Sintomas de bronquite: tudo que você precisa saber

Algumas doenças são frequentes na vida do ser humano, principalmente se forem as respiratórias, o que acaba causando comprometimento das vias respiratórias, até mesmo a passagem de ar e a bronquite, por exemplo, por está diretamente ligada a esses problemas, por se tratar de uma inflamação dos brônquios, ou seja, os canais onde o ar passa para chegar ao pulmão que podem ser identificados pelo próprio paciente. Porém, para um diagnóstico concreto, é necessário a realização de exames laboratoriais solicitados mediante consultas pelo médico especialista.

Os casos de bronquite são muito comuns e no Brasil, cerca de dois milhões de pessoas são acometidas com a doença. O ponto positivo é que os tratamentos podem ser realizados em casa e com monitoramento médico, regularmente. De acordo com os dados acima, elaboramos este artigo para te ajudar a compreender o que é, quais os sintomas, tipos de bronquite, tratamentos e hábitos que contribui para a minimizar a manifestação da bronquite. Acompanhe a seguir:

O que é bronquite?

A bronquite é uma doença respiratória causada por uma infecção da mucosa que reveste os canais dos brônquios, principal mecanismo responsável pela passagem de ar até os pulmões e podem se propagar de diversas formas, porém, sendo comum no inverno e em períodos de baixa umidade e ar seco, a bronquite também pode ser desencadeada por vírus como a influenza, adenovírus ou qualquer outro tipo de doenças semelhantes a gripes e resfriados que comprometam o sistema respiratório.

Estruturas como os alvéolos pulmonares quando comprometidos desenvolvem um acúmulo de secreção, onde os brônquios tendem a ficar mais contraídos e como consequência, não conseguem expelir todo o catarro, provocando essa secreção podendo haver uma dificuldade maior em expelir essas mucosas. A probabilidade de propagação pode ocorrer por meio de gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro), toque em uma superfície contaminada e até mesmo pela saliva (beijos ou bebidas compartilhadas). Quanto à identificação da doença, pode ser reconhecida de formas diferentes entre crianças e adultos, porém, a forma de investigar a bronquite em crianças é se atentar aos sinais de tosse seca, febre e respiração rápida.

Sintomas da bronquite

A bronquite a princípio é uma doença contagiosa, quando o paciente está exposto mediante quadro clínico. Os sintomas da bronquite variam de acordo com o grau de impacto da doença no corpo, podendo ser a bronquite aguda ou crônica. Comumente, os sintomas iniciais são mais leves e com o decorrer dos dias e do tratamento podem agravar ou não. Veja quais são:

  • Tosses com catarro, seca, crônica ou leve;
  • Calafrios, fadiga, febre ou mal-estar corporal;
  • Falta de ar, infecção respiratória ou respiração sibilante;
  • Coriza, dificuldade em dormir, pressão no peito ou dificuldade na fala.

É importante ressaltar que hábitos prejudiciais à saúde como uso de cigarros e exposição à poluição, poeira, ácaros e até mesmo a inalação de substâncias fortes podem desencadear a bronquite aguda ou crônica, onde dependendo da gravidade, se não houver um tratamento adequado poderá se estender a uma pneumonia.

Os tipos de bronquite

O diagnóstico de bronquite pode ser identificado a partir dos sintomas mencionados acima, entretanto, através de um diagnóstico médico é possível identificar se a bronquite pode ser caracterizada como crônica ou aguda, que são os principais tipos da doença.

  1. Bronquite aguda: desenvolvida através do clima seco ou exposição em excesso ao ar-condicionado e em épocas mais frias, como o inverno. Geralmente, os sintomas são similares a um resfriado e no decorrer dos dias tendem a ter um estágio mais persistente, mas que dura cerca de dois dias;
  1. Bronquite crônica: desenvolvida a longo prazo após exposição excessiva a fumaças desencadeada pela poluição, inalação de produtos cujos componentes são substâncias tóxicas, uso de cigarro e demais inaladores tóxicos nocivos.

De modo geral, a bronquite é uma doença autolimitada, que tende a durar entre dez e quinze dias, podendo os sintomas se manifestarem por completo ou não. Esse tipo de diagnóstico não tem tratamento específico para que possa combater o vírus, mas para minimizar os sintomas da doença a pessoa precisa adotar hábitos mais saudáveis, além disso, fazer consultas periódicas ao médico especialista.

Tratamento da bronquite

A bronquite não tem cura, porém existem alternativas que podem ajudar a minimizar os sintomas no paciente e melhoram não só a capacidade respiratória, mas também promovem maior qualidade de vida. Os tratamentos da bronquite estão diretamente ligados aos fatores, comportamentos e hábitos saudáveis a serem adotados no dia a dia e podem ser tratados em casa. Além do uso de medicamento prescrito previamente pelo médico especialista, caso aplique. Abaixo mostraremos alguns cuidados específicos:

  • Faça hidratação das vias respiratórias com inalação ou soro fisiológico;
  • O uso de auxiliares de ar e vaporizadores na medida certa, ajuda o nariz a soltar o muco e facilita a respiração. Contudo, cuidado com o excesso, para não causar efeito contrário;
  • Tenha sempre um descongestionante em mãos e aplique sempre que sentir as vias respiratórias comprometidas;
  • Beba muita água, pois irá ajudar na expectoração da mucosa;
  • Evite contato com pessoas que estejam com o diagnóstico de gripes ou resfriados;
  • Aproveite a bronquite como uma oportunidade para parar de fumar. Sabemos que é um desafio, mas tente parar de fumar, substituindo a vontade do cigarro, por algo que lhe dê disposição. É possível começar diminuindo a quantidade do consumo de cigarros por dia e até mesmo evitar locais que estejam pessoas fumando;
  • Utilize máscaras ou demais equipamentos protetores sempre que frequentar um ambiente que contenha a inalação de componentes químicos e prejudiciais à saúde

O uso de medicamentos como antibióticos, broncodilatadores, anti-inflamatórios e demais tratamentos em geral, jamais devem ser gerenciados sem prescrição médica. Por isso, é muito importante consultar o seu médico e após o diagnóstico, inicie o tratamento com auxílio de medicamentos ou demais métodos alternativos apresentados, para assim, poder controlar os sintomas de bronquite.A Otorrino Paulista é especialista nos tratamentos que acometem todos os casos relacionados à otorrinolaringologia. Temos um time preparado para entender a sua necessidade e oferecer as melhores soluções para o seu caso. Confira nossos serviços, atendimentos prestados e venha fazer uma visita aos nossos consultórios. Contate-nos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp