Aprenda a maneira correta de fazer a limpeza de ouvido

Nesse artigo, você irá aprender a fazer a limpeza de ouvido da maneira mais correta e segura.

Cera: limpeza ouvido

Antes de mais nada, é preciso dizer que a cera, também conhecida como cerume, não é uma sujeira e não tem relação com falta de higiene. Pelo contrário, sua presença é benéfica à saúde do ouvido. Por formar uma barreira física e ser impermeável, ela juntamente com os pelos, tem a função de evitar a entrada de excesso de água, de poeira ou de outros agentes externos que possam causar danos à saúde do ouvido, preservando, assim, a audição.

Além disso, ela deixa a pele do conduto auditivo lubrificada, ajudando a evitar alergias e coceiras, e combate microrganismos presentes no ouvido, graças ao seu PH ácido.

Pelo fato do ouvido ser considerado “autolimpante”, não é necessário limpá-lo com frequência. Pode parecer desagradável, mas é algo completamente normal encontrar um fragmento de cera saindo do ouvido. Quando isso acontece, significa que ela já foi utilizada e está sendo expelida pelo organismo. Esse processo,lento mas extremamente eficaz, acontece devido a impulsos ocasionados pela mastigação e pelos movimentos da cabeça, que faz com que a cera, que nada mais é do que a junção de sebo com queratina produzida pelo corpo, se movimente naturalmente para o ouvido externo.

Qual é a maneira correta de limpar os ouvidos?

Vamos lá: como fazer limpeza no ouvido? Apenas a cera que aparece na superfície deve ser removida. Para isso, basta friccionar levemente uma toalha macia, papel higiênico ou cotonete, após o banho, na parte de fora das orelhas. Os cotonetes não devem ser passados dentro do canal auditivo, pois removem a sua proteção natural, deixando-o mais suscetível a contaminações por agentes patogênicos. Objetos pontiagudos também jamais devem ser colocados no ouvido, uma vez que carregam impurezas.

Ademais, eles podem empurrar a cera para o interior, conferindo sensação de ouvido tapado e dificuldade para ouvir. Além disso, há sempre a possibilidade de ferir os ouvidos e até causar perfuração da membrana do tímpano, caso sejam inseridos de maneira errada ou com excesso de força. Caso isso ocorra, você deve procurar ajuda médica para uma avaliação.

Qual a melhor forma de tirar cera do ouvido?

Se a pessoa estiver com muita cera acumulada, uma forma simples de limpeza no ouvido consiste em pingar 2 gotas de óleo mineral ou de amêndoa e virar a cabeça lateralmente, a fim de que o óleo escorra por completo e não haja infecção.

Existem também remédios que ajudam a amolecer a cera e que podem ser comprados sem receita médica. O mais conhecido é o Cerumin. Mas vale ressaltar que eles não podem ser usados em caso de infecção de ouvido, por isso, é importante passar pela avaliação do médico antes de pingar no ouvido.

Como o otorrino tira cera do ouvido?

Você deve procurar um médico otorrinolaringologista em casos de dor de ouvido, sensação de entupimento e/ou de perda auditiva. Ele saberá avaliar as causas da produção excessiva de cerume e a necessidade ou não de remover a cera do local. O procedimento pode ser realizado no próprio consultório, sendo, normalmente, indolor. No entanto, algumas pessoas podem sentir um desconforto local.

O médico, na Otorrino Paulista, pode utilizar três técnicas para fazer a limpeza de ouvido:

Aspiração

O médico insere parte de um bulbo no ouvido para remover os resíduos por meio de sucção;

Curetagem

Utilizam-se instrumentos como curetas e ganchos para fazer a remoção de cerume mecanicamente;

Lavagem

A lavagem de ouvido propriamente dita costuma ser feita com uma seringa especial que lança um jato de soro fisiológico morno no canal. Nesse momento, você terá a curiosa sensação de que o interior de sua cabeça está completamente inundado!

Mas, fique sossegado, é apenas uma falsa sensação. Isso porque a seringa injeta o líquido diretamente no canal auditivo. Então, temos a impressão de que a situação está fora de controle. Mas o médico sabe o que está fazendo. Confie. O bacana é que quando o procedimento termina acabamos rindo da situação e percebendo que tudo não passou do medo do desconhecido.

A lavagem de ouvido, realizada em um local apto, é fundamental para a higiene de nosso ouvido. É simples, fácil e indolor.

Como lavar o ouvido com soro fisiológico?

Como visto anteriormente, a lavagem do ouvido não deve ser feita em casa, já que é necessário ter orientação de um profissional para evitar complicações. No entanto, o médico pode ensinar uma técnica caseira semelhante a utilizada em seu consultório, que se chama: irrigação com bulbo, para pessoas com excesso de cera recorrente.

Para esta técnica, é comum a utilização de soro fisiológico, mas, na falta de um, pode-se utilizar água. Também é necessário a aquisição de uma seringa de bulbo esterilizada. Segue abaixo o passo-a-passo:

1.     Virar o ouvido para e puxar a orelha pela parte superior, abrindo ligeiramente o canal auditivo;

2.     Colocar a ponta da seringa na entrada do ouvido, de modo a evitar que a ponta seja empurrar para dentro;

3.   Apertar a seringa ligeiramente e jogar um pequeno jato de soro morno dentro do ouvido (a solução deve estar na mesma temperatura do seu copo);

4.     Esperar cerca de 60 segundos nessa posição e depois virar a cabeça de lado para deixar a água suja sair;

5.     Secar bem a orelha com uma toalha macia ou com um secador de cabelo em temperatura baixa.

Caso não seja possível remover a cera do ouvido após 3 tentativas, recomenda-se ir ao otorrinolaringologista para fazer uma limpeza profissional, ou seja, de forma segura e eficiente. Deixe a missão para quem estudou e se especializou para tal. Não se arrisque, afinal, você pode piorar o quadro do seu ouvido. E isso, nós definitivamente não queremos!

Otorrino Paulista

Se você sente algum incômodo, zumbidos e até mesmo perda temporária da audição, agende uma consulta na Clínica Otorrino Paulista, onde você encontrará um atendimento humanizado e de alta qualidade. A Otorrino Paulista é uma clínica especializada em Otorrinolaringologia.

Não há necessidade de se preocupar, após a limpeza dos ouvidos, sua audição voltará ao normal. É só entrar no site ou mandar mensagem por WhatsApp para o número (11) 99142-2342 e marque a sua consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Send via WhatsApp