Saúde nasal: 5 dicas para prevenir doenças e irritações

Muitas pessoas não sabem, mas manter a saúde nasal em dia é muito importante, por garantir uma respiração adequada e prevenir problemas como congestão nasal, sinusite, alergias e infecções.

Neste texto, iremos mostrar para você tudo sobre doenças nasais e irritação nasal, então fique atento a todas essas informações.

Principais doenças nasais

Algumas das principais doenças nasais incluem:

• Rinite;
  • Sinusite;
  • Desvio de septo;
  • Pólipos nasais;
  • Sangramento nasal;
  • Câncer de nariz.

Rinite

É um tipo de condição caracterizada por uma inflamação mucosa nasal, podendo ser causada por reação alérgica a vários tipos de substâncias, sejam elas poeira, ácaros, pólen e até mesmo a pelos de animais. Também existem pessoas que têm reação à fumaça, produtos químicos e ainda a mudanças bruscas de temperatura.

Os sintomas mais comuns de quem tem rinite são: congestão nasal, coriza, espirros, coceira no nariz, na garganta e nos olhos, e diminuição do olfato.

Existem dois tipos de rinite, a alérgica e a não alérgica. O diagnóstico é feito através da avaliação dos sintomas, histórico da pessoa e testes de alergia.

O tratamento pode incluir medicamentos antialérgicos, corticóides nasais, descongestionantes e imunoterapia (que são as vacinas contra alergias).

Caso você esteja passando por isso, o mais indicado é que você procure uma orientação médica, para que sejam realizados os procedimentos necessários para aliviar os sintomas.

Uma das perguntas mais frequentes é se a rinite tem cura, e a resposta depende de qual seria o tipo. A rinite aguda tem cura e pode ser alcançada através de tratamento, porém no caso da rinite alérgica, existe tratamento, mas não tem cura. Se a pessoa fizer todo tratamento corretamente, ela poderá amenizar os sintomas.

Sinusite

É uma inflamação que ocorre nos seios da face, e ela pode ser causada por uma infecção viral, bacteriana ou fúngica, podendo ocorrer também como resultado de alergias, pólipos nasais e desvio de septo.

Os sintomas incluem dores de cabeça, pressão facial, dor nos seios da face, congestão nasal, coriza, tosse e febre. O tratamento pode incluir medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos, corticosteróides e descongestionantes. Em alguns casos, antibióticos.

Além disso, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar os sintomas, como lavar o nariz com solução salina, usar umidificador de ar e evitar ter contato com fumaça de cigarro e poluição.

Caso os sintomas persistirem, procure um médico responsável para que ele possa avaliar e transcrever um tratamento adequado.

Sinusite tem cura? Sim, ela pode ser tratada e, na maioria dos casos, tem cura. E algumas medidas podem ser tomadas em casa para ajudar a aliviar os sintomas.

Desvio de septo

É uma condição em que o septo nasal (a parede de cartilagem e o osso que divide as narinas), é deslocado para um dos lados. Isso pode dificultar a respiração e causar outros problemas nasais, como sinusite, ronco e até apneia do sono.

Esse desvio pode ser causado por um trauma no nariz, como por exemplo uma lesão esportiva ou acidente de carro, ou simplesmente por uma condição congênita. Os sintomas vão desde a dificuldade de respirar pelo nariz, congestão, dor de cabeça, e ressecamento nas narinas até o sangramento nasal.

O tratamento pode incluir medicamentos para aliviar os sintomas ou envolver cirurgia reparatória.

Pólipos nasais

São crescimentos benignos e macios que acabam se desenvolvendo nas cavidades nasais, parecendo com pequenos sacos de tecidos inflamados. Geralmente, se desenvolvem a partir do revestimento dos seios nasais ou das membranas mucosas que revestem as cavidades nasais.

Os sintomas comuns são obstrução nasal, coriza frequente, congestão nasal, diminuição do olfato e do paladar, dor de cabeça e dor na face. Alguns dos fatores de risco incluem asma, alergias, infecções respiratórias, sinusite crônica e intolerância à aspirina.

O tratamento envolve medicamentos ou até mesmo cirurgia para remoção, mas nesse caso, apenas se os medicamentos não forem eficazes.

Sangramento Nasal

Também conhecido como epistaxe, é uma condição em que há sangramento que ocorre a partir do interior do nariz. Isso pode ocorrer por várias razões:

• Lesões no nariz;
  • Ressecamento nasal;
  • Hipertensão arterial.

Em muitos casos, o sangramento pode ser controlado em casa, mas em casos graves ou persistentes, é importante procurar um atendimento médico.

O que causa irritação nasal?

A irritação nasal pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo:

• Alergias;
  • Produtos químicos;
  • Fumaça;
  • Infecções
  • Tempo seco;
  • Desvio de septo nasal.

Caso a irritação persista ou piore, é importante fazer uma consulta médica para que se possa determinar a causa e o tratamento específico para o seu caso.

Alergias

Podem levar à irritação nasal, espirros, coriza e congestão nasal. Os alérgenos mais comuns são: pólen, poeira, mofo e pelos de animais.

Fumaça

A exposição à fumaça pode causar irritação nasal significativa. Isso ocorre porque a fumaça contém partículas e gases irritantes que podem causar inflamação e irritação nasal.

Os sintomas comuns causados pela exposição à fumaça incluem espirros, coceira, coriza, congestão nasal, nariz entupido e, às vezes, até mesmo sangramento.

Infecção

As infecções respiratórias, como gripes e resfriados comuns, podem causar irritação nasal significativa, causando inflamação do revestimento nasal e podendo levar a sintomas como espirros, coriza, congestão nasal e nariz entupido.

5 dicas para prevenir doenças e irritações nasais

Aqui estão cinco dicas para prevenir doenças e irritações nasais:

Mantenha uma boa higiene nasal:

Lave sempre as mãos e evite tocar seu nariz para evitar a propagação de germes, além disso, limpe o interior do nariz com spray nasal para que qualquer sujeira possa ser removida, ajudando a prevenir infecções e irritações;

Evite ambientes que causem irritação:

Evite locais onde haja muita exposição de fumaça de cigarro, produtos químicos e poluição;

Mantenha a casa sempre limpa:

Manter a casa sempre limpa e livre de poeira, pelos de animais e mofo, é fundamental para que não haja um agravamento de alergias;

Hidrate o ar:

O ar seco pode irritar o nariz, especialmente durante o inverno, por isso, use um umidificador para adicionar umidade ao ar e assim evitar irritações;

Mantenha um estilo de vida saudável:

Isso inclui uma dieta balanceada, exercícios físicos regulares e uma boa higiene do sono, assim prevenindo doenças respiratórias.

Nesse texto mostramos a você o motivo de manter a saúde nasal em dia, e quais os fatores que a prejudicam, causando doenças nasais.A clínica Otorrino Paulista trabalha com profissionais qualificados e cuida dos seus pacientes da melhor maneira possível, utilizando o melhor que a medicina tem a oferecer. Portanto, se está preocupado com sua saúde nasal e quer uma opinião profissional sobre seu caso, não hesite em buscar um médico. Nós, da Otorrino Paulista, estamos sempre aqui para te ajudar. Consulte mais informações no site ou entre em contato pelo Whatsapp (11) 99142-2342.