Você ou algum conhecido seu tem sintomas de apneia do sono e procura saber como parar de roncar? A cirurgia de uvulopalatofaringoplastia pode ser uma opção antirronco. Para saber o que é, como é realizada e uvulopalatofaringoplastia pós-operatório, confira este artigo que a Otorrino Paulista preparou especialmente para este assunto.
O nome pode até ser um pouco complicado de falar, mas a sua eficácia é garantida em muitos casos de apneia de sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 45% da população do mundo sofre de distúrbios do sono e, no caso dos brasileiros, o índice atinge 40% das pessoas.
A privação do descanso noturno pode causar diversos prejuízos, como: aumento de peso, queda de sensibilidade à insulina, riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, perda da concentração, mau humor, fadiga, depressão e ansiedade e dores no corpo. Como pode ser constatado, dormir bem faz diferença na saúde e na qualidade de vida. Entretanto, para algumas pessoas, o impedimento pode ser fisiológico.
Então, afinal, o que é cirurgia de uvulopalatofaringoplastia? A uvulopalatofaringoplastia é um procedimento indicado para pessoas que sofrem da síndrome de apneia do sono e obstrução na faringe. É feita por um médico cirurgião, que fica responsável por remover as amígdalas e uma pequena parte do palato mole do paciente. Além disso, o profissional da saúde inicia caminhos na faringe por meio de alguns pontos de abertura. Podemos apelidar este último de “anti ronco”, pois previne a junção e o atrito das estruturas de efeitos sonoros indesejáveis durante a noite.
A cirurgia de uvulopalatofaringoplastia é indicada de acordo com a anatomia corporal e grau de apneia do sono que o paciente tem. Se você, seu marido, sua esposa ou algum conhecido procura uma solução para o ronco, o primeiro passo é ir ao consultório médico. Dê preferência para especialistas em otorrinolaringologia, pneumologista e neurologista.
A apneia do sono ocorre a partir da obstrução da via aérea no nível da garganta durante o descanso noturno. Essa situação leva a pessoa a uma parada respiratória que, em geral, dura cerca de 20 segundos. Depois dessa pausa, o indivíduo acorda e emite um ronco alto e barulhento. Ter apneia do sono pode ser muito desconfortável, pois em muitos casos ocorre várias vezes durante a noite.
Segundo o portal do Ministério da Saúde, em alguns pacientes mais graves, esse processo de obstrução ocorre a cada um ou dois minutos. A longo prazo, os sintomas de apneia do sono podem gerar diversos prejuízos para a pessoa, tais como:
● Doenças nas artérias devido ao acúmulo de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos;
● Ocorrência de infarto do miocárdio;
● Acidente vascular cerebral (derrame);
● Síndrome metabólica, em decorrência de distúrbios da gordura e do açúcar do sangue;
● Hipertensão arterial;
● Aumento da circunferência do abdômen.
Além dos sintomas mencionados, que ocorrem em casos mais graves, a apneia do sono causa muito desconforto no dia a dia, pois gera sonolência diurna, alterações bruscas de humor, perda de memória e raciocínio lógico, irritação, dor de cabeça e ronco.
Então, como parar de roncar? A nossa sugestão é: procure um otorrinolaringologista rapidamente e resolva seus problemas de distúrbios do sono. Agende uma consulta, on-line ou presencial, na clínica Otorrino Paulista – especializada em otorrinolaringologia, prática humanizada e equipe médica de alta qualidade.
A cirurgia de uvulopalatofaringoplastia é feita via oral, mediante anestesia geral por um médico cirurgião especializado em otorrinolaringologia. O procedimento não requer incisões na face ou no pescoço. O objetivo principal é retirar as amígdalas do paciente e o tecido que tiver em excesso na região do palato mole e da faringe. Em seguida, o profissional reposiciona os músculos da faringe para desobstruir a passagem de ar na garganta.
Como qualquer procedimento cirúrgico, a uvulopalatofaringoplastia porta algumas possíveis complicações logo após o procedimento. Dentre elas, temos:
● Voz anasalada;
● Febre nos primeiros dias após o procedimento;
● Dificuldade para engolir os alimentos;
● Mau hálito;
● Dor de garganta;
● Incômodo na hora de falar;
● Dificuldade de respirar;
● Sangramentos.
Suponhamos que você já passou pela sua consulta na clínica Otorrino Paulista, fez todos os exames necessários e está pronto para fazer a cirurgia de uvulopalatofaringoplastia. E agora, quais são os cuidados necessários antes do procedimento? Em geral, o paciente é liberado no mesmo dia. Mas, isso depende do quadro da pessoa e das instruções do médico responsável.
Após o procedimento, a garganta fica sensível e, por isso, requer alguns cuidados especiais para o paciente obter uma recuperação adequada, saudável e tranquila. A principais recomendações do pós-operatório são:
● Nos primeiros três dias, ingerir apenas líquidos e alimentos frios;
● No quarto dia, alimentar-se com comidas pastosas e mornas;
● Os alimentos sólidos são liberados somente após sete dias do procedimento;
● Tomar os remédios indicados pelo médico;
● Fazer repouso por, no mínimo, sete dias;
● Quando retomar as atividades do dia a dia, fazer tudo de maneira leve e sem muito esforço físico;
● Os exercícios físicos só são liberados após três ou quatro semanas de uvulopalatofaringoplastia pós-operatório;
● Evitar roupas e locais quentes.
Se em qualquer momento o paciente sentir algum desconforto ou febre alta após a cirurgia de uvulopalatofaringoplastia, vá ao médico com urgência ou então ligue para tirar as dúvidas. Além disso, o acompanhamento após o procedimento é fundamental. Por isso, agende o retorno o quanto antes. Por fim, se você deseja agendar sua consulta para resolver seus problemas de ronco e apneia de sono, entre em contato com a clínica Otorrino Paulista – atendimento humanizado e de alta qualidade. Entre no site ou mande mensagem por WhatsApp para o número (11) 99142-2342.
Seja na estação fria do inverno ou nos dias quentes do verão, a faringite é…
A utilização adequada da máscara cirúrgica desempenha um papel fundamental na prevenção da disseminação de…
O nariz ardendo é um incômodo que muitos de nós já experimentamos em algum momento…
Explorando a arte da cirurgia plástica, a otoplastia emerge como uma intervenção especializada destinada a…
A faringite estreptocócica é uma condição que frequentemente se esconde por trás dos incômodos sintomas…
Você está considerando uma cirurgia de amígdalas para aliviar problemas recorrentes de garganta? Saber mais…