A dor de garganta é um sintoma bem comum e que pode surgir sem muitos motivos aparentes, mas que, podem estar relacionados com o desenvolvimento de uma gripe ou até resfriado, existem muitos remédios caseiros para dor de garganta.
Para que a dor da garganta melhore, é importante repousar e manter a hidratação da maneira certa. Existem remédios caseiros que podem ser usados para aliviar o desconforto, principalmente nos casos leves.
A dor de garganta é gerada pela garganta inflamada, é um dos sintomas mais conhecidos e que ocorrem em adultos e crianças. Quando o incômodo começa a aparecer, qualquer dica de remédio caseiro vale a pena, isso tudo para que se venha a ter uma melhora do problema mais rápido.
Vale lembrar que a dor de garganta pode ser tratada com antibióticos também, onde são eliminados apenas as bactérias e não os vírus. Porém, alguns tratamentos naturais são utilizados e geram bons resultados para ajudar na dor de garganta.
Caso a dor de garganta não melhora mesmo com os remédios caseiros ou que a dor dure mais de 1 semana e que venha a te incomodar na hora de comer é melhor ir em um clínico geral para avaliar melhor isso e iniciar um tratamento com medicamentos, como antiinflamatórios, analgésicos e antibióticos, caso isso seja alguma infecção na garganta.
Separamos alguns remédios caseiros que podem te ajudar a tratar e até a aliviar os sintomas da dor de garganta:
Chá de hortelã
O chá de hortelã é o mais indicado e utilizado no tratamento de gripes e resfriados, justamente por ser capaz de dar uma sensação de alívio na dor de garganta. Alguns estudos científicos comprovam que a hortelã tem uma grande concentração de mentol, uma substância que ajuda o muco a ficar mais fluído e também a acalmar a garganta quando ela está irritada.
O chá de hortelã ainda possui propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas que ajudam a curar a dor de garganta em um tempo bem menor que outros remédios.
Ingredientes
- 1 talo de hortelã;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Adicione as folhas na água fervente e deixe repousando entre 5 a 10 minutos. Depois é só coar e tomar o chá quando estiver morno, podendo ser ingerido de 2 a 3 vezes por dia.
Gargarejo de limão
O limão é sempre um ingrediente que está nos preparos de remédios caseiros, ainda mais para tratar algum desconforto na garganta, gripes ou resfriados. Isso tudo porque ele tem uma composição rica em vitamina C e antioxidantes que lhe faz ter uma forte ação anti-inflamatória.
Por isso, fazer gargarejo com água de limão ajuda a diminuir todo desconforto da garganta.
Ingredientes
- ½ xícara de água morna;
- 1 limão.
Modo de preparo
Basta misturar o suco do limão na ½ xícara de água morna e em seguida fazer o gargarejo. Podendo ser feito até 3 vezes ao dia.
Chá de camomila com mel
O chá de camomila com mel é uma ótima dica para tratar a dor de garganta, ele ajuda a hidratar os tecidos irritados e tem forte ação anti-inflamatória que ajuda a acalmar a garganta.
A camomila é uma erva conhecida por suas diversas propriedades, podendo reduzir a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e aliviar dores de cabeça. Além disso, ela também traz benefícios para quem está passando por uma dor de garganta, ajudando a diminuir o desconforto.
No caso do mel, ele é um adoçante natural que contém antioxidantes e pode ajudar a aliviar os sintomas de resfriados e gripes.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de flores secas de camomila;
- 1 colher (de chá) de mel;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Coloque as flores de camomila na xícara de água fervente, tampe e deixe repousar de 5 a 10 minutos, depois coloque uma colher de mel, em seguida pode coar e beber morno de 2 a 3 vezes por dia.
Gargarejo de água morna com sal
Um dos remédios mais conhecidos para tratar dor de garganta é o gargarejo de água morna com sal, com um rápido efeito contra a dor ele tem a presença do sal que ajuda a dissolver o muco e as secreções que venham a estar na garganta, causando a dor e o desconforto.
Ingredientes
- 1 copo de água morna;
- 1 colher (de sopa) de sal.
Modo de preparo
Misture os ingredientes até que o sal se dissolva na água, em seguida faça os gargarejos com a mistura morna de 3 a 4 vezes ao dia.
Chá de gengibre
O gengibre tem compostos bioativos que reduzem a inflamação e ainda elimina microrganismos que causam infecção e pioram ainda mais a dor. A raiz de gengibre é um ótimo anti-inflamatório natural e é usada para aliviar dores.
Este chá em específico é uma bebida popular que pode trazer diversos benefícios para a sua saúde. Pelo gengibre ser uma raiz com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobiana, ele pode contribuir com o alívio de náuseas, dores de cabeça, dores musculares e inflamações. No entanto, é importante lembrar que o gengibre pode interagir com alguns medicamentos e pode não ser adequado para todas as pessoas.
Ingredientes
- 1 cm de raiz de gengibre;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Deixe a raiz do gengibre descansar e faça pequenos cortes, em seguida adicione o gengibre na água fervente e tampe por 5 a 10 minutos. Por último, basta coar e beber morno até 3 vezes ao dia.
Suco de toranja
O suco de toranja é rico em vitamina C e atua como anti-inflamatório, diminuindo a dor na garganta e os sintomas típicos de gripes e resfriados.
Ingredientes
- 3 toranjas
Modo de preparo
Lave as toranjas, corte no meio, retire as sementes e levá-las a centrifugação em alta velocidade. O suco deve ficar cremoso, beba o suco pelo menos 3 vezes ao dia.
Chocolate com hortelã
Essa combinação é rica em flavonóides anti-inflamatórios que ajudam a diminuir a irritação da garganta. Além disso, a gordura que se encontra no chocolate ajuda a lubrificar a garganta, aliviando a tosse e a dor. Por isso, a dica é que o chocolate com hortelã não seja mastigado, que fique apenas na boca até ser derretido.
Como eliminar de vez a dor de garganta?
Cada situação pode alterar a forma de como aliviar a dor de garganta, porém, é algo que podemos controlar. Confira algumas dicas de eliminar a dor de garganta:
- beba bastante água para evitar o ressecamento de garganta;
- prefira alimentos quentes para aliviar a dor e diminuir o desconforto;
- evite alimentos líquidos, como sopas e caldos;
- umidificadores de ambiente são indicados para prevenção e como suporte ao tratamento;
- faça repouso e evite forçar a voz;
- manter o ambiente limpo, livre de poeira ou pelos de animais, é uma boa forma de prevenir dor de garganta causada por alergias.
Porém, para eliminar a dor de garganta de vez, é importante identificar e tratar a causa subjacente da dor. Algumas das causas mais comuns de dor de garganta incluem infecções virais ou bacterianas, alergias, irritação por fumaça ou poluição do ar, refluxo ácido ou uso excessivo da voz.
Por conta disso, é importante que você descanse a sua voz, mantenha-se hidratado e evite fatores irritantes como fumaça. Usar um umidificador também é uma ótima ideia para manter sempre o ambiente mais úmido e assim reduzir a irritação na garganta, e é fundamental não deixar de adotar hábitos saudáveis, pois uma dieta equilibrada, por exemplo, pode ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico.
Lembre-se de que essas dicas podem ajudar a aliviar a dor de garganta, mas é importante sempre consultar um médico se a dor persistir ou se houver outros sintomas, como febre ou dificuldade para respirar.
Além de todos esses remédios caseiros que citamos acima, existem outras práticas que poderão ajudar você a melhorar a dor de garganta. Veja abaixo:
Compressas quentes
Coloque uma compressa quente sobre o pescoço para ajudar a reduzir a dor. Certifique-se de que não esteja tão quente a ponto de queimar sua pele.
Mel e limão
Misture 1 colher de sopa de mel e o suco de meio limão em um copo de água morna e beba. O mel tem propriedades anti-inflamatórias e o limão contém vitamina C, que pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico.
É importante que você fique atento à dor de garganta – caso ela persista e se agrave, procure o médico para que ele possa indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Na Otorrino Paulista você fica sabendo quais remédios caseiros para dor de garganta, mitos e verdades e muitos mais, clica no link a seguir e fica por dentro de tudo: https://otorrinopaulista.com.br/laringologia/5-mitos-sobre-como-aliviar-a-dor-de-garganta/