Endocrinologista esportivo: conheça mais sobre a profissão

O endocrinologista esportivo elabora estratégias para que atletas tenham bons rendimentos em suas modalidades esportivas. Isso porque hormônios regulados, uma alimentação ajustada e um percentual de gordura mais baixo são pilares para conseguir cumprir os objetivos almejados. Além dos atletas, qualquer pessoa que pratica atividade física ou não pode recorrer ao profissional, pois ele irá auxiliar em metas como: hipertrofia, emagrecimento ou regulação hormonal.

Endocrinologista esportivo

Treinar musculação e/ou praticar outros esportes já oferece uma maior liberação hormonal. Entretanto, alguns fatores externos como doenças autoimunes e endócrinas, por exemplo, podem fazer com que o corpo não funcione normalmente.

O acompanhamento com o endocrinologista é muito importante nesse e em outros casos, já que ele poderá avaliar a composição corporal, a disposição de hormônios e outros distúrbios nas glândulas que podem contribuir para o aumento ou perda de peso. Se necessário, será feito um tratamento que pode incluir uma modulação hormonal em casos específicos.

Hormônios importantes para atletas

O endocrinologista de esportes é altamente recomendado para a regulação de hormônios, como já foi exemplificado. Para quem tem objetivos estéticos ou pratica esportes de alta performance, a checagem dos mesmos faz muita diferença. Isso deve ser feito com frequência, principalmente dos que serão citados a seguir, fundamentais para o desempenho esportivo:

T4

O T4 é um dos hormônios secretados pela glândula tireoide. Ele é um dos responsáveis pela regulação do metabolismo em seres humanos e age nos rins e nos intestinos. Atua também no desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso central. Além disso, é responsável por regular a oxigenação no sangue e contribuir no crescimento dos músculos e da massa óssea.

Doenças como hipertireoidismo e hipotireoidismo, ocasionadas por disfunções na glândula tireoide,  também podem atrapalhar os resultados dos atletas, mesmo que eles sigam à risca os treinos e cuidem da alimentação. Em ambos os casos, o trabalho do endocrinologista é fundamental.

Hipotireoidismo

Acontece pela diminuição dos hormônios secretados pela glândula tireoide, o que pode tornar o metabolismo lento. Os sintomas variam de paciente para paciente. Os mais comuns são: irregularidade na menstruação, diminuição da libido, fraqueza, dores musculares, cãibras, diminuição da massa óssea e metabolismo energético lento, o que pode ocasionar retenção de líquidos e ganho de peso.

Hipertireoidismo

Com o hipertireoidismo, o metabolismo fica muito acelerado pela alta liberação dos hormônios, o que pode ocasionar taquicardia, ou seja, batimentos cardíacos muito acelerados. Dessa forma, pode ocorrer emagrecimento e enfraquecimento ósseo. Pela elevação da temperatura corporal,o indivíduo pode suar em excesso e sentir muito calor.

Testosterona

É um hormônio fundamental para o ganho de massa muscular: ter um percentual satisfatório de massa magra pode auxiliar no emagrecimento, pois manter o tecido muscular consome muitas calorias. Assim, o metabolismo fica mais alto. Normalmente, mulheres têm níveis de testosterona mais baixos do que os dos homens, mas ainda assim devem contar com o hormônio.

GH

É conhecido também como hormônio do crescimento. Nos primeiros anos de vida ele começa a agir e atinge um grande pico na adolescência. Entretanto, deve continuar em atuação por um longo período da vida. Liberado durante o sono, contribui na manutenção da densidade óssea, na síntese de massa muscular e na perda de gordura corporal. Isso o torna um dos hormônios essenciais para quem pratica esportes.

Endocrinologista ajuda a emagrecer?

Metas sobre dieta e exercícios físicos deverão ser estabelecidas, mesmo com o tratamento médico. O endocrinologista esportivo pode ser consultado quando o objetivo é emagrecimento, mas não trabalha sozinho. Para que os resultados do paciente sejam atingidos nesse caso, uma equipe multidisciplinar de médico, nutricionista e educador físico é altamente recomendada. Na Otorrino Paulista, existe a possibilidade de consulta com um endocrinologista especializado em Metabologia pelo número de Whatsapp (11) 99142 – 2342. O atendimento deverá ser marcado de segunda à sexta-feira, das 08h às 19h. Tem mais alguma dúvida em como o endocrinologista pode te ajudar a emagrecer? Clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Send via WhatsApp