Para proporcionar resultados eficientes, o trabalho de reabilitação deve ser feito sob orientação médica. Além disso, é importante ressaltar que a dedicação do paciente e o apoio da família são fundamentais durante o processo que culmina na compreensão dos estímulos sonoros.
O que é reabilitação auditiva?
O trabalho de reabilitação envolve o treino de detecção e a discriminação, bem como o reconhecimento e a compreensão dos estímulos sonoros. Ele só é possível graças ao emprego de dispositivos específicos, cuja finalidade é amplificar o som.
Quais as etapas da reabilitação da audição?
Diagnóstico da perda auditiva
O especialista é quem vai solicitar os exames necessários para identificar qual é o motivo da dificuldade para ouvir os sons. Caso haja perda de audição, ele recomendará o uso de um dispositivo que vai auxiliar o trabalho de reabilitação auditiva.
Consulta com o fonoaudiólogo
Escolha do aparelho
Para o sucesso do trabalho, é fundamental implantar os recursos assim que a perda auditiva é identificada. Contudo, as tecnologias amplificadoras do som precisam ser adequadas ao paciente, que deverá fazer o uso delas conforme recomendação médica.
Adaptação aos aparelhos auditivos
Porém, é preciso observar também como o paciente reage à situação e de que forma o dispositivo escolhido vai interferir em sua rotina e sua autoimagem. Nesse sentido, há quem prefira aparelhos mais discretos, mas nem todos se sentem confortáveis com essas opções.
Uma recomendação importante é realizar testes para descobrir qual o modelo mais eficaz. Em muitas situações, é indicado ainda o uso gradual do dispositivo até que a pessoa se acostume com ele e passe a reagir naturalmente aos estímulos sonoros.
Agora você sabe o que é reabilitação auditiva e quais são as etapas para desenvolver as habilidades de audição perdidas. Por fim, lembre-se de que o sucesso do tratamento só é possível com o auxílio de profissionais especializados. Portanto, procure uma clínica de confiança para cuidar dos seus ouvidos, combinado?