações na tireoide.

Depois de fazer a medição da pressão, por meio de um medidor de pressão, e analisar o histórico do paciente, o endocrinologista prescreverá os cuidados que o paciente deverá ter para manter a pressão estável.

Diabetes

A diabetes ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente para controlar os níveis de glicose no sangue. Como consequência, o diabético pode ter problemas de visão, desidratação, dificuldades para respirar, entre outros. Um endocrinologista irá analisar os níveis de glicose obtidos por exames e, assim, prescrever a medicação necessária.

Síndrome de Cushing

A síndrome de Cushing é uma alteração hormonal que aumenta os níveis do hormônio cortisol no sangue. Esse aumento de cortisol causa, entre outras coisas, rápido ganho de peso e acumulação de gordura no abdômen e na face.

Pode ser muito difícil a um paciente perder peso se ele sofrer da síndrome de Cushing. Por isso, ele deve procurar um profissional da área de endocrinologia para saber se tem o problema. O diagnóstico é feito a partir da análise dos sintomas que o paciente sente, de exames de laboratório e de imagem.

Quando procurar um endocrinologista para emagrecer

Muitos investem em dietas e exercícios físicos para emagrecer e, apesar de se esforçarem, não conseguem perder peso. Nesses casos, a obesidade pode estar relacionada com outros problemas. Assim, é necessário obter um diagnóstico da causa da obesidade.

Geralmente, pessoas obesas enfrentam diabetes e problemas hormonais relacionados à tireoide. Por isso, a visita a um médico da área de endocrinologia ajuda a identificar as causas da obesidade.

Se depois de pedir alguns exames, o endocrinologista constatar que a obesidade está relacionada a alterações hormonais, ele poderá indicar remédios para controle da tireoide, diminuição de apetite ou da retenção de líquidos e aceleração de metabolismo. Junto a essas iniciativas, o médico também pode sugerir um tratamento em conjunto com um nutricionista.

O profissional da nutrição irá elaborar uma dieta com os nutrientes que o endocrinologista notar que faltam ao paciente. A partir desse trabalho de análise das condições clínicas do paciente e da ajuda de um nutricionista, o endocrinologista pode ajudar no processo de emagrecimento.

Otorrino Paulista te ajuda a emagrecer

Caso você faça parte desse grupo que tenta emagrecer, mas não consegue, procure um endocrinologista. A clínica Otorrino Paulista é especializada em serviços médicos da região da face, como a endocrinologia.

Na Otorrino Paulista você terá um excelente atendimento, com profissionais bem preparados para acolher suas queixas e diagnosticar seu problema. Agende sua consulta pelo número de  Whatsapp (11) 99142-2342, de segunda à sexta-feira, das 08h às 19 horas. Para saber mais, acesse o site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Send via WhatsApp