Aprenda o que causa o lábio leporino e sua relação com o ronco

Você provavelmente já viu algum recém-nascido que nasceu com uma espécie de “fenda” entre o lábio superior e o nariz, certo? A primeira vez que vemos uma criança que nasce com essa condição podemos estranhar, mas é muito comum que existam casos como esse, que chama-se lábio leporino. Você sabe o que causa lábio leporino?

Ao olharmos, podemos pensar que o lábio leporino é um tipo de “má-formação”, de algo que não foi completamente desenvolvido durante o tempo em que este bebê ficou no útero da sua mãe. Mas, o que causa o lábio leporino não é necessariamente apenas isso. Vamos entender melhor?

O que é lábio leporino?

Também chamado de fissura labial ou palato fendido, podemos dizer que o lábio leporino é uma má formação congênita, ou seja, específica daquele indivíduo presente desde seu nascimento.

Como falamos, essa condição tem a ver com desenvolvimento do feto durante a gestação e tem vários níveis de intensidade.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 650 crianças no Brasil nasce com o lábio leporino e, apesar de não tem uma causa definida, médicos e especialistas sugerem que o que causa o lábio leporino tem relação com fatores genéticos e infecções durante a gravidez.

Por que o lábio leporino é prejudicial?

Agora que já sabe mais sobre o lábio leporino e desenvolvemos um pouco sobre o que causa lábio leporino, está na hora de saber se é prejudicial. Como a condição do lábio leporino afeta diretamente o formato físico do lábio superior da boca, o dividindo em “dois lados”, essa má formação pode ser prejudicial à fala, alimentação e dentição (quando os dentes nascem) dessa criança.

Além disso, também pode influenciar a existência de problemas respiratórios. Quando a fissura do lábio leporino se estende até a gengiva, dentes, maxilar, nariz, e céu da boca é chamada de fenda palatina e afeta o funcionamento do sistema respiratório.

O que causa lábio leporino?

Agora que sabemos o que é essa condição que afeta diversos recém-nascidos, vamos entender o que causa o lábio leporino?

A primeira resposta para o que causa lábio leporino é a genética, como muitas outras condições de crianças que nascem com alguma questão de saúde. A combinação de alguns genes específicos – não acertados ainda por médicos e estudiosos da área – pode ser um dos motivos sobre o que causa lábio leporino.

Além disso, consumo de álcool e cigarro, drogas lícitas e altamente não recomendadas durante uma gestação, pode ser outro porquê de o que causa lábio leporino.

Uma terceira resposta para o que causa lábio leporino são as deficiências nutricionais que a gestante teve durante a gravidez. Essa, inclusive, está entre as possibilidades mais aceitas entre médicos para o que causa lábio leporino.

Por que bebês nascem com lábio leporino?

Agora que você já sabe o que causa lábio leporino, explicaremos por que bebe nasce com lábio leporino. Muitas podem ser as razões de o que causa lábio leporino, no entanto, o que é possível fazer diante dessa situação?

Dependendo do tamanho da fissura no lábio leporino, é possível diagnosticar essa condição na criança quando ainda está sendo gestada no útero de sua mãe. No entanto, não é sempre que o ultrassom é capaz de identificar essa lesão nos lábios do bebê, dependendo até mesmo da posição que ele está dentro do útero.

Porém, a condição sempre será diagnosticada a partir do momento do parto – em que os médicos terão conhecimento do lábio leporino. Por ser uma condição médica física, é de fácil avaliação e diagnóstico. Assim, os profissionais levarão o recém-nascido aos devidos cuidados.

Apesar de existirem adultos com lábio leporino, é mais raro e são apenas em casos que o indivíduo não foi submetido à cirurgia, que é uma das formas de corrigir o lábio leporino. Acidentes e lesões na região do lábio depois que a pessoa já é adulta não pode ser considerada como lábio leporino, ou seja, não está entre o que causa lábio leporino.

Quando é recomendado operar o lábio leporino?

Uma questão que pode surgir após saber o que causa lábio leporino é: quando uma cirurgia é recomendada? O procedimento cirúrgico para correção do lábio leporino não é indicado em todos os casos. E mesmo nos casos que são submetidos à cirurgia, recém-nascidos podem ter a correção por meio cirúrgico apenas depois dos três meses de idade.

A correção do lábio leporino por meio cirúrgico pode parecer simples, mas não é. A partir de uma série de cirurgias que não corrigem apenas a aparência da fenda, mas sim o funcionamento respiratório e gástrico da criança.

É comum que o médico que trate da condição de lábio leporino nessa criança a acompanhe até a idade adulta, para avaliar possíveis mudanças ou novos problemas.

Qual a relação do lábio leporino com a obstrução nasal?

Já comentamos o que causa lábio leporino e que essa condição tem muita relação com o funcionamento do sistema respiratório. Mas como isso acontece? Por que o que causa o lábio leporino também prejudica a respiração? 

O lábio leporino causa uma fissura nasal, provocando essa má-formação na região do lábio superior. A partir da correção com procedimento cirúrgico, é possível que fiquem algumas sequelas no paciente, como a obstrução nasal.

A obstrução nasal é a obstrução das vias respiratórias nasais por algum motivo. Quando ficamos resfriados, temos obstruções nasais que impedem nossa respiração. Mas em todos os casos, o ar que deveria passar por essas vias pode ser parcialmente ou completamente prejudicado no caminho que deveria percorrer.

A longo prazo, problemas como apneia de sono e ronco podem ser desenvolvidos justamente pela dificuldade de respiração pelas vias nasais.

Assim, é possível que alguém que teve lábio leporino na infância e foi submetido à cirurgia, teve sequelas no sistema respiratório, que causa o ronco, por exemplo.

Se você ronca em excesso e tem o histórico do lábio leporino, é recomendável que procure um médico especialista em otorrino para que possa conversar sobre este problema. Ele poderá te instruir em formas de melhorar a qualidade da sua respiração, e consequentemente da sua vida. Nestes casos, a rinosseptoplastia é uma opção para corrigir possíveis obstruções nasais no septo e melhorar sua respiração. Mesmo que você já tenha cuidado sobre o que causa o lábio leporino na sua vida, pode ser a hora de cuidar do resto e sua saúde respiratória!

Se você gostou do nosso conteúdo e conseguiu aprender sobre o que causa lábio leporino e sua causa com obstruções nasais e roncos, continue acompanhando nossos textos!

A Otorrino Paulista é uma clínica médica, especializada em Otorrinolaringologia que preza pelos cuidados com a saúde e difusão de informação confiável e de forma fácil para nossos pacientes. Se você está precisando de uma consulta ou informação, seja para tirar dúvidas sobre o que causa lábio leporino ou mais, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp