Otorrino Paulista

Cirurgia plástica: 3 coisas que você precisa saber antes de operar

Procurada por muitas pessoas para corrigir imperfeições e elevar a autoestima, a cirurgia plástica é um dos procedimentos estéticos mais populares ao redor do mundo.

O Brasil, inclusive, trata-se do segundo país que mais realiza cirurgias plásticas, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (Isaps), atrás, apenas, dos Estados Unidos.

No entanto, se você tem em mente realizar alguma operação, é preciso atentar-se para alguns cuidados, como o valor da cirurgia, o tempo de recuperação, certificando-se da motivação por trás da sua cirurgia, nível de qualificação do profissional que vai realizar o procedimento e os riscos à saúde.

1. Ter certeza da motivação por trás da sua cirurgia plástica

A cirurgia plástica é procurada, acima de tudo, por motivos de estética. Há quem recorra ao procedimento após acidentes, queimaduras ou deformações no corpo para melhorar a aparência da região, mas trata-se da minoria dos pacientes. A grande maioria procura por cirurgias plásticas no rosto. É muito importante sentir-se bem consigo mesmo e com sua aparência, é preciso ter certeza das razões por trás da busca por uma operação – se é o que realmente quer ou se você está apenas cedendo à uma pressão ou padrão social. Afinal, os procedimentos são bem custosos e complicados de serem revertidos. E, cabe ressaltar também, que procedimentos estéticos podem ajudar você com a melhora da aparência, mas não resolvem por completo problemas como insegurança e baixa autoestima.

2. Nível de qualificação do profissional que vai realizar o procedimento

Antes de realizar a sua cirurgia plástica, é imprescindível encontrar um profissional de confiança e que seja qualificado para realizar o procedimento. Em primeiro lugar, você deve certificar de que o seu médico está registrado na SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), algo necessário para exercer a profissão no Brasil. Para fazer parte desta organização, é preciso ter a formação acadêmica necessária para executar cirurgias plásticas, além de passar por provas escritas e orais para efetivar seu ingresso – comprovando sua capacitação para o cargo.

Depois, é importante encontrar um médico com o qual você se sinta confortável para dialogar abertamente sobre as mudanças que deseja fazer em sua aparência, e que compreenda exatamente como elas têm que ser feitas para evitar futuras frustrações. Inclusive, convém ressaltar que a cirurgia plástica, para além da complexidade da sua realização, exige um acompanhamento pré e pós-operatório.

Por conta disso, o procedimento, muitas vezes, acaba sendo bem caro – mas é por conta da importância da mão-de-obra do processo. Desconfie de profissionais que oferecem preços muito baratos. O valor da cirurgia depende de muitos fatores, mas nunca é muito abaixo da média. Para quem pretende fazer uma cirurgia em São Paulo, há muitas clínicas confiáveis. Vale pesquisar. Por último, é recomendável entrar em contato com pacientes antigos dos profissionais para conhecer seus trabalhos a partir da perspectiva de outras pessoas.

3. Riscos de se realizar uma cirurgia plástica

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a plástica também pode causar algumas complicações no pós-operatório como infecções e trombose. Também há os riscos em torno do uso da anestesia geral – comumente usada para realizar estas operações. Um paciente

pode sentir incômodos como cansaço, vômitos e pressão baixa e, em casos graves, dificuldades respiratórias e até mesmo infarto.

Para evitar estes problemas, é preciso conversar com seu médico sobre seus hábitos, histórico, complicações de saúde, e remédios que costuma ingerir em sua rotina – pois algumas medicações, como os anticoncepcionais, podem aumentar os riscos de uma complicação no seu procedimento.

Além disso, é de extrema importância estar com exames em dia e seguir as recomendações médicas antes e depois da operação, sempre mantendo contato com o profissional para acompanhamento e esclarecimento de possíveis dúvidas.

Compartilhe !

Agendar consulta
1
Agendar consulta
Olá! Quer ter mais informações para agendar sua consulta?