Doenças no nariz: conheça os sintomas e saiba identificá-las

O aparecimento de doenças nasais é algo muito comum e que acomete vários brasileiros todos os anos, principalmente em algumas épocas do ano. Dessa forma, existem alguns tipos que são mais simples, não tão graves, e outras que demandam uma maior atenção do paciente.

Nesse texto iremos abordar sintomas e como podemos identificar doenças no nariz, e os tipos de doenças respiratórias mais comuns.

Conheça 8 doenças do nariz e quais os seus sintomas

Existem alguns tipos de doenças nasais e que costumam ter sintomas bem parecidos umas com as outras, dificultando a respiração e ocasionando o congestionamento nasal. Dessa maneira, somente um médico especialista conseguirá identificar a patologia em questão com propriedade. Dessa forma, existem algumas doenças no nariz que são bastante comuns, veja os principais sintomas de cada uma: 

Principais sintomas da sinusite

O rosto é repleto de seios nasais, que são cavidades cheias de ar localizados perto do nariz. Nesse sentido, alguns acontecimentos podem fazer com que haja uma inflamação nesses seios nasais, é aí que começa a sinusite, uma das principais doenças nasais. Essa situação costuma ocorrer após uma infecção viral, uma crise alérgica ou pela inalação de poluentes.

O que caracteriza a sinusite é o aumento considerável da quantidade de mucosa nasal, chegando ao ponto de cortar a comunicação com as fossas nasais. Isso faz com que os principais sintomas sejam corrimento nasal, dor e sensação de peso na cabeça, os germes e fungos que estão crescendo nos seios nasais também podem causar mal cheiro.

Principais sintomas da rinite

Tem dois tipos de rinite, a alérgica e a vasomotora. Cada uma com a sua diferença. O ambiente possui algumas partículas que acabam sendo inaladas com o ar, como a poeira. A rinite alérgica é uma resposta do organismo a esses agentes, que são considerados invasores e o corpo entende que precisam ser combatidos. 

No caso da rinite vasomotora, ocorre que os indivíduos portadores possuem vasos sanguíneos faciais em excesso ou muito sensíveis. Assim, eles respondem a situações comuns diárias de forma exagerada. Ambas as doenças nasais possuem os mesmos sintomas: dores de cabeça, coriza, espirros, olhos e nariz irritados e problemas com odores. 

Principais sintomas do desvio de septo

O septo nasal é uma membrana localizada no nariz que tem como principal função fazer a separação entre as duas narinas. Nesse sentido, existe uma patologia chamada “desvio de septo” que faz com que essa parte do corpo fique torta, ou seja, há um espaço maior de um lado do nariz do que de outro. Sendo essa mais uma das doenças nasais que geram algumas complicações. 

Os sintomas do desvio de septo são justamente as complicações mencionadas. Primeiro que há uma dificuldade na respiração, uma vez que uma cavidade está com espaço de entrada de ar obstruído. Além disso, as pessoas acometidas podem ter apneia do sono, dor de cabeça frequente e algumas vezes até sangramentos nasais. 

Principais sintomas do pólipo nasal

Os pólipos nasais são tecidos inchados localizados nas cavidades nasais, nos seios paranasais ou nos seios da face, que são formados a partir de uma inflamação na mucosa causada por uma infecção nasal ou pela presença de um agente estranho nessa cavidade. O conjunto dos pólipos levam o nome de polipose nasal, é considerado um tumor benigno, ou seja, está na lista de doenças nasais. Esses pólipos podem ter diferentes cores e tamanhos. 

Como principal consequência do aparecimento dos pólipos nasais, as pessoas acometidas podem ter dificuldade de respirar, diminuição do olfato e do paladar, tosse, coriza e corrimento nasal, dor na cabeça, secreção, incômodo na garganta e uma sensação de cabeça e corpo pesados. 

Principais sintomas do congestionamento e da obstrução nasal

O congestionamento e a obstrução nasal correspondem a uma alta quantidade de secreção na mucosa nasal. Essa situação, na verdade, costuma ser mais um sintoma de outras doenças nasais que acometem o nariz do que um problema isolado. Por isso, é muito importante reconhecer os outros sintomas que aparecem em conjunto para conseguir identificar a verdadeira causa dessa obstrução. 

O congestionamento e a obstrução nasal geralmente ocorrem devido a um processo inflamatório nos seios nasais, sendo eles uma defesa do organismo a invasão de agentes estranhos e infecciosos. Nessas situações, a cor da mucosa pode ajudar na identificação do problema em questão. 

Principais sintomas dos tumores naso-sinusais

Os tumores naso-sinusais são mais complexos, pois eles podem representar um tumor benigno ou um tumor maligno. Geralmente os sintomas dessas doenças nasais geradas por tumores também se relacionam com a dificuldade de respirar e com o aparecimento de dores e corizas. 

Principais sintomas da apneia do sono

A apneia do sono é a principal causadora do ronco. Não é possível determinar com precisão o que causa essa apneia sem que haja a consulta com um médico especialista no assunto, entretanto, para todos os casos, o que faz com que haja essa situação é a obstrução de partes da via aérea durante alguns momentos da noite. O ronco é o barulho do ar passando nesses pontos obstruídos. 

Os principais sintomas da apneia do sono são o ronco, a dificuldade para dormir e a sensação de sonolência durante o dia. A maior preocupação relacionada a apneia do sono é como uma das doenças nasais é, na verdade, o fato de que essa patologia aumenta a chance da ocorrência de arritmia, infarto e hipertensão. Além disso, outros órgãos do corpo também podem ser acometidos. 

Principais sintomas das malformações congênitas naso-sinusais

As doenças nasais mencionadas, menos o desvio de septo, são desenvolvidas durante a vida das pessoas, entretanto, muitas dessas situações podem ser oriundas de algum problema que ocorre durante a formação do feto, ou seja, os bebês nascem com problemas na formação das cavidades nasais que fazem com que eles passem por algumas situações complicadas relacionadas a respiração. 

Geralmente essas pessoas costumam ter uma dificuldade a mais para esperar e estão mais propensas ao desenvolvimento de outras doenças respiratórias. Quanto mais cedo forem percebidas essas malformações, mais eficaz será o tratamento realizado pelo médico otorrinolaringologista. Principalmente relacionadas a doenças nasais.Mesmo após o conhecimento dos sintomas dessas doenças nasais, o diagnóstico e o tratamento só podem ser feitos por um médico otorrinolaringologista. Se você está desconfiado de alguma dessas patologias e mora em São Paulo, não deixe de marcar uma consulta com um dos profissionais capacitados da Otorrino Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp