Otorrino Paulista

Cirurgia endoscópica dos seios da face: entenda!

Dificuldade para dormir, dores de cabeça, coriza, alteração no paladar e no olfato. Esses são alguns dos indesejados sintomas da sinusite. Quando o uso de medicamentos — muitas vezes aliado a tratamentos alternativos — não é capaz de aliviá-los, é preciso recorrer à cirurgia endoscópica dos seios da face.

Tal procedimento deve ser indicado apenas por um otorrinolaringologista. Cabe ao profissional analisar o quadro de infecção na região nasal em cada paciente para compreender como a prática cirúrgica pode contribuir para solucionar ou controlar a inflamação.

Neste post, vamos explicar para que serve a cirurgia endoscópica dos seios da face, para quem é indicada, como é feita, como ocorre o processo de recuperação e quais cuidados são necessários no pós-operatório. Confira!

Para que serve a cirurgia endoscópica dos seios da face?

Os seios faciais são cavidades ósseas cobertas por uma membrana mucosa. Preenchidos por ar, eles estão localizados nos ossos de nossa face. Muitas vezes, essa região fica inflamada, devido principalmente a infecções respiratórias.

A cirurgia endoscópica dos seios da face serve justamente para ampliar ou restaurar os canais por meio dos quais ocorrem a drenagem dos seios nasais, que porventura estejam seriamente comprometidos.

Com a realização do procedimento, busca-se impedir o acúmulo de secreção que ocasiona infecções e inflamações na região e culmina em uma sinusite, por causa da drenagem inadequada nos seios faciais.

Isso não quer dizer que a cirurgia seja capaz de curar a sinusite. Ainda assim, ela é recomendada em determinados casos por permitir que a medicação receitada pelo especialista atue nos seios nasais e solucione a inflamação de forma mais rápida.

Além de agir contra o quadro infeccioso, o procedimento cirúrgico é fundamental para evitar reincidências. Dessa forma, a intervenção possibilita uma melhor qualidade de vida ao paciente que sofre com o problema.

Para quem o procedimento é indicado?

Em seu estágio crônico, o qual dura mais de três meses, a sinusite tem origem alérgica ou é provocada por problemas anatômicos como desvio do septo nasal e pólipo nasal, ou seja, o crescimento irregular de tecido no revestimento do nariz.

A depender de cada caso, o tratamento é feito com o uso de antialérgicos, anti-inflamatórios e corticoides. Porém, nem todas as pessoas respondem de forma positiva a esse tipo de terapia clínica.

Nessa situação, a cirurgia endoscópica dos seios da face pode ser a única solução para combater a sinusite crônica ou evitar que o problema volte a aparecer com a mesma força. Portanto, saiba como ela é feita, a seguir!

Como a cirurgia é feita?

A cirurgia endoscópica dos seios da face é um procedimento pouco invasivo feito com o emprego de endoscópios, isto é, câmeras pequenas. Essa prática possibilita preservar a anatomia do nariz.

O método consiste em abrir ou ampliar os orifícios onde acontecem a drenagem dos seios faciais para amenizar os efeitos da inflamação crônica no local e permitir o sucesso no tratamento.

Uma vez que inexistem cortes na região externa, esse tipo de cirurgia não deixa cicatriz. A microcâmera utilizada no processo permite uma visão nítida e ampliada. Dessa forma, é possível identificar e remover facilmente o conteúdo que provoca a obstrução dos canais dos seios nasais.

Outros tipos de procedimentos

Há outros tipos de cirurgia a que se pode recorrer para desobstruir a região nasal. Uma delas é a sinuplastia com balão, na qual o cirurgião insere na narina um instrumento fino com um conteúdo inflável na ponta.

Quando o balão atinge o local desejado e é inflado, pequenas porções ósseas são quebradas, de maneira a permitir a retirada das secreções que impedem a drenagem dos seios nasais.

A depender do procedimento, equipamentos de radiofrequência ou laser também são empregados. Tal prática dispensa o tamponamento nasal, que precisa ser utilizado em cirurgias convencionais a fim de conter sangramentos e causa um grande desconforto ao paciente.

É importante ressaltar que a cirurgia dos seios da face exige a aplicação de anestesia geral e costuma durar menos de quatro horas. Trata-se de um procedimento complexo, porém, dada a tecnologia avançada que evita o corte ou as cicatrizes externas, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia.

Como ocorre a recuperação do paciente?

Em comparação com procedimentos realizados por via externa, a recuperação da cirurgia endoscópica dos seios da face é rápida e ocorre entre duas a quatro semanas. O controle do sangramento é maior e não há a necessidade do uso de tampões nasais.

Porém, é comum sentir dores na região, que pode ser aliviada com o uso de analgésicos receitados pelo médico. Após a primeira semana, já é possível retornar à rotina. A atividade física, por sua vez, é recomendada apenas depois de um mês.

Ainda que não seja possível retirar por completo todo o conteúdo responsável por obstruir o canal nasal, a melhora da capacidade respiratória pode ser sentida com evidência entre três meses e um ano após a cirurgia. Portanto, não há dúvidas de que a intervenção promove a qualidade de vida do paciente.

Quais cuidados são importantes para o pós-operatório?

Apesar da recuperação acelerada, a cirurgia endoscópica dos seios da face requer alguns cuidados importantes no pós-operatório. São eles:

  • prefira alimentos pastosos e frios durante a primeira semana;
  • faça a higienização nasal todos os dias ou em conformidade com as recomendações médicas;
  • evite tocar no nariz, afinal, ele estará mais sensível nesse período;
  • lave o rosto com água fria;
  • jamais deixe de tomar os remédios prescritos pelo médico na hora certa;
  • em caso de inchaço, aplique um pouco de gelo no rosto ou na região nasal.

Aprendeu para que serve a cirurgia endoscópica dos seios da face e de que forma ela é realizada? Se você sofre ou conhece alguém que sofra com inflamações nessa região, recomendamos que procure imediatamente um profissional gabaritado para tratar de vez o problema.

Agora que está a par do procedimento cirúrgico para combater a sinusite crônica, que tal entrar em contato com o Consultório Otorrino Paulista e conhecer os serviços médicos que oferecemos? Afinal, saúde é nosso bem mais valioso!

Compartilhe !

Agendar consulta
1
Agendar consulta
Olá! Quer ter mais informações para agendar sua consulta?