Confira 5 tratamentos eficientes para sinusite

A sinusite é uma doença nasal que corresponde a uma inflamação nos seios nasais faciais que pode ter diferentes causas, sendo ação bacteriana, viral e a resposta imunológica a agentes do ambiente. Essa doença pode ser dividida entre aguda e crônica, em que a primeira ocorre de forma passageira, por no máximo 4 semanas, enquanto a segunda tem a maior durabilidade. Os tratamentos para sinusite, nesse sentido, variam de acordo com cada caso. 

Importante mencionar que quem vai determinar qual o tratamento para sinusite será utilizado em cada caso é o médico especialista, uma vez que alguns demandam substâncias medicamentosas mais fortes, enquanto outros são resolvidos com uma maior facilidade. O tratamento para sinusite crônica, por exemplo, é um pouco mais complexo do que o para sinusite aguda. 

Em todos os casos, a pessoa que possui sinusite deve tomar alguns cuidados para que não piore a doença e que não chegue a agravar, e as formas de cuidado são: beber bastante água, evitar locais fechados com ar-condicionado, evitar estar perto de fumaça principalmente de cigarro, evitar estar em ambientes com poeira e evitar limpar a casa principalmente com produtos de limpeza que tenham um cheiro forte. E qual o tratamento para sinusite indicada?

Medicamentos

Os medicamentos utilizados durante os tratamentos para sinusite podem ser divididos em três principais tipos: os corticoides orais, os analgésicos, antiinflamatórios, e os antibióticos. Os corticoides orais servem para tratar a inflamação dos seios nasais, ou seja, eles ajudam a diminuir a quantidade de mucosa presente nessa localidade. Porém, o mais indicado é que você procure o médico especialista, somente ele poderá dizer que tipo de medicamento será mais indicado ao seu caso específico.

As pessoas que estão com sinusite costumam se queixar de muita dor, principalmente na cabeça e nos seios nasais, em algumas situações essa dor pode chegar aos dentes e ao maxilar superior. Por causa disso os médicos costumam receitar aos seus pacientes alguns analgésicos e antinflamatórios para diminuir essa dor, dessa forma o mais indicado é passar por um médico especialista, só ele poderá receitar qual tipo de medicamento você poderá usar.

Os grandes protagonistas dos tratamentos para a sinusite bacteriana são os antibióticos, que são os responsáveis por acabar com todas as bactérias causadoras da crise. O uso desses medicamentos é restrito ao tipo sinusite bacteriana, se esse não for o caso são os corticoides orais os principais medicamentos. 

Sprays nasais

Os sprays nasais, junto com os remédios corticoides orais, possuem a principal finalidade de ajudar na redução do processo inflamatório localizado nos seios nasais. Eles geralmente são jatos da substância que podem causar um pequeno desconforto na aplicação, mas o seu alcance é extraordinário, o que ajuda na eficiência dos tratamentos para sinusite.

Além de ajudar na redução da inflamação, os sprays nasais ajudam a diminuir a coriza, espirros, as coceiras, a obstrução nasal e a sensação de pressão nos seios nasais. 

Descongestionantes nasais

Os descongestionantes nasais, como o nome sugere, são medicamentos que irão fazer a desobstrução das cavidades nasais, ou seja, ele irá derreter o catarro que está preso e isso fará com que o nariz deixe de estar entupido. Dessa maneira, é correto afirmar que os descongestionantes nasais seguem a linha dos tratamentos para sinusite que ajudam a aliviar os principais sintomas, melhorando a respiração dos acometidos pela sinusite. 

Mesmo sendo muito bom para o alívio do nariz entupido, o uso contínuo e desenfreado dos descongestionantes nasais pode gerar um efeito rebote, ou seja, causar mais obstrução nas cavidades nasais. Além disso, é comum que as pessoas fiquem viciadas nesses descongestionantes quando fazem o uso constante. 

Cirurgia

A cirurgia é um dos últimos recursos utilizados pelos médicos especialistas quando o caso clínico é sinusite diagnosticado, ou seja, os principais tentam seguir por outros caminhos de tratamentos de cirurgia e se nenhum deles funcionar é feita a cirurgia. Dessa maneira, é correto afirmar que a cirurgia é direcionada para sinusite crônica. 

O que costuma acontecer com pessoas que possuem a sinusite crônica é que elas têm um espaço dos seios nasais bem limitados, ou seja, qualquer inflamação causa uma obstrução total e bem dolorosa. A cirurgia faz uma limpeza completa desses seios nasais. Geralmente ela é feita com uma câmera e, por isso, não é preciso que haja nenhum corte. 

Quando o profissional opta pela cirurgia depois de tentar outros tipos de tratamento para sinusite ele geralmente pede ao paciente que faça uma série de exames que garantirão que ele está apto para passar uma operação. A forma da realização da cirurgia faz com que a sua recuperação seja rápida e fácil. 

Inalação de vapor

A inalação de vapor é um dos tratamentos para sinusite que são feitos de forma mais caseira. Geralmente o vapor em questão é feito com algumas plantas que ajudarão a desobstruir a cavidade e os seios nasais e a curar o processo inflamatório. As plantas usadas com maior frequência são o eucalipto, as folhas e as cascas de laranjas. 

A forma de preparo é simples: é só você ferver a água com a planta expectorante. Também é possível pingar algumas gotas de óleo essencial na água para fazer essa inalação. A pessoa com sinusite deve respirar esse vapor quando a água já estiver morna, mas a água mais para quente do que para fria, e evitar ir para um ambiente mais frio após a inalação. 

É sempre bom fazer uma lavagem nasal após a inalação de vapor, uma vez que esse tratamento fará com que a secreção amoleça, ou seja, a lavagem irá retirar todo o catarro retido. Por isso, a lavagem nasal é fundamental e para isso o seu médico irá indicar como e quais produtos necessários você irá utilizar para fazer o tratamento para sinusite. Conhecer os principais tratamentos para sinusite deve servir como uma luz para as pessoas que estão passando por essa situação, entretanto, os acometidos não devem iniciá-los sem antes se consultar com um médico especialista em otorrinolaringologia. Está localizada em São Paulo a melhor clínica dessa especialidade, a Otorrino Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp