Qual a importância do cardiologista para o diagnóstico da apneia do sono?

É muito difícil acostumar-se com o ronco do parceiro, ou até mesmo o seu, e ter uma noite de sono mal dormida, que não serve para recuperar as energias. Mas, você sabia que esses e diversos outros sintomas podem indicar uma apneia de sono? Muita gente não sabe, mas a apneia obstrutiva do sono pode estar relacionada a problemas cardíacos. Assim, um cardiologista pode ajudar as pessoas que sofrem dessa condição. Assim, é muito importante saber o que é a apneia do sono para possíveis tratamentos.

A apneia do sono é uma síndrome comum e também caracterizada como um distúrbio de sono. Ela pode ser muito grave, uma vez que leva as pessoas a pararem de respirar de forma momentânea quando estão dormindo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é apneia obstrutiva do sono?

Como o próprio nome diz, a apneia é uma obstrução do sono. Assim, as pessoas que sofrem com essa condição têm suas noites de descanso afetadas. A interrupção acontece quando as vias aéreas, responsáveis por permitir a respiração de forma adequada, são bloqueadas por causa do relaxamento dos tecidos da faringe e da base da língua. Quando esse relaxamento ocorre, a passagem de ar fica obstruída, limitando a quantidade de ar que chega até os pulmões e consequentemente afetando a respiração da pessoa.

As ocorrências podem ser poucas ou muitas vezes durante a noite, e intercaladas com breves despertares. A pessoa percebe que está ficando sem ar e desperta, com a intenção de voltar a respirar. No entanto, raramente ela percebe que acorda pela situação da falta de ar.

Como saber se tenho apneia de sono?

A apneia do sono apresenta sintomas muito fáceis de serem reconhecidos e as pessoas que têm o distúrbio devem aproveitar-se disso para procurar profissionais para tratar a condição, já que ela pode se agravar rapidamente.

O sintoma mais comum para identificá-la, como já foi mencionado, é o ronco, ruído causado pela dificuldade de respiração enquanto a pessoa está dormindo. Justamente porque a apneia causa obstrução do ar, o ciclo de sono é afetado. Assim, a qualidade de suas noites de sono não são boas porque o corpo está sempre atento à falta de ar no organismo.

Essa questão causa sintomas muito perceptíveis, mas que podem ser confundidos apenas com cansaço, como sonolência durante o dia, dificuldade de concentração, dor de cabeça, irritabilidade e impotência. Para não misturar a apneia com um simples cansaço, tente pensar em situações em que você não está estressado ou ansioso com algo e, mesmo assim, não descansa durante a noite e continua com todos esses demais sintomas durante o dia. Se eles perdurarem, vá ao médico e procure ajuda para um diagnóstico profissional.

Outra forma de auxílio é pedir a quem dorme ao seu lado ou a quem convive com você para que observe o seu sono. Essa pessoa pode notar os roncos causados pela obstrução das vias aéreas e os sintomas da privação do sono durante o dia.

O que é apneia do sono grave?

Como foi dito, o distúrbio da apneia do sono é algo muito comum, mas que pode tornar-se grave com o passar do tempo. Você sabe a diferença de uma simples apneia do sono para a evolução de um distúrbio grave? Quando a condição da pessoa é severa, ela continua com todos os demais sintomas e alguns outros mais preocupantes, por exemplo problemas cardíacos, como arritmia grave e/ou insuficiência cardíaca e coronariana, que ocorre quando uma das artérias do coração é gravemente afetada.

A única forma de diagnosticar que a apneia de sono está em estado grave em um paciente é realizando o exame de polissonografia, que é um monitoramento enquanto ele dorme para analisar quantos eventos de apneia ocorrem por hora. Para pessoas adultas, cinco eventos por hora é considerado normal; 15 eventos por hora é considerado apneia leve; 30 eventos já é preocupante, mas moderado. Passando de 30 eventos por hora, o estado já é grave.

Como um cardiologista pode ajudar?

Diversos tipos de médicos podem identificar a apneia do sono. Afinal, a principal questão afetada é a respiração, que todos os médicos conseguem aferir se está adequada ou não. Mesmo assim, a medicina do sono é uma área que conta com muitos especialistas que atuam para tratar questões que obstruem o sono, como a apneia do sono. Em especial, principalmente para as pessoas que sofrem de apneia do sono grave, um cardiologista deve ser consultado.

A maioria dos sintomas apresentados por alguém com apneia de sono grave são problemas cardíacos que devem ser estudados por meio de exames cardíacos e do acompanhamento de um profissional que atua nessa área. A apneia do sono afeta gravemente o sistema cardiovascular de quem sofre com esse distúrbio. E, como foi apresentado, os sintomas são preocupantes e podem levar até à morte. 

Quais são os impactos para a sociedade brasileira?

A apneia do sono é uma síndrome muito comum e atinge mais de 30% da população brasileira. Segundo estudos, a condição afeta mais os homens, que têm menos costume de fazer visitas aos consultórios médicos para cuidar da saúde. Além disso, a síndrome também pode agravar-se nas condições de obesidade e envelhecimento, por exemplo.

Conheça a Otorrino Paulista

Agora que você sabe o que é apneia do sono, quais são seus sintomas e como ela pode ser grave na vida de qualquer pessoa, marque uma consulta com um cardiologista da Otorrino Paulista. Se você reparou alterações em seu sono ou tem notado um cansaço que não é recuperável durante a noite, pergunte a um familiar ou pessoa que mora com você se eles percebem roncos ou paradas momentâneas de respiração à noite.

A apneia é uma síndrome grave, que apesar de comum, pode comprometer sua saúde e rotina, atrapalhar sua produtividade e causar diversos problemas na vida pessoal e profissional. Além disso, também pode afetar gravemente sua saúde cardiovascular. Por isso, procure um cardiologista na Otorrino Paulista, faça exames cardiológicos e trate essa condição. Não corra perigo por algo que pode ser diagnosticado apenas com uma visita ao médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Send via WhatsApp