O endocrinologista resolve problemas de tireoide?

A tireoide é responsável pela produção de dois hormônios que são fundamentais para que o organismo exerça as suas funções vitais. Ou seja, ela é caracterizada como uma das glândulas fundamentais para estimular e induzir todos os órgãos e funções do corpo humano. Qualquer disfunção pode causar hipotiroidismo e hipertiroidismo. Nesse contexto, a procura pelo endocrinologista para o tratamento torna-se recorrente: entenda o porquê!

Agora que você já sabe o que é tireoide, entenda quais são os problemas que podem surgir a partir de disfunções nessa glândula e como ocorre o tratamento médico! 

Problemas na tireoide

Hipertireoide

O excesso de produção de hormônios tireoidianos caracteriza a hipertireoide. Alguns sintomas são aumento da pressão arterial, tremores, sudorese quente e pele quente, nervosismo, insônia, taquicardia, olhos “saltados”, aumento do apetite, bócio, um possível emagrecimento e ainda edema de pernas.

Uma das causas do hipertireoidismo pode ser o estímulo de anticorpos para que a glândula tireoide produza uma quantidade de hormônios maior do que o organismo necessita. Um dos tratamentos é feito com remédios que bloqueiam a formação desses hormônios e que devem ser utilizados enquanto persistirem os sinais da doença. O outro, por meio da cirurgia de remoção da glândula.

Hipotireoide

O hipotiroidismo ocorre quando a glândula tireoide para de produzir os dois hormônios pelos quais é responsável. Alguns dos sintomas são: cansaço, depressão, pele ressecada, cabelos secos, unhas quebradiças, prisão de ventre, anemia, fadiga, perda do apetite, aumento de peso, períodos de menstruação irregular ou ausente, tornozelos e rosto inchados, colesterol elevado e pressão baixa.  Além disso, pode surgir dificuldade de concentração, perda da memória e desatenção.

Essa doença pode ocorrer devido a alguns bloqueios que inibem a ação da glândula, devido a uma cirurgia de retirada de tireoide, a tratamentos radioativos ou, em casos infantis, pelo cretinismo: quando o bebê já nasce sem a glândula. Para tratá-la, são utilizados os hormônios da tireoide de uma forma permanente e controlada por um médico.

O que faz um endocrinologista?

A endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, as chamadas secreções fisiológicas. O endocrinologista atua principalmente no tratamento de diabetes, obesidade, doenças da tireoide, desordens da glândula hipófise e distúrbios da menstruação. Entretanto, existem outras áreas a serem abordadas pelo profissional, como a neuroendocrinologia, a endocrinologia feminina e masculina, o metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, os tumores neuroendócrinos e as síndromes poliglandulares.

Muitos endocrinologistas apoiam-se na metabologia para o tratamento de diversos pacientes. Isso porque as duas áreas juntas buscam integrar a endocrinologia clássica com a medicina funcional e o estilo de vida, com o objetivo de otimizar a saúde do paciente. Enquanto a endocrinologia apresenta um campo vasto no tratamento dos órgãos que produzem hormônios, a metabologia é a ciência que estuda o conjunto de mecanismos químicos que o organismo necessita para a sua formação.

Otorrino Paulista

A clínica médica Otorrino Paulista é composta por profissionais que objetivam cuidar do próximo com extremo humanismo e clareza. Para marcar uma consulta com um profissional, basta entrar no site e clicar no ícone do WhatsApp. Você ainda pode agendar a sua consulta on-line clicando aqui!

Você terá a oportunidade de marcar uma consulta com o Dr. Adriano Radin, médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, especialista em clínica médica pelo Hospital do Servidor Público Municipal de SP, especialista em endocrinologia pelo Hospital do Servidor Público Municipal de SP e em endocrinologia e metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar
Send via WhatsApp