Otoplastia: conheça uma das cirurgias mais feitas no Brasil

Utilizada para alterar a forma popularmente conhecida como “orelha de abano”, a otoplastia está entre as cirurgias plásticas mais feitas por brasileiros. Além de sua função mais conhecida, esse procedimento estético é utilizado para tratar de outros tipos de deformidades, a maioria congênitas.

A seguir, você irá entender melhor o que é otoplastia, para que serve, como funciona e quais os cuidados necessários no pós-operatório. Continue a leitura!

O que é otoplastia?

O procedimento chamado otoplastia se trata de uma cirurgia estética utilizada para corrigir deformidades nas orelhas. É comum que o procedimento seja realizado por um cirurgião otorrinolaringologista.

Além da correção de orelhas proeminentes, outras situações que sugerem o tratamento com técnicas de otoplastia são:

  • sequelas de traumas
  • orelhas constritas
  • ausência congênita das orelhas.

A comumente chamada “orelha de abano”, quando a orelha tem uma angulação maior em relação à cabeça, e, por isso, é considerada “aberta”, é o principal motivo que leva a essa intervenção.

Esse tipo de problema atinge de 2% a 5% da população e tem origem genética. A cirurgia só pode ser realizada a partir dos seis anos, pois é nessa idade que as orelhas estão com quase 100% de seu tamanho em formação.

Como funciona o procedimento?

Quando o problema é a orelha de abano, a otoplastia bilateral (nas duas orelhas) dura por volta de 90 minutos, enquanto a unilateral (em uma das orelhas) leva em média 20 minutos.

O período de internação pode durar de quatro a oito horas, variando conforme a preparação para a cirurgia, processo operatório e recuperação anestésica. A anestesia pode ser geral ou local, sendo que a local resulta em maior tempo de internação hospitalar.

Durante o procedimento, a cartilagem é remodelada e aproximada em relação à cabeça. Para a correção é feito um corte atrás da orelha. Desta forma, o cirurgião trabalha para aproximar o pavilhão auricular do crânio, por meio do enfraquecimento de partes da cartilagem e a realização de pontos internos.

Não existe idade máxima para realizar a cirurgia. Por isso, as pessoas também podem operar na fase adulta. A otoplastia não possui muitos riscos, apenas o de reação alérgica à anestesia. Mas, isso é algo que pode acontecer em qualquer interferência cirúrgica que necessite de alguma substância anestésica. E, por ser quase invisível, a cicatriz proveniente do procedimento não é algo que requer preocupações.

Quais cuidados tomar após a cirurgia otoplastia?

A cirurgia otoplastia não é de alto risco, mas ainda necessita de cuidados pós-operatórios. O tempo para a retirada dos pontos varia de 10 a 15 dias após a cirurgia. Não é comum que haja dores no local da operação. Caso aconteça, a ingestão de simples analgésicos deve ser eficaz para amenizar.

Durante os primeiros seis meses depois da cirurgia é necessário usar a faixa de contenção das orelhas e realizar a limpeza da cicatriz corretamente. Também, é preciso evitar friagem, sol, traumas no local e deitar a cabeça do lado da área operada.

Outra recomendação importante é ficar pelo menos dois dias de repouso total, antes de retomar a rotina normal, no trabalho, escola ou faculdade.

Pode ser que surjam inchaços (edemas), manchas roxas (equimoses) e algumas outras reações depois da cirurgia. Uma prévia do resultado final já pode ser percebida 60 dias após o procedimento. E, depois de 18 meses já deve ser possível ver como as orelhas ficarão de forma definitiva.

Reincidências podem acontecer

Em determinados casos, pode acontecer de os pontos internos abrirem. Para evitar ao máximo que isso aconteça, é preciso tomar todos os cuidados necessários no pós-operatório. Caso as reincidências ocorram, é possível realizar uma correção no consultório responsável.

Como a Otorrino Paulista pode te ajudar?

Otorrino Paulista é um consultório especializado em otorrinolaringologia que trabalha com profissionais de excelência, cujos principais objetivos são cuidar dos outros com extrema humanidade, cautela e clareza. Se seu objetivo é a cirurgia otoplastia para orelha de abano, não hesite em se consultar com um profissional da clínica.

A otoplastia é uma cirurgia simples e segura, mas que necessita de alguns cuidados, principalmente para que não existam complicações futuras. Por isso, o mais sensato a se fazer é se consultar com um bom otorrinolaringologista e seguir todas suas recomendações. A fim de que em 18 meses você possa usufruir plenamente dos resultados da cirurgia.

Entre em contato pelo site ou envie uma mensagem para o número de Whatsapp (11) 99142-2342 e agende sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *