Cirurgia para sinusite: quando é necessária e como funciona

Apesar da sinusite ser uma doença bastante comum, ela é extremamente desconfortável, principalmente para pacientes que são crônicos. Em alguns casos, a única solução é a cirurgia de sinusite

Por isso, iremos mostrar aqui no texto como é a cirurgia para sinusite e quando é necessário fazer esse tipo de cirurgia.

O que é sinusite?

O nosso rosto está cheio de seios e cavidades paranasais, que são como pequenos buracos. O problema ocorre quando esses seios e cavidades não são bem ventilados e drenados pelos óstios e as secreções nasais acabam ficando presas neles. Quando há este acúmulo de secreção nos seios nasais, micro-organismos como fungos, bactérias e vírus, começam a se proliferar e o que era somente um acúmulo de secreção começa a se tornar uma grande inflamação, e é exatamente essa inflamação que se dá o nome sinusite. Essa doença pode ser crônica, quando os casos ocorrem de forma extremamente frequente e as crises são agressivas, ou agudas, quando as crises são moderadas e não ocorrem de maneira recorrente. 

Quais são os sintomas da sinusite?

É muito comum que a sinusite seja confundida com uma gripe, uma vez que os sintomas são bem parecidos. Vale ressaltar que a combinação de sintomas é diferente de pessoa para pessoa, assim, a melhor forma de fazer o diagnóstico é indo a um médico otorrinolaringologista. Porém iremos mostrar os principais sintomas:

  • Dor de cabeça;
  • Dor nas bochechas e envolta dos olhos;
  • Nariz entupido; 
  • Secreção nasal amarela ou esverdeada;
  • Halitose;
  • Tosse.

Quais são os tratamentos para a sinusite?

Geralmente os médicos baseiam o tratamento para a sinusite com medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, anti-histamínicos, antibióticos e corticoides. Além disso, também pode ser receitada uma limpeza no canal e indicados tratamentos caseiros que consistem em cheirar vapor de água com algumas ervas. 

Quando é necessária a cirurgia de sinusite?

A sinusite é uma doença bem comum, aparecendo em níveis de intensidade diferentes. Assim, a cirurgia de sinusite só é indicada para pessoas que têm essa doença de forma crônica, ou seja, quando as crises são fortes e frequentes. Dessa forma, a maioria dos médicos costuma considerar a sinusite cirurgia um último recurso, ou seja, eles tentam todos os outros tratamentos antes de decidir pela operação. Além disso, a cirurgia de sinusite geralmente é indicada em casos em que a doença é causada por alterações anatômicas, isso é, quando existem desvios de septo, pólipos nasais, as cavidades nasais estreitas são os responsáveis pela obstrução do canal e acúmulo de secreção. 

Quais são os riscos da cirurgia de sinusite?

A cirurgia de sinusite é um procedimento bem rápido e relativamente simples. Essas características fazem com que essa seja uma operação que quase não tem nenhum risco ou complicação, desde que seja feita por um profissional especialista de qualidade. E mesmo que as chances sejam bem baixas, ainda existe a possibilidade de a cirurgia de sinusite apresentar algumas complicações. Entre as complicações mais simples e fáceis de resolver estão o sangramento e as pequenas lesões no nariz. O problema ocorre quando essas complicações são mais graves, podendo ser distúrbios na visão e até infecção nos olhos e no cérebro. 

Quais são os benefícios da cirurgia de sinusite?

O benefício mais certo da cirurgia de sinusite é a solução das crises frequentes desta doença. Os pacientes após a operação, conseguem respirar melhor, havendo a livre circulação de ar. 

Em alguns casos, a cirurgia de sinusite é combinada com uma cirurgia estética, como a rinoplastia. Isso ocorre principalmente quando há problemas anatômicos que causam obstrução nasal e ainda possuem uma aparência não tão agradável. 

Além disso, essa é uma cirurgia bastante fácil e rápida de ser realizada. Assim, a cirurgia de sinusite não possui muito tempo para o tratamento pós-cirúrgico, que costuma não ter muitos riscos e complicações. 

Como é feita a cirurgia de sinusite?

Existem duas principais formas de se fazer a cirurgia para sinusite: por meio da sinusectomia, por videoendoscopia ou por laser. Será o médico otorrinolaringologista responsável pelo tratamento do caso que escolherá qual das duas maneiras será feita. Porém, ambas as cirurgias possuem como missão principal corrigir defeitos anatômicos, como desvio de septo, pólipos nasais, óstios sinusais, conchas nasais grandes, que causam a obstrução, restabelecendo, assim, a livre passagem de ar pelo nariz 

O valor vai depender da opção escolhida, entretanto, de uma forma geral, é possível avaliar que a cirurgia irá custar entre R$10.000,00 e R$ 25.000,00. 

A sinusectomia por videoendoscopia é feita a partir da inserção de uma mangueira fina com uma pequena câmera na ponta pelo canal nasal do paciente. Com a visão privilegiada do ambiente, o médico conseguirá ser mais assertivo em suas ações. Essa cirurgia é feita com anestesia e não deixa cicatrizes no nariz. 

A sinusectomia por laser, por sua vez, é feita de uma forma bem parecida com a anterior no quesito uso de câmera para uma melhor visão dos canais entupidos. O que a diferencia é que o cirurgião irá usar um laser de diodo para fazer o procedimento. 

Uma outra opção de cirurgia para sinusite é a sinuplastia com balão. Nesse caso, é inserida na cavidade nasal do paciente uma estrutura com um balão inflável na ponta. Ao chegar ao destino, este balão infla e vai quebrando pequenas estruturas ósseas que obstruem o canal nasal, como consequência, o paciente conseguirá ter seu nariz desobstruído. 

Quais são as recomendações após a cirurgia de sinusite?

A recuperação de uma cirurgia de sinusite é relativamente simples, principalmente se ela for feita com essas técnicas novas que quase não deixam rastros. Mesmo com a recuperação simples, ela continua sendo uma cirurgia, como tal, a região afetada pode apresentar uma sensibilidade maior, estando sujeita a dores bem fortes. Além disso, também por ser uma cirurgia, existem alguns hábitos que devem ser evitados para uma recuperação rápida e sem problemas, são eles:

  • Não deixar o nariz exposto ao sol;
  • Não tomar medicamentos, principalmente analgésicos e antibióticos que o médico não tenha receitado;
  • Tomar os medicamentos receitados pelo médico seguindo as recomendações;
  • Usar compressas frias no nariz e evitar lavá-lo com água quente;
  • Não fazer atividades físicas de impacto; 
  • Não ficar tocando na região do nariz. 

Dessa forma, conseguimos tirar algumas de suas dúvidas sobre como é a cirurgia de sinusite e quais são as recomendações e como é recomendada esse tipo de cirurgia.Você acha que precisa de uma cirurgia de sinusite? Se sim, ou se precisa de outros tratamentos relacionados ao nariz, à garganta ou ao ouvido, conheça a equipe de médicos otorrinolaringologistas do Otorrino Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp