Nariz entupido: saiba como resolver esse incômodo

Nariz-entupido

É quase certo, a umidade relativa do ar fica baixa e você começa a sofrer com ardência no nariz tempo seco, na garganta, fica com nariz entupido e muitos outros sintomas que podem se parecer com os de uma gripe. Depois de alguns anos vivendo dessa forma, você já deve estar cansado de passar por essa situação, principalmente, no inverno, quando os sintomas ficam mais fortes devido à baixa umidade do ar.

Felizmente, hoje, você vai aprender a minimizar esses problemas de forma simples, barata e sem sair de casa graças a Otorrino Paulista. Você também vai entender o porquê desses sintomas aparecem durante o tempo seco e nariz entupido. Continue a leitura para descobrir!

Nariz entupido e tempo seco

No anúncio da previsão do tempo, os jornalistas alertam: “Atenção para a baixa umidade do ar! Em momentos como esse, os problemas respiratórios aumentam.” Você até sente ardência no nariz e sofre com o nariz entupido durante o tempo seco, mas não entende direito qual a relação entre tempo seco e nariz entupido. Afinal, qual é a relação entre o tempo seco e esses sintomas?

Primeiro é preciso entender que o tempo seco acontece quando a umidade relativa do ar está muito baixa. Tornando mais simples, é quando há pouca água em estado gasoso no ar. Os meteorologistas estabelecem como padrão que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 80%. Abaixo de 50%, é considerado tempo seco. E o que isso tem a ver com a sua respiração?

Quando o tempo está seco, as mucosas respiratórias, como o nariz, ficam ressecadas, o que causa a sensação de ardência no nariz. Além disso, o tempo seco também favorece o aparecimento de gripes e alergias respiratórias, como a rinite, que têm como sintoma o nariz entupido.

Principais causas do nariz entupido

Você já sabe que o tempo seco propicia o aumento dos fatores que causam o nariz entupido e ardência no nariz, mas quais são esses fatores especificamente? Vejamos a lista de causas do nariz entupido!

1. Asma;

2. Resfriado;

3. Gripe;

4. Rinite alérgica;

5. Sinusite;

6. Ácaros;

7. Fumo;

8. Poluição.

Como aliviar o nariz entupido

Já explicamos a relação entre o tempo seco e nariz entupido, mas a essa altura, você deve estar ansioso por respostas para esse problema. Afinal, como resolver o incômodo do nariz entupido no tempo seco? É claro que a Otorrino Paulista não te deixaria sem ajuda para amenizar esse sintoma. 

Contudo, precisamos lembrá-lo de que o nariz entupido e a ardência no nariz também são sintomas de outros problemas que não o tempo seco. Sendo assim, caso as dicas abaixo não deem certo, procure um profissional da Otorrino Paulista para descobrir as causas e o tratamento adequado para o sintoma. Sem mais delongas, vamos à lista!

1. Use umidificador de ar

Quando o incômodo do nariz entupido é causado pelo tempo seco, você pode investir em umidificadores de ar para resolver o problema. Esses equipamentos aquecem a água e depois lançam o vapor no ambiente para deixá-lo mais úmido. 

A grande questão do uso do umidificador de ar é que ele não deve ser usado por tempo prolongado, já que ambientes quentes e úmidos favorecem a formação de fungos e ácaros. Prefira usá-los por uma hora e, de preferência, de manhã ou à tarde, pois à noite a umidade do ar costuma ser maior.

2. Use soro fisiológico

O soro também pode ajudar a aliviar o nariz entupido, pois além de umedecer as narinas, aliviando o sintoma, ele ainda consegue realizar a limpeza delas.

3. Beba água

Hidratação também é outro ponto importante para quem está sofrendo com nariz entupido no tempo seco. A água ajuda o corpo a eliminar a secreção que está entupindo o nariz. Além disso, ela também mantém o corpo hidratado, o que garante que todos os órgãos funcionem da forma correta, inclusive os órgãos do aparelho respiratório.

4. Evite bebidas alcoólicas e cafeinadas

Álcool e bebidas cafeinadas, como café, achocolatado e chá preto, podem piorar a ardência no nariz e o nariz entupido. Por isso, é recomendado evitar esse tipo de bebida enquanto estiver com o sintoma.

5. Evite fumar

Essa dica é uma das mais comuns quando se trata de respirar bem, já que cigarros comprometem as vias respiratórias. No caso de ardência no nariz e nariz entupido, o fumo complica ainda mais a capacidade da pessoa de conseguir respirar bem.

No caso do nariz entupido ser causado por uma alergia e piorado no tempo seco, você também deve:

1. Trocar as roupas de cama com intervalos menores.

2. Manter a casa limpa.

3. Evitar tapetes, cortinas e animais de pelúcia.

4. Deixar as janelas abertas.

Conheça a Otorrino Paulista

A Otorrino Paulista é um consultório de especialidade médica que conta com profissionais qualificados e experientes, além do uso de tecnologia para melhorar a precisão dos diagnósticos e ajudar a tratar alergias respiratórias. Em sua lista de especificidades estão: otorrinolaringologia, endocrinologia e cardiologia. As clínicas da Otorrino Paulista estão muito bem localizadas no bairro Bela Vista, mas se por conta da pandemia você preferir não sair de casa, não tem problema. Pensando justamente nas pessoas na segurança de profissionais e clientes, a Otorrino Paulista adotou a modalidade de teleatendimento. Assim, você é atendido da melhor forma possível e pode tratar seu nariz entupido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Send via WhatsApp