Saiba mais sobre a imunoterapia para rinite alérgica

Você é uma daquelas pessoas que sofrem com alergias respiratórias quando há uma mudança no tempo? Ou que não consegue chegar perto de gatos e cachorros, porque os olhos incham e já começa a espirrar? Então, a imunoterapia pode ser a solução que você tanto procura! Já ficou sabendo desse tratamento?

A rinite é uma das doenças alérgicas mais comuns hoje em dia, só que não é causada por um vírus, como tantas outras patologias. Essa é só uma resposta excessiva que o nosso corpo dá quando entra em contato com algumas substâncias específicas.

Mas, quem é que gosta de ficar espirrando várias vezes no dia e ficar com o nariz escorrendo o tempo todo? Não é uma sensação muito agradável. Por isso, a imunoterapia para rinite pode te ajudar! Quer saber como? É só continuar a leitura!

O que é a rinite alérgica?

A rinite alérgica, como já dito, acontece através de uma resposta que nosso organismo dá ao entrar em contato com uma substância diferente que causa incômodo.

Uma das características dessa doença é a inflamação das mucosas nasais, porém nem sempre é um fator alérgico. Quando o caso é por alergia, existem algumas opções de tratamento como as vacinas antialérgicas!

Apesar de não ser uma doença grave, a rinite gera muitos incômodos para as pessoas que sofrem dela. Para tratar, os médicos costumam fazer o uso de imunoterapia, que se dá em 3 etapas:

  1. Primeiro diminuindo o contato do paciente com o agente que está causando a alergia;
  2. Depois inicia-se o uso de medicamentos antialérgicos;
  3. Por último, o paciente pode receber a vacina.

O objetivo dessa divisão em etapas para o tratamento, é inicialmente amenizar os sintomas, para depois oferecer uma alternativa que reduza a sensibilidade em relação ao agente causador da alergia.

A rinite alérgica pode ser identificada através de alguns sintomas básicos e bem comuns como espirros, congestão e corrimento nasal ou coceira no nariz. Além disso, há outros tipos de sintomas, como:

  • Falta de ar;
  • Dor de cabeça;
  • Febre;
  • Tosse;
  • Alterações no paladar e no olfato;
  • Olhos lacrimejando;
  • Olheiras;
  • Prurido ocular.

Geralmente, são partículas alergênicas no ar como fumaça, fungos, ácaros, poeiras e pelos de animais, que provocam as reações em nosso organismo já sensível.

O que é imunoterapia?

A imunoterapia se baseia em um conjunto de estratégias que tem como objetivo diminuir, consideravelmente, o grau de sensibilidade do paciente. O uso da imunoterapia é indicado para tratamento de casos alérgicos ou até mesmo alguns tipos de câncer e infecções, já que ela melhora a resposta imunológica do paciente.

A redução de sensibilidade se dá através do número de anticorpos IgE e na reação dos tecidos do organismo. Utilizando essa estratégia, é possível evitar que uma pessoa sofra com reações alérgicas graves e imediatas, como a anafilaxia. Além disso, a imunoterapia também é capaz de interferir em inflamações causadas, especificamente, por doenças alérgicas, as quais são características de rinite e bronquite.

Por isso, a imunoterapia acaba sendo uma ótima solução para todos os pacientes que sofrem com doenças alérgicas.

Como funciona a imunoterapia para rinite?

O tratamento de imunoterapia para rinite é feito utilizando vacinas. Durante esse processo, o paciente vai receber doses bem pequenas do agente causador das alergias. Então, a imunoterapia para rinite faz com que o organismo da pessoa se acostume à substância alergênica, para que, com o tempo, as reações comecem a diminuir.

Muitas pessoas gostam de esconder seus sintomas de crise alérgica utilizando produtos comuns que podem ser encontrados em farmácias, como sprays nasais. Contudo, a imunoterapia para rinite é o único método realmente capaz de controlar a doença e dessensibilizar o paciente.

A imunoterapia para rinite, hoje, atua contra as substâncias alergênicas mais comuns, como pelo de cachorro, ácaro e pólen. Mas o tratamento não tem efeito instantâneo, pois ele depende de etapas e pode durar anos. Por isso, requer muita paciência por parte do paciente!

Quando a imunoterapia é indicada?

A imunoterapia para alergia é indicada para pacientes que possuem maior sensibilidade com os seguintes agentes alergênicos: ácaro, pólens, fungos e venenos de insetos. Porém, a imunoterapia para rinite só tem início após a comprovação da presença de anticorpos IgE para tais substâncias no organismo e, somente depois de toda a comprovação, o paciente pode finalmente começar o tratamento.

Benefícios da imunoterapia para rinite

Ao fazer o tratamento de imunoterapia para rinite, o paciente tem acesso a diversos benefícios, como:

  • A redução da sensibilidade em relação a outras substâncias alergênicas;
  • Evita que outras doenças, como a asma, possam evoluir;
  • Diminui o risco de reações graves, como a anafilaxia;
  • Melhora a rotina de quem mora em cidades grandes e está sempre em contato com poeira e mudanças climáticas;
  • As crianças podem brincar  com animais e ursinhos de pelúcia, sem se preocupar com a alergia;
  • Melhora a qualidade de vida do paciente, já que diminui os sintomas da reação alérgica.

Tratamentos para rinite

Além da imunoterapia para rinite, existem algumas outras opções de tratamento que podem ajudar com a reação alérgica. São elas:

  • Lavar as narinas utilizando soro ou apenas uma solução salina;
  • Usar sprays nasais que tenham função descongestionante;
  • Usar antialérgicos;
  • Fazer uso de corticoides nasais.

Existe ainda um remédio caseiro que a pessoa pode fazer em casa: suco de laranja, cenoura e agrião. Ingredientes que, quando combinados, ajudam a melhorar o sistema imunológico. Além disso, para auxiliar no descongestionamento das vias nasais, você pode fazer um suco de gengibre com hortelã. Mas, essas não são soluções duradouras, pois as melhorias podem ser observadas apenas a curto prazo.

Todo tratamento deve ser feito com supervisão médica, para que os sintomas possam ser amenizados da maneira correta, sem gerar efeitos colaterais no paciente.

Outra recomendação é evitar ao máximo o agente alergênico e hábitos que influenciam nas reações extremas do organismo, como o tabagismo.

A imunoterapia é um tratamento que pode trazer benefícios incríveis, melhorando totalmente a qualidade de vida de uma pessoa.

Otorrino Paulista

A Empresa Otorrino Paulista, que atua na área de Medicina/Saúde, é uma Empresa Clínica Médica, especializada em Otorrinolaringologia e Imunoterapia. Entre em contato para marcar uma consulta e avaliar o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp