Tímpano perfurado: o que é, sintomas, causas e tratamentos

A perfuração do tímpano é um problema bastante comum entre pessoas de diversas idades e tem as mais diferentes causas. Dependendo da gravidade do tímpano perfurado, ele pode causar vários sintomas e, por isso, a consulta a um otorrinolaringologista não deve ser subestimada. Afinal, o especialista pode dar o diagnóstico preciso do caso em questão.

Além disso, existem alguns outros distúrbios que são causados por um tímpano perfurado. Dependendo da profundidade da perfuração do tímpano, as formas de tratamento são muitas, indo desde um tímpano que cicatriza sozinho até alguns casos que necessitam de cirurgia para serem resolvidos.

De todas as formas, é ideal estar sempre acompanhando seu ouvido e seu tímpano com um otorrinolaringologista, a fim de poder sempre solucionar qualquer problema que aparecer antes dele se tornar um distúrbio grande, que precise de um tratamento mais forte.

O que é tímpano perfurado?

O tímpano perfurado é, como o nome sugere, um trauma de perfuração que acontece no ouvido, mais precisamente na membrana timpânica.

Para a compreensão genuína do que é tímpano perfurado, é importante saber primeiro o que é tímpano. Ele é uma membrana que vibra conforme a entrada de ondas sonoras, assim, fazendo com que a gente consiga escutar. A membrana do tímpano é justamente o que separa o canal auditivo do ouvido médio e, por ser feita por um tecido fino que se assemelha à nossa pele, é facilmente perfurado.

A perfuração do tímpano, nesse sentido, pode, sim, causar perdas de audição – que podem ser temporárias (de forma longa ou rápida) ou, em casos mais graves, elas podem ser permanentes.

Quais são as causas do tímpano perfurado?

Devido à facilidade de o tímpano ser perfurado, as causas podem ser das mais diversas origens. Um dos mais comuns é o uso de hastes de algodão, que podem chegar a lugares tão profundos em nossos ouvidos que alcançam o tímpano e é possível causar sua perfuração. Por isso, é importante estar atento às formas ideais de limpeza de ouvido.

Um tímpano perfurado também pode ser causado por algum traumatismo craniano. O ato de bater com a cabeça pode gerar algum rompimento na membrana timpânica.

Além disso, a mudança de pressão que faz com que a pressão do ambiente seja diferente da pressão do ouvido médio (que geralmente sentimos quando estamos viajando de avião ou mergulhando em águas muito profundas) também é uma causa do tímpano perfurado. Esse caso recebe o nome de barotrauma.

Sons muito altos fazem o tímpano vibrar tanto que podem causar uma perfuração, já que a membrana é bem leve e fácil de ser rompida.

Por fim, a otite já é um problema e pode ser uma causa do tímpano perfurado. Os fluidos que causam a otite podem fazer pressão e romper o tímpano.

Conheça os sintomas

Na grande maioria dos casos de tímpano perfurado, o sintoma mais comum e mais certeiro é a ocorrência de uma dor aguda no ouvido.

Além do mais, também existem outros sintomas menos recorrentes, mas que podem configurar um tímpano perfurado. Um deles é a perda de audição, que pode aparecer em maior ou em menor grau, dependendo do tamanho da perfuração do tímpano. Há pessoas que também escutam zumbidos contínuos ou ao toque no ouvido.

Em casos de infecção, pode ter a saída de pus do ouvido, este pode estar acompanhado ou não de um pouco de sangue.

Como o ouvido é o maior responsável por nosso equilíbrio, pode ser que pessoas com tímpano perfurado apresentem algum tipo de tontura ou vertigem, consequentemente, quem apresenta esse sintoma, pode vir a ter náuseas e vômitos.

Como ocorre o diagnóstico?

O diagnóstico precisa ser feito por um médico otorrinolaringologista. Por isso, é importante que quem esteja sentindo qualquer um desses sintomas, marque uma consulta urgente com um médico especialista.

O médico otorrinolaringologista irá realizar, por meio do auxílio de um otoscópico, uma avaliação do ouvido e, se o paciente não tiver quantidade excessiva de cera, ele conseguirá ver se o tímpano está ou não perfurado, alguns médicos gostam de soprar no ouvido das pessoas para ver se o tímpano mexe ou não e assim detectar se o tímpano está perfurado. Se a cera do ouvido atrapalhar a visualização do médico, é preciso fazer uma limpeza.

Também pode acontecer de o médico pedir algum exame mais detalhado, como a audiometria, dependendo do caso e da perda de audição do paciente.

O que o tímpano perfurado pode causar?

O tímpano perfurado pode causar problemas relacionados com a perda de audição. Essa é a pior consequência que pode aparecer nesses casos. Por isso, é importante estar atento aos sinais do ouvido para que o tratamento seja precoce e, caso haja perda de audição, ela seja passageira.

Além disso, o tímpano perfurado pode causar dores insuportáveis de ouvido. Os pacientes também podem escutar zumbidos, perceberem a saída de pus e se sentirem tontos e zonzos.

Tratamentos para tímpano perfurado

Dependendo do caso, o tímpano fecha sozinho ou precisa de cirurgia. Se a perfuração for leve, o médico poderá receitar medicamentos que auxiliarão no processo de cicatrização do tímpano dentro de alguns dias.

Se o tímpano estiver de fato bastante perfurado, é necessária a realização de uma cirurgia chamada timpanoplastia. Nela, o médico irá enxertar um composto, que pode ser tanto artificial quanto pele da própria orelha, que fará um remendo no tímpano e permitirá que ele volte ao normal.

Como evitar a perfuração do tímpano?

A forma mais eficaz de evitar a perfuração do tímpano é evitando os fatores causadores dele. É importante tomar cuidado com o volume dos sons que escutamos. É preciso evitar o uso de hastes flexíveis ou de objetos cortantes na limpeza do ouvido.

Além disso, é interessante estar sempre atento a qualquer tipo de infecção que o ouvido possa apresentar para que ela seja tratada rapidamente e não perfure o tímpano.

Não deixe de conhecer a clínica Otorrino Paulista e seus serviços. O consultório conta com médicos otorrinolaringologistas qualificados que farão os melhores tratamentos em seu ouvido, inclusive de tímpano, se for o caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como posso te ajudar
Enviar WhatsApp