Conheça tratamentos de como recuperar o olfato depois do Covid

Como recuperar o paladar e olfato depois do covid?

Será que é possível recuperar o olfato? E o que fazer para recuperar o olfato? Existe remédio para recuperar o olfato? Se você já foi infectado, ao menos uma vez, pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), sabe que o covid não é brincadeira. Um dos sintomas mais recorrentes, percebidos pelo paciente, ainda na fase inicial do contágio, é a perda de olfato e paladar. E ela pode se tornar uma sequela, permanecendo mesmo após a cura da doença.

Para saber como recuperar o paladar e olfato depois do covid ( e o que é olfato), confira o texto a seguir. Nós, da Otorrino Paulista, preparamos ele especialmente para explicar este e outros tópicos afins. Quais são os tratamentos que devem ser feitos? Dá para recuperar o olfato? Quais as principais causas? Como as fisioterapias atuam na recuperação do olfato e do paladar?

Já adiantamos: tudo se trata de reeducar o seu nariz. Boa leitura!

O que é olfato?

De forma simples, assim como o paladar, a visão, o tato e a audição, o olfato é um sentido do ser humano. Graças a ele, por meio do nariz, conseguimos sentir o cheiro do local em que estamos, o que pode nos fazer permanecer ou deixar o ambiente.

Sem o olfato não seríamos capazes de sentir o cheiro do almoço de domingo sendo preparado, do pão fresco da padaria e da gasolina do posto na esquina de nossa casa. Imagine só ficar sem ele?

Um ponto importante de abordar aqui é que perder o olfato influencia em outro sentido: o paladar. Isso porque ambos estão correlacionados. Não é à toa que quando estamos com uma gripe, temos dificuldade de sentir sabores. É essa dupla, mediante sinais olfativos, que nos ajuda a reconhecer e diferenciar o gosto da comida ou de bebidas.

Por que há a perda de olfato no Covid?

Isso acontece porque a doença afeta as células do nosso corpo responsáveis pelo olfato (sentir cheiro) e pelo paladar (sentir gosto). No entanto, a forma pela qual elas são atingidas é diferente quando olhamos para outras doenças menos graves do que o Covid.

Sinusite, rinite ou, ainda, um simples resfriado são exemplos de infecções respiratórias que podem comprometer sua capacidade de distinguir odores. Mas de um jeito brando e por menos tempo.

Além disso, desse desaparecimento total (chamado de anosmia) ou em partes (hiposmia) do olfato e do paladar, algo curioso pode ocorrer. Há relatos de pessoas que passaram a sentir cheiros “aleatórios” em determinado momento ou ambiente. Tal sintoma significa que as células não estão desempenhando seu papel de forma eficiente. O nome científico para essa distorção de cheiros (distúrbio olfativo) é a parosmia.

Dá para recuperar o olfato?

Sim. É possível ter seu olfato de volta, pode ficar tranquilo. E o melhor é que o tratamento é 100% natural. Basta ter dedicação na caminhada de tratamento e seguir firme as dicas.

Continue a leitura e descubra como recuperar o olfato depois do Covid!

E como recuperar o olfato depois do Covid?

Primeiro, é fundamental destacarmos que para ter seu olfato e paladar de volta, o paciente segue uma norma usada mundo afora. E isso não está ligado, exclusivamente, à questão do Covid em si. É um protocolo geral. Quem cuida disso é um médico: o otorrinolaringologista.

Fisioterapias na recuperação do olfato e do paladar

Esse tratamento natural não deixa de ser um remédio para recuperar o olfato depois do covid. Popularmente, pode ser chamado de treinamento olfativo e não tem contraindicações. É fundamental destacar, ainda, que o procedimento pode não surtir efeitos notórios de modo imediato. Tenha persistência.

Treinamento olfativo

Em resumo, o objetivo é o seguinte: recomendar que a pessoa com o olfato inativo sinta quatro tipos de odores (limão, rosas, cravo, eucalipto), ao menos, duas vezes por dia. É recomendado que o paciente inale essas quatro fragrâncias na forma de óleos.

Mais amigos do nariz

Além dos quatro citados acima, o café, o mel, a pasta de dente de menta e o suco de frutas cítricas são outros amigos alternativos do seu nariz nesse momento pós-covid. Não basta se aproximar dos frascos e inspirar o ar mecanicamente.

Como eles também têm um marcante odor característico, são fortemente recomendados para ajudar a reativar sua capacidade de sentir gosto e cheiro.

Pense

É uma atividade que exige sua participação ativa. Portanto, você deve pensar no cheiro, tentar recuperar lembranças, momentos em que você já sentiu tal odor durante a vida. Sendo assim, funciona como uma reeducação mesmo, como falamos no início deste artigo.

Olhos fechados

Ah, e para um efeito ainda mais perceptivo dessa reeducação olfativa, faça o treinamento olfativo com os olhos vendados. Assim, você vai forçar sua memória a redescobrir aromas e distingui-los.

Paladar

Uma vez que paladar e olfato são sentidos interligados, o treinamento para voltar a sentir gosto é semelhante. O indicado é comer alimentos diferentes mas que você possa sentir o azedo, amargo, doce, salgado e o umami (o quinto gosto que pode ser sentido por nós).

Resultados: como recuperar o olfato depois do covid

Bom, realizando as práticas de fisioterapias de cheiro, seu olfato pode estar de volta entre 15 e 30 dias. Mas, em alguns casos, pode demorar meses. Cada caso é um caso. Cada organismo tem seu próprio metabolismo e forma de reagir. E está tudo bem.

Então, continue o tratamento para perceber, pouco a pouco, a evolução. Tente anotar, registrar o seu quadro dia após dia e relate tudo ao médico, o qual você deve visitar com frequência para que ele acompanhe o seu caso.

De qualquer forma, não desanime. Suba um degrau por vez e acredite em si mesmo. Você vai melhorar e ter seu olfato de volta.

Otorrino Paulista

Se ainda restou alguma dúvida sobre como recuperar o olfato depois do Covid, não hesite em procurar um local adequado e preparado para te atender. A Otorrino Paulista é uma clínica médica especializada em otorrinolaringologia. E a perda de olfato e paladar é assunto sério.

E aí, está esperando o que para entrar em contato? Marque sua consulta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Send via WhatsApp