Cotonete no ouvido: saiba porque não usar

Geralmente é ensinado que a melhor maneira de fazer a limpeza da orelha é usando o cotonete no ouvido. Mas a verdade é que o uso do cotonete no ouvido pode ser bastante prejudicial. Pensando nisso, preparamos, nesta matéria, algumas dicas de como limpar o ouvido adequadamente e lhe explicaremos o motivo do cotonete no ouvido ser tão prejudicial.

A cera de ouvido

Primeiro, é interessante entender o que é a cera de ouvido e como ela funciona. A cera de ouvido nada mais é do que uma secreção expelida pelas glândulas externas do canal auditivo e serve como uma camada de proteção para nosso ouvido, uma vez que ela vai impedir sujeirinhas do ar, bactérias e outras impurezas do ambiente de entrar em nosso ouvido.

Sendo assim, nem sempre retirar essa cera no ouvido é o ideal, já que, se feito isso, nosso ouvido ficará desprotegido e, consequentemente, algumas doenças, como a otite, podem começar a aparecer.

Mesmo que nosso corpo remova a quantidade excessiva de cera, a limpeza no ouvido pode ser necessária, já que o corpo nem sempre consegue eliminar totalmente a cera em excesso, mas, na hora de limpar, esteja atento: evite retirar muita cera e cuidado para não a empurrar para dentro e acabar entupindo seu ouvido.

Por que o cotonete no ouvido faz mal?

O uso do cotonete no ouvido faz mal por três motivos principais: ele pode empurrar a cera para dentro do canal auditivo, o obstruindo; pode acabar machucando as paredes do canal auditivo; ou, pior, ele pode ser inserido tão fundo no ouvido que acaba chegando no tímpano e, então, se isso acontecer, o problema fica bem sério.

Se caso a primeira situação acontecer, é bem possível que você tenha uma infecção, o que vai te causar muita dor de ouvido, febre, tontura, surdez e pode até dar pus. Por isso, o caso será mais grave se o segundo ou o terceiro caso porventura vier a acontecer. Dependendo da lesão e da agressão ao tímpano, você pode vir a ter um caso de surdez total ou parcial.

Nos três casos, é imprescindível a ida a um médico especialista. Só ele saberá qual antibiótico te receitar em caso de infecção e poderá lhe ajudar com um tratamento da lesão provocada pela ação de limpar ouvido com cotonete.

Como limpar o ouvido de maneira certa?

Agora que já entendemos o porquê de não usar cotonete no ouvido para fazer a limpeza da cera,  vamos aprender a maneira correta de realizar tal limpeza.

É preciso ter em mente que essa limpeza não pode ser feita com muita frequência, isso porque, como já explicado anteriormente, a cera de ouvido é importante para a proteção de nossos ouvidos e nosso corpo tem a capacidade de tirar, naturalmente, o excesso. Sendo assim, se essa cera for totalmente retirada, o ouvido fica sem proteção e fica mais vulnerável a possíveis doenças e à proliferação de bactérias e fungos.

Portanto, só faça essa limpeza quando sentir que seu corpo realmente não conseguiu eliminar todo o excesso de cera no ouvido.

Toalha ou algodão

A utilização da toalha ou de um pedaço de algodão é a ideal na limpeza do ouvido. A razão disso é justamente o fato de eles não terem uma superfície pontiaguda, o que impede de, na hora da limpeza, por exemplo, como pode acontecer com o cotonete no ouvido a cera de ouvido ser empurrada para dentro do canal auditivo.

O interessante é fazer o uso desses instrumentos após o banho, já que a umidade vai amolecer a sujeira externa do ouvido, o que, consequentemente, vai facilitar sua remoção. Outra boa forma de uso da toalha ou do algodão é com o óleo de amêndoas, que também vai ajudar a amolecer a cera.

Área externa

É importante ter em mente que a limpeza do ouvido deve sempre ser feita na área externa da orelha, uma vez que tentar limpar o canal auditivo é bastante perigoso e pode causar diversas lesões.

Tendo isso em mente, até pode fazer o uso do cotonete, porém é preciso ter muito cuidado para que ele não atinja o canal auditivo e se restrinja totalmente à parte externa da orelha. Para isso, existe um método: só limpe até onde o seu dedo indicador conseguir chegar já que, devido à sua espessura, o dedo não consegue atingir o canal auditivo.

Procurar um otorrino

De todas as formas, procurar um otorrino (médico responsável pela saúde do nariz, dos seios nasais, da garganta e do ouvido) é o mais prudente a se fazer. O médico poderá, com propriedade, te dizer os cuidados ideais para o seu ouvido, te dirá se ele precisa de uma limpeza profunda ou não e, se precisar, fará o melhor tratamento na remoção da cera acumulada.

Sendo assim, não pense em consultar um otorrino apenas quando der algum problema, como a infecção ou a agressão dos canais auditivos ou dos tímpanos, esteja sempre fazendo um acompanhamento com o médico, pois ele te levará ao melhor caminho.

Mesmo que comum, o uso do cotonete no ouvido pode ser muito prejudicial. Esteja atento às melhores e mais seguras formas de limpar seu ouvido. Para saber mais sobre o assunto, confira o site da Otorrino Paulista, clínica especializada em otorrinolaringologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Send via WhatsApp